5 Minutos Entrevista

5.a Edição do Benchmarking Jr

5.a Edição do Benchmarking Jr

5 Minutos Entrevista, Marilena Lino de Almeida Lavorato, Diretora Executiva da MAIS PROJETOS, que organiza a iniciativa Benchmarking Jr. em sua 5.a Edição, destinada a avaliação de novos talentos na área socioambiental.

 

1. Inicialmente fale sobre o Programa Benchmarking Brasil, como e quando surgiu?

Benchmarking Brasil é um selo de sustentabilidade que certifica as boas práticas socioambientais. Surgiu em 2003 após pesquisa com aproximadamente 300 organizações e foi desenhado especialmente para selecionar, certificar e compartilhar as melhores práticas. Inicialmente com 1 modalidade apenas (Benchmarking Senior para empresas). Hoje congrega 6 modalidades (Senior, Junior, Indicadores, Artes, Pessoas e Hackathon MAIS) para atingir novos públicos e fomentar a sustentabilidade junto as organizações e pessoas. Conta com a participação de especialistas de vários países e apoio institucional de setores respeitados. A metodologia de seleção tem o reconhecimento da ABNT. É inteligência coletiva em sustentabilidade por agregar massa crítica e compartilhar conhecimento aplicado. É uma realização da Mais Projetos em parceria com o Instituto MAIS.

2. Estamos na 5.a Edição do Benchmarking Jr., a quem se destina e quando ocorrerá?

Benchmarking Junior, uma das modalidades do Programa, é direcionado aos jovens talentos das inovações verdes. Alunos regularmente matriculados em escolas técnicas profissionalizantes parceiras – Senai SP, IFSP, Centro Paula Souza. Conheceremos os projetos vencedores em 29 e 30 de junho, no XIV Bench Day

3. Quais os resultados a destacar e qual a sua expectativa para 2016?

O Programa Benchmarking Brasil construiu e detém o maior banco digital de práticas de sustentabilidade certificadas e com livre acesso na internet. São 339 cases Benchmarking (empresas), 36 projetos de inovações verdes (escolas Técnicas) e 5 projetos de APPs de Recursos Hídricos (universidades), organizados em 10 diferentes temáticas: arranjos produtivos, educação ambiental, emissões, energia, manejo e reflorestamento, ferramentas e políticas de gestão, pesquisas científicas e novos produtos, proteção e conservação, recursos hídricos, resíduos. Mais de 200 especialistas de 22 diferentes países dos 4 continentes do mundo participaram voluntariamente das comissões técnicas. Além do banco digital, o Programa tem publicações e eventos técnicos, todos abertos e gratuitos. Até o momento foram lançados a série BenchMais com 3 volumes publicados, a Revista Benchmarking com 11 edições veiculadas nas versões impressa e digital, e mais de 70 encontros técnicos (5 ao ano). Todo este esforço é para acelerar o desenvolvimento técnico gerencial, elevar o nível do debate e construir massa crítica. A expectativa para 2016 é que a sustentabilidade saia fortalecida, e que o cenário de crise contribua para mostrar o que sua ausência ou pouco uso ocasionou.

4. Como inscrever os trabalhos para participar ?

A seleção dos projetos que são inscritos para participar no Ranking Benchmarking Junior é feita pelos professores das escolas técnicas parceiras que fizeram adesão a iniciativa: SENAI SP, IFSP, Centro Paula Souza. Isto é necessário porque a metodologia Benchmarking é avançada e requer orientações e filtros para ter um bom aproveitamento de aprovação.

5. A premiação é aberta ao público ?

Não, as escolas recebem convites e administram a distribuição. Mas temos ingressos para público ouvinte que se interessa pelo tema e faz contato com a organização.

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

5 Minutos Entrevista

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade.com pela WEBTV. Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em 5 Minutos Entrevista

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

Roberto Mangraviti16 de julho de 2017

EXCLUSIVO – Petrônio Côrrea Filho, responsável pelo lançamento da marca Senna

Roberto Mangraviti1 de maio de 2017

Brasil produzindo azeite de qualidade

Roberto Mangraviti12 de janeiro de 2017

Música Flamenca em São Paulo

Roberto Mangraviti24 de maio de 2016

Bruno Mansini: Reverenciado por Jon Anderson (ex-Yes)

Roberto Mangraviti13 de março de 2016

Entrevista exclusiva com a cantora Manu Santos

Bel Gimenez11 de março de 2016

Mediação na Saúde

Roberto Mangraviti21 de janeiro de 2016

Mesa Radiônica Quântica e nossa mente

Roberto Mangraviti1 de dezembro de 2015

Emmanuele Baldini – A arte da Itália no Brasil

Roberto Mangraviti26 de outubro de 2015

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »