5 Minutos Entrevista

Roberto Pereira – Premiado com a Medalha de Ouro em Sustentabilidade

Roberto Pereira – Premiado com a Medalha de Ouro em Sustentabilidade

5 Minutos Entrevista Roberto Pereira, Superintendente do Shopping Metrópole em São Bernardo do Campo /SP, premiado com a Medalha de Ouro em Sustentabilidade na América Latina pelo ICSC – International Council of Shopping Centers.

1.Qual a importância de um Shopping brasileiro obter esta premiação ?

É muito importante para o segmento brasileiro de shoppings centers ser reconhecido pelo ICSC (International Council of Shopping Centers), que é o principal órgão do varejo mundial. O prêmio recebido pelo Shopping Metrópole, na categoria Operações, permitiu comprovar a viabilidade da implantação de ações sustentáveis neste setor. A premiação mostra que o mercado está se desenvolvendo cada vez mais e conquistando seu espaço no cenário mundial.

2.Quais os resultados mais significativos a destacar nesta premiação ?

É importante destacar que em 2013, após 12 meses da instalação do projeto Gestão de Resíduos, o percentual de resíduos encaminhados para a reciclagem foi de 58,40%, ou seja, um aumento de 200%. Outro ponto significativo é o desafio de conquistar o envolvimento dos lojistas, funcionários e terceiros que prestam serviços no empreendimento. Este interesse só foi conquistado devido às diversas ações de engajamento, mostrando os inúmeros benefícios do projeto.

3.Esta cultura sustentável que hoje permeia o Shopping Metrópole, bem como todo Grupo Sonae Sierra, é um diferencial visível ao consumidor ?

Com certeza! A maioria dos empreendimentos da Sonae Sierra Brasil, assim como o Shopping Metrópole, possuem arquitetura que privilegia a entrada de luz natural, ecopontos para recolhimento de pilhas e baterias, coleta seletiva, etc. Além disso, o Shopping Metrópole tem como prática sensibilizar seus colaboradores, lojistas e visitantes diariamente na conscientização sobre a importância de redução de consumos de recursos naturais e preservação do Meio Ambiente, e também por meio de atividades sazonais, como dia da água, dia do meio ambiente, chegada da primavera, entre outras.

4.Que outros resultáveis tangíveis, que transcendem a reputação, poderiam ser citados, com economia de energias, empregos decorrentes , etc ?

Em 2013 o Shopping Metrópole reduziu em 20% seu consumo de energia elétrica, comparando-se ao ano anterior. Em 2008, o empreendimento foi o primeiro da região do ABC a receber a certificação segundo a norma ISO 14001 do seu Sistema de Gestão Ambiental e, em 2012, certificou seu Sistema de Segurança e Saúde segundo a norma OHSAS 18001. Também criamos novos empregos diretos para adequação e separação dos resíduos, por meio de uma empresa terceirizada, bem como de empregos indiretos através das demais prestadoras que recebem os materiais reciclados.

5.Qual a próxima a meta da sua Equipe no campo da Sustentabilidade?

O empreendimento vai dar continuidade aos treinamentos de conscientização aos lojistas, realizar estudos para destinação dos entulhos e resíduos de obras, contabilizar o óleo de cozinha destinado pelos restaurantes, estudar oportunidades de separação dos resíduos orgânicos gerados pelos clientes, além da conscientização dos clientes e melhoria continua. Quanto à redução de energia, o objetivo do empreendimento é diminuir mais 20% este ano, com o projeto de iluminação por lâmpadas LED, mais econômicas e eficientes.

Ver Comentários (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

5 Minutos Entrevista

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade.com pela WEBTV. Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em 5 Minutos Entrevista

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

Roberto Mangraviti16 de julho de 2017

EXCLUSIVO – Petrônio Côrrea Filho, responsável pelo lançamento da marca Senna

Roberto Mangraviti1 de maio de 2017

Brasil produzindo azeite de qualidade

Roberto Mangraviti12 de janeiro de 2017

Música Flamenca em São Paulo

Roberto Mangraviti24 de maio de 2016

Bruno Mansini: Reverenciado por Jon Anderson (ex-Yes)

Roberto Mangraviti13 de março de 2016

Entrevista exclusiva com a cantora Manu Santos

Bel Gimenez11 de março de 2016

Mediação na Saúde

Roberto Mangraviti21 de janeiro de 2016

5.a Edição do Benchmarking Jr

Roberto Mangraviti15 de janeiro de 2016

Mesa Radiônica Quântica e nossa mente

Roberto Mangraviti1 de dezembro de 2015

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »