5 Minutos Entrevista

5 Minutos Entrevista Alice Penna e Costa

5 Minutos Entrevista Alice Penna e Costa

Alice Penna e Costa, Conselheira do IPE – Instituto de Pesquisas Ecológica. Graduada em Comunicação e pós-graduada em Marketing Cultural pela FGV. Publicitária, produtora Cultural e fundadora da FLIP.

1.) Qual a natureza jurídica do IPE  e missão ?

O IPÊ-Instituto de Pesquisas Ecológicas é uma instituição genuinamente brasileira, sem fins lucrativos e com título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Fundada em 1992, tem como missão “desenvolver e disseminar modelos inovadores de conservação da biodiversidade que promovam benefícios socioeconômicos por meio de ciência, educação e negócios sustentáveis”. O Instituto realiza cerca de 40 projetos, em três biomas brasileiros: Mata Atlântica, Amazônia e Pantanal. Nos locais onde atua, a organização tem adotado o Modelo IPÊ de Conservação, desenvolvido com base nas experiências dos anos de trabalho em pesquisa de espécie, educação ambiental e envolvimento comunitário. O modelo é uma plataforma de ação integrada, que inclui pesquisa de espécies ameaçadas, educação ambiental, restauração de habitats, envolvimento comunitário com desenvolvimento sustentável, conservação da paisagem e envolvimento em políticas públicas.

2.)      Fale um pouco sobre a formação acadêmica dos Dirigentes ?

O IPÊ conta com cerca de 80 colaboradores. O staff senior é formado por um grupo de 20 Mestres e 10 Doutores em áreas respectivas às suas formações, além de profissionais especializados no tema e nas áreas respectivas ao terceiro setor. O Instituto possui voluntários, embora não seja a principal forma de atuação.

3.)     Com este Grupo tão especial de voluntários, que oportunidades você destacaria aos internautas interessados no tema?

O IPÊ não tem um programa de voluntariado formal, mas há várias formas de ajudar o Instituto: fazendo doações, adotando um projeto, divulgando o Instituto, adquirindo produtos da loja – que contribuem com projetos de comunidades, realizando projetos motivacionais com colaboradores junto ao Instituto. Mais detalhes aqui: http://www.ipe.org.br/apoie

4.)      A entidade possui um Programa de Mestrado. A quem se destina e como este Programa pode trazer resultados profissionais ao aluno?

Em 2006, o IPÊ criou a ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, por meio da qual realiza o Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com Instituto Arapyaú.

O curso já formou 38 mestres em Nazaré Paulista (SP) e Uruçuca/Serra Grande (BA). O curso tem duração de dois anos, com uma diferença. Em Nazaré Paulista, próximo da cidade de São Paulo, acontece o curso intensivo, em que, durante um ano, o aluno mora perto ao campus, onde tem contato diário com pesquisadores e professores do IPÊ, ampliando as redes de contatos e fortalecendo o envolvimento com o curso. Em Uruçuca, no sul da Bahia, as aulas são modulares, acontecendo por uma semana inteira a cada mês.  Ao todo, a carga horária dos dois modelos de curso é de 840 horas, divididas em disciplinas obrigatórias, optativas e Trabalho de Conclusão – tendo como áreas de concentração “Conservação da Biodiversidade” e “Desenvolvimento Sustentável”. O curso tem como finalidade formar profissionais capazes de realizar ações práticas ligadas à conservação e à sustentabilidade, garantindo a flexibilidade necessária à inovação.

5) Qual a mensagem aos interessados em conhecer in locoe participar ?

Entre em contato pelo email ipe@ipe.org.br e participe das redes sociais: Twitter: @InstitutoIPE e Facebook: https://www.facebook.com/ipe.instituto.pesquisas.ecologicas

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

5 Minutos Entrevista

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade.com pela WEBTV. Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em 5 Minutos Entrevista

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

Roberto Mangraviti16 de julho de 2017

EXCLUSIVO – Petrônio Côrrea Filho, responsável pelo lançamento da marca Senna

Roberto Mangraviti1 de maio de 2017

Brasil produzindo azeite de qualidade

Roberto Mangraviti12 de janeiro de 2017

Música Flamenca em São Paulo

Roberto Mangraviti24 de maio de 2016

Bruno Mansini: Reverenciado por Jon Anderson (ex-Yes)

Roberto Mangraviti13 de março de 2016

Entrevista exclusiva com a cantora Manu Santos

Bel Gimenez11 de março de 2016

Mediação na Saúde

Roberto Mangraviti21 de janeiro de 2016

5.a Edição do Benchmarking Jr

Roberto Mangraviti15 de janeiro de 2016

Mesa Radiônica Quântica e nossa mente

Roberto Mangraviti1 de dezembro de 2015

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »