Artigos

A importância da ISO 14001 para o setor hoteleiro.

A importância da ISO 14001 para o setor hoteleiro.

Após o término de um evento, fui procurado por um representante de uma rede de hotéis, com uma preocupação interessante.

Em um dos seus resorts, haveria um evento sobre sustentabilidade empresarial e riscos ambientais (pensei, mais uma palestra, rsrsrsrsr).

Mas não, a preocupação era a seguinte:

Era um evento enorme e de grande importância que seria coberto pela mídia, muita gente muitos dias, mas os organizadores antes gostariam de auditar o sistema de gestão ambiental do hotel e falar com o responsável da área de sustentabilidade!!!!

No intuito de saber das preocupações da organização hoteleira com os impactos sócio ambientais e suas ações de sustentabilidade.

Pânico nas fileiras !!, mas como?

Nunca estivemos preocupados com a matéria e não sabemos por onde começar.

Este evento significa muito $$$$, não podemos perder a oportunidade.

Pode nos ajudar?

Bem …, o desenrolar desta história é longo, ainda continua, mas o objetivo foi alcançado.

Mas só para esclarecimento:

A avaliação das consequências ou interações das atividades de determinada empresa ou indústria sobre o meio ambiente é uma forma de evitar que acidentes ambientais ocorram e de se buscar a melhoria do processo de forma a minimizar os impactos sobre o meio ambiente, além de constituir um item fundamental para as empresas que buscam a certificação da série ISO14001 para seu sistema de gestão ambiental.

Para que tal avaliação ocorra é necessário fazer um levantamento do que chamamos de “aspectos” e “impactos” ambientais das atividades da empresa/indústria.

O “aspecto” é definido pela ISO14001 como “…elementos das atividades, produtos e serviços de uma organização que podem interagir com o meio ambiente”.

O aspecto tanto pode ser uma máquina ou equipamento como uma atividade executada por ela ou por alguém que produzam (ou possam produzir) algum efeito sobre o meio ambiente. Chamamos de “aspecto ambiental significativo” àquele aspecto que tem um impacto ambiental significativo.

Uma vez esclarecido, voltamos ao texto.

Especialistas estipulam um valor bem significativo da indústria hoteleira no impacto da economia brasileira, com tantas atrações ainda por serem exploradas, gera muitos postos de trabalho, possui uma cadeia de fornecedores enorme e ainda tem muito o que crescer no país.

O setor de hotelaria tem crescido e desenvolvido espetacularmente ao longo das últimas décadas.

Adicionando as novas tecnologias ajudando em escolher onde ficar de acordo com os interesses e a profundidade do bolso, com oportunidades em várias classes de hospedagem, permitiu as pessoas moverem se livremente e com muita facilidade,

Este setor também ficou mais competitivo em termos de serviços oferecidos em comparação com o que estava disponível há 20 anos.

E com isso, a competividade junto a uma gestão de negócios voltada para a sustentabilidade se fez necessário.

Não existe margem de duvida que sustentabilidade empresarial veio para ficar no setor hoteleiro, não só como uma questão de marketing, mas como estratégia de sobrevivência do próprio negócio.

Como consequência desta evolução o setor hoteleiro é um consumidor bem significativo dos recursos naturais e manufaturados e, portanto, com um impacto sócio ambiental significativo sobre os stakeholders.

Para os hotéis continuarem atrativos e competitivos neste mundo globalizado e preocupado com as questões ambientais existem muitas áreas no setor de hotelaria que devem ser vistas através do uso da ISO 14001 para garantir que seus impactos ambientais sejam gerenciados e minimizados.

Mas como?

Se sua organização tiver um sistema de gestão ambiental ou de sustentabilidade e é certificada ISO 14001, você vai estar familiarizado com a identificação de aspectos ambientais para o seu negócio.

Identificar e minimizar os aspectos ambientais que existem para as empresas no setor hoteleiro e parques são a chave para diminuir o impacto no meio sócio ambiental.

Vamos mostrar onde isso pode ser feito através de sugestões, pois cada empreendimento tem características bem diferentes e requer um trabalho bem especifico, mencionaremos apenas algumas:

Recrutar localmente, sempre que possível.

Além disso, incentive os funcionários a usar transporte público e o compartilhamento de carro, sempre que possível.

Hotéis empregam muitas pessoas e minimizar o impacto de funcionários reduzindo viagens é um aspecto a ser levado em conta, também considere o impacto de mudanças na escala de turno, que exige dos colaboradores uma ida e volta ao trabalho mais de uma vez por dia.

Sempre que possível, use produtos locais.

Além de colaborar com a economia local, essa atitude irá minimizar seu impacto ao sócio ambiental se você pode usar produtos locais sempre que possível, diminuindo os efeitos de transporte e uso de transporte.

Gerencie seu processamento de alimentos eficientemente.

