5 Minutos Entrevista

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

“Mestre” Robson Miguel , capixaba,  58 anos, é maestro,violonista fundador da Orquestra Sinfônica de Santo André e da Orquestra Sinfônica Kalein de Madri, Espanha. Em 1991, tocou no evento em comemoração aos 500 anos do descobrimento da América , em que o governo espanhol

reuniu 67 violonistas de todo o mundo no Castelo de Córdoba e eleito o”maior violonista do mundo” na Espanha,  possuindo 136 obras lançadas, entre livros didáticos, CDs, DVDs e  vídeos aulas-show.

Pergunta 1 –  Você nasceu numa tribo indígena … como sua carreira desenvolveu-se ?

Robson Miguel – Bem, ainda criança sai de Vitória e fui morar em Franca, no interior de São Paulo. E em razão das necessidades familiares, tornei-me engraxate para sobreviver. Mas a paixão pela música está na minha alma, e ao entrar no conservatório, consegui imediatamente tornar-me um “professor” de violão, tendo por vezes 2 ou 3 alunos simultaneamente em aula.

Pergunta 2-  De engraxate a musico … como isto transcorreu ?

Robson Miguel – Deus me deu um dom, possuir um ouvido absoluto. Nasci assim … se ouço uma goteira no telhado, preciso consertá-la imediatamente, pois o ruído da gota me faz pensar : “temos um mi menor aqui “ (risos). Amar o violão portanto, é amar a si próprio, pois ele é literalmente um “instrumento”que me conduz na jornada da vida. Sendo assim, a musica e arte me levou para Espanha, terra do violão. Lá tive um programa na TV Espanhola. Morei também na Alemanha e hoje minha musica está em mais de 100 países pelo mundo.

Pergunta 3-  Fale sobre estas experiências no exterior e o impacto na sua arte, afinal você foi eleito o maior violonista do mundo?

Robson Miguel – Morar na Europa, traz uma bagagem cultural imprescindível, até porque a cultura de cada país é muito bem cuidada e conservada. Sendo assim, tocar Chopin, Bach, Beethoven, Beatles e Rolling Stones, ou seja do clássico ao pop, nas terras onde estes  músicos fantásticos nasceram, é maravilhoso … ainda mais sendo reconhecido pelos próprios cidadãos destes países. Assim, convivi com Pacco de Lucia e tantos outros gênios do violão e quando fui eleito o maior violonista do mundo, na Espanha, terra do violão, compreendi ainda mais a grandiosidade da musica brasileira, pois somos um caldo de cultura incrível.

Pergunta 4-  Falando em cultura brasileira, como foi o “resgate” da cultura indígena, que tem se mostrado mais  presente na sua vida nos últimos tempos?

Robson Miguel – Depois de retornar ao Brasil definitivamente, fui há quase 20 anos visitar minha tribo, onde nasci em Vitória do Espírito Santo. Fiquei muito impactado com as lembranças de infância e ao retornar para São Paulo, visitei uma outra tribo em Monguaguá, no litoral paulista. Nesta última visita, estreitei os laços indígenas e acabei tornando-me há 16 anos Cacique, com muita honra, que busca resgatar os valores esquecidos da cultura indígena, lamentavelmente largados e até “enterrados vivos”,  pelos colonizadores . E todo este movimento se consolidou ainda mais através do meu casamento, com minha esposa da tribo tikuna, We’e’na Miguel.

Pergunta 5 – Então a bandeira indígena agora está mais presente na sua vida?

Robson Miguel – Ah sem dúvida. Na verdade sempre esteve, mas sinto-me na obrigação de deixar um legado para meu povo e antepassados. Até porque sou membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, ocupando a cadeira de Teodoro Sampaio. E procuro sempre levar a cultura indígena para os quatro cantos, assim como a música, tão presentes no meu coração. Inclusive, há um ano criamos o “Programa Cultura Indígena”, veiculado pela web aqui no Portal Sustentahabilidade ( www.sustentahabilidade.com), onde em mais de 30 capítulos produzidos, estamos contatando em vídeo aulas, a verdadeira História do Brasil, na versão dos índios, os verdadeiros donos destas terras. Este é o primeiro programa em TV(web) no Brasil, e talvez no mundo, onde um índio conta a história do seu povo, que neste caso é a própria História do Brasil.

 

 Cacique Robson Miguel

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel_1

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel_1

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

5 Minutos Entrevista

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade.com pela WEBTV. Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em 5 Minutos Entrevista

EXCLUSIVO – Petrônio Côrrea Filho, responsável pelo lançamento da marca Senna

Roberto Mangraviti1 de maio de 2017

Brasil produzindo azeite de qualidade

Roberto Mangraviti12 de janeiro de 2017

Música Flamenca em São Paulo

Roberto Mangraviti24 de maio de 2016

Bruno Mansini: Reverenciado por Jon Anderson (ex-Yes)

Roberto Mangraviti13 de março de 2016

Entrevista exclusiva com a cantora Manu Santos

Bel Gimenez11 de março de 2016

Mediação na Saúde

Roberto Mangraviti21 de janeiro de 2016

5.a Edição do Benchmarking Jr

Roberto Mangraviti15 de janeiro de 2016

Mesa Radiônica Quântica e nossa mente

Roberto Mangraviti1 de dezembro de 2015

Emmanuele Baldini – A arte da Itália no Brasil

Roberto Mangraviti26 de outubro de 2015

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »