Artigos

Jornal do Cambuci – Escola Helen Keller adota projeto sustentável

Jornal do Cambuci – Escola Helen Keller adota projeto sustentável

A Escola Municipal Helen Keller, direcionada para educação de alunos com deficiência auditiva (jovens e ou adultos), está iniciando trabalho pioneiro de inclusão social, através de um Projeto de Sustentabilidade e de Responsabilidade Social Corporativa.
O Projeto desenvolvido pela Trade Marketing possui profissionais com conhecimento específico na área de Sustentabilidade e que voluntariamente estão trabalhando para Escola.
Na visão desta empresa, a propagação do conceito de Sustentabilidade, inicia-se na escola. A Escola Municipal Helen Keller foi escolhida por atender alunos que possuem limitações naturais e sócias econômica desfavoráveis para a extensão do entendimento destes conceitos, inclusive através da mídia.

Em vista destas necessidades, Roberto Mangraviti, nascido no bairro da Aclimação e Diretor da Trade Marketing, idealizou um projeto que através da Sustentabilidade proporcionará a inclusão social dos alunos, gerando oportunidades, especialmente de trabalho. O executivo entende que sendo a sustentabilidade uma matéria, hoje obrigatória, não tem a difusão adequada.
Iniciou o Projeto com três palestras aos alunos e funcionários da Escola, mostrando através de slides, os problemas energéticos do planeta e a necessidade imperiosa de economizar, água, eletricidade e alimentos.
A partir daí o executivo procurou parceiros na iniciativa privada e imediatamente o Shopping Plaza Sul, ofereceu apoio através da doação da caixa de compostagem para produção de adubo na própria Escola com sobras provenientes da cozinha. Além disso, doaram-se lixeiras para o refeitório, objetivando a separação dos resíduos, com mensagens na linguagem em braile, para atender aos alunos com deficiência visual que também compõem o quadro discente.
Em razão dessa imediata sinergia, surgiu a idéia de entregarem-se as lixeiras aos alunos num evento no próprio Shopping Plaza Sul, atraindo na oportunidade, empresários, Ong´s e lojistas, através do I Encontro de Sustentabilidade – Uma Estratégia Ética de Negócios.
O evento ocorrido no último dia 25 de novembro teve o apoio da Câmara de Comércio Brasil Alemanha, que o divulgou através dos seus empresários associados.

Além do próprio Mangraviti, que palestrou mostrando a visão do consumidor sobre as empresas que praticam a sustentabilidade, destacou-se também a apresentação da Gerdau, através de seu Diretor Marcos Koscak que mostrou as ações voluntárias de seus funcionários através do plantio de árvores que é feito em todo Brasil.
No encerramento, a Gerente de Sustentabilidade Elizabeth Morita do Grupo Sonae, proprietário do Shopping Plaza Sul, apresentou o trabalho executado por essa organização.
Em 2011, haverá um calendário de palestras dirigidas aos alunos da Escola Helen Keller, além da orientação aos funcionários para auxiliá-los na produção do adubo.
Em razão da consistência do trabalho, Mangraviti destacou que algumas Empresas estudam de forma clara e objetiva, maneiras de associarem sua logomarca ao Projeto.
Nosso jornal, no exercício do compromisso jornalístico verdadeiro, estará divulgando e acompanhando durante todo ano as ações dessas empresas voluntárias e colocará a redação do jornal à disposição para as demais empresas que queiram se associar a esta idéia, além de informar o email do gestor do projeto: rmangraviti@trademarketing.com.br
Nosso Bairro que possui uma das mais belas áreas preservadas da cidade,é o local ideal para o desenvolvimento desta idéia, através do tradicional Helen Keller.

Artigos

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em Artigos

BNPETRO

Unicórnio nacional é destaque no mundo dos negócios ambientais

Roberto Mangraviti8 de agosto de 2020
Energia limpa crescendo em 2020 no Mundo

Energia limpa crescendo em 2020 no Mundo

Roberto Mangraviti3 de agosto de 2020
Novo marco legal do saneamento

Novo marco legal do saneamento

Roberto Mangraviti26 de julho de 2020
Conheça do benefícios das plantas medicinais e aromáticas

Conheça do benefícios das plantas medicinais e aromáticas

Isabel Gimenez20 de julho de 2020
Irrigação por Energia Solar

Primeiro pivô de irrigação por energia solar é lançado no Brasil

Roberto Mangraviti13 de julho de 2020
Biosolvit é ganhadora do Virtual South Summit de Sustentabilidade

Biosolvit é ganhadora do Virtual South Summit de Sustentabilidade

Roberto Mangraviti28 de junho de 2020
Transações online de gado ganham força durante pandemia

Transações online de gado ganham força durante pandemia

Roberto Mangraviti15 de junho de 2020
Oceanos e suas biodiversidades em alerta

Oceanos e suas biodiversidades em alerta

Convidado9 de junho de 2020
Resignifcando o Século XXI e ½ : do “politicamente correto” ao economicamente inepto.

Resignifcando o Século XXI e ½ : do “politicamente correto” ao economicamente inepto.

Roberto Mangraviti7 de junho de 2020

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com