Artigos

O momento que um cometa é engolido pelo Sol

O momento que um cometa é engolido pelo Sol

O que acontece quando um cometa congelado encontra o inferno de fogo do Sol? Infelizmente para o cometa, há apenas um resultado – e não é um final feliz.

No início desta