Considerar como o alimento é ordenado, de onde, e quanto é desperdiçado.

Consultar com sua equipe e encontrar um sistema segundo o qual a sua capacidade de armazenar, refrigerar e congelar partidas de mercadorias quanto possível com as demandas do seu cliente.

Sempre que possível, use produtos recicláveis.

Gerencie sua lista de fornecedor de forma inteligente e usar critérios ambientais para fazê-lo.

Se você pode usar os fornecedores que são ISO 14001 certificados, isto irá ajudá-lo, se não, certifique-se de que você pode examinar suas aspirações ambientais e processos de tomada de decisões como parte da sua seleção.

Considere usar guardanapos de papel reciclável é mais eficiente do que guardanapos laváveis; todas estas decisões fazem uma diferença $$$!

Pense sempre no simples e no básico.

O investimento em sustentabilidade tem que dar retorno, então nada de formulas e ideias mirabolantes ou técnicas que ainda não estão totalmente testadas e estabelecidas.

Hóspedes esperam conforto e bom serviço, mas as pessoas estão cada vez mais conscientes da necessidade de proteger o meio ambiente.

Isso inclui em manter desligado o aquecimento ou refrigeração das áreas e quartos desocupados, usando lâmpadas mais eficientes e sensores para garantir corredores não utilizados fiquem acesas e a lavagem de toda roupa de cama e toalhas de forma mais eficiente possível.

Novamente, vale a pena conceber um processo pelo qual a melhor prática ambiental é estabelecida para todos e comunicados à equipe de funcionários, visitantes e de fato.

Estabelecer uma cultura organizacional pensando em prevenção a impactos sócio ambientais .

A norma ISO 14001 requer que melhoria contínua seja estabelecida e deve ser demonstrada.

Certifique-se de que seu hotel realiza as decisões estratégicas a nível local.

Reformas e compra são de praxe no setor hoteleiro, portanto, vale a pena garantir que considerações sócio ambientais sejam tomadas durante essas atividades.

A reforma pode ser realizada utilizando materiais ecológicos e da área se possível.

Incluir em todo processo de tomada de decisão um olhar quanto aos impactos sócio ambientais e no que podem influenciar ou não.

Empresas e mão de obra local podem e devem ser usado!

Coloque esta linha de pensamento no centro do seu processo de planejamento e de tomada de decisão, e você pode garantir que a melhoria contínua ocorra.

Bom lembrar que a ISO 14001 pode ser aplicada em todos os segmentos da economia, independentemente do número de funcionários e do tamanho da organização.

Como tal, aplicando os princípios acima garante que podemos minimizar o impacto sócio ambiental da sua organização, mesmo se você possui um único hotel ou uma cadeia de hotéis em muitos países e regiões.

Claro que não mencionamos tudo que se pode fazer, mas a ideia é que usando a ISO14001 através de um sistema de gestão ambiental pode se evitar muita dor de cabeça

O alcance da ISO 14001 pode garantir que sua organização não só aprenda a identificar seus aspectos de forma inteligente e rapidamente, mas também que suas ações a seguintes podem ajudar a preservar o meio ambiente para as gerações futuras.

Considerando que a maioria das melhorias como consequência fazem com que sua organização ande de mãos dadas com os resultados financeiros, é bom lembrar que no final das contas poderão sentir o benefício de boas práticas ambientais em seu negócio.

Estamos juntos!

 

Texto: Roberto Roche
contato@sustentahabilidade.com

Imagem: Panrotas

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Artigos

Desenvolvedor de estratégias, nas áreas de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social com pós-doutorado na Aberdeen University (RU), MBA em Harvard (EUA), PhD em UCLA(EUA), MSc/ (EUA) e BSc /UFRJ.

Mais em Artigos

Árvores Urbanas

Aplicativo para monitoramento de árvores urbanas

Laís Nunes17 de agosto de 2017
ração para cachorro

Dicas de como cuidar das rações dos pets

Fernanda Lanzelotti15 de agosto de 2017
Sistema de Gestão

A Importância do Sistema de Gestão Integrada nas Indústrias de Óleo, Gás e Energia

Roberto Roche15 de agosto de 2017
Lições para o Brasil P&D

P&D no Mundo .

Roberto Mangraviti13 de agosto de 2017
Bem estar

Bem estar dos funcionários em empresas de sucesso

Roberto Mangraviti12 de agosto de 2017
lu oliveira

Acontece em São Paulo

Bel Gimenez11 de agosto de 2017
EUA

Nos EUA, empresas salvam Acordo do Clima cancelado por Trump

Ricardo Rose10 de agosto de 2017
Energia Solar2

Energia Solar – preços em queda.

Roberto Mangraviti9 de agosto de 2017
foco no resultado

Foco no resultado do negócio, com Sustentabilidade!

Roberto Roche8 de agosto de 2017

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »