Artigos

Alimentação natural para cães

Alimentação natural para cães

Desde os tempos primórdios no dividimos nossa alimentação com os cães. Era rotina oferecer restos de comida humana. A indústria de ração para pet é algo relativamente novo, que se iniciou há poucas décadas, mas teve crescimento exponencial. Hoje é possível encontrar diversos tipos de rações, alimentos úmidos e petisco que podemos oferecer aos nossos animais. Vindo em direção oposta a essa tendência existe diversos veterinários com especialização em nutrição que atualmente indicam comida natural para os cães. Os maiores benefício seriam a alta palatabilidade, fezes reduzidas e com menos odor, maior ingestão hídrica e menor carga glicêmica.

Lembrando que alimentação natural atual nada tem a ver com restos de comidas utilizados antigamente. Para fornecer esse tipo de dieta para seu amigo de quatro patas você deve passar por uma consulta e avaliação com um médico veterinário especializado nessa área, responder a um amplo questionário, pesar e fazer exames de sangue antes. Nem todos podem fazer uso dessa dieta. Ela é contra indicada nos casos de diabetes, doenças no fígado e nos rins, cálculos urinários, gastrites, pancreatites e doenças cardíacas.
Após feita a avaliação completa é feita uma prescrição da dieta específica para sua animal , de acordo com o status reprodutivo, idade, raça, quantidade de atividade física, porte e até local em que mora.

Todo alimento fornecido deve ser pesado em balança de cozinha com boa precisão e preparado da maneira adequada. Suplementos deverão ser administrados concomitantemente e retornos semestrais também, para nova pesagem e ajustes da dieta. A dieta natural cozida é composta basicamente de proteínas, vísceras, carboidratos, vegetais, frutas e legumes. Cada uma em uma porção específica.

A aceitação canina é muito grande e são raros os cães que preferem ração já que a comida é bastante saborosa.

Isso Tudo significa que dar alimentação natural para seu cachorro na verdade é muito mais trabalhoso do que dar ração. E se você trabalha o dia inteiro e mal tem tempo de preparar sua própria comida então é melhor dar uma boa ração do que dar uma dieta mal feita que vá gerar deficiências/excessos nutricionais a longo prazo. Disciplina e organização são pré-requisitos para esse tipo de mudança alimentar.

Imagem: www.wisegeek.org
Autora: Fernanda Lanzelotti
contato@sustentahabilidade.com

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Artigos

Médica Veterinária graduada na Unesp - Botucatu. Pós-Graduada em Acupuntura Veterinária e em clínica médica e cirúrgica de Felinos. Os atendimentos são realizados no cunsultório da Clínica Veterinária Spécialité -Uberlândia -Mg

Mais em Artigos

homeopatia

Homeopatia em pequenos animais

Fernanda Lanzelotti21 de setembro de 2017
Robson Miguel

Dia do Violão – 22 de setembro

Roberto Mangraviti21 de setembro de 2017
Abelhas

O que acontecerá se as abelhas desaparecerem?

Karen P Castillioni20 de setembro de 2017
QSMS-RS X Ética Empresarial

Sustentabilidade & QSMS-RS X Ética Empresarial

Roberto Roche19 de setembro de 2017
Arco Íris

O “Arco Íris “ da Comunicação.

Roberto Mangraviti17 de setembro de 2017
Plantas emitem mais quimicos

Novo estudo revela que plantas emitem mais químicos durante ondas de calor

Karen P Castillioni16 de setembro de 2017
LSD

LSD – No Globo Ocular

Dependência Química15 de setembro de 2017
Água

Água valerá mais que petróleo !

Roberto Roche14 de setembro de 2017
Enguias

O “sexto sentido” das enguias

Karen P Castillioni13 de setembro de 2017

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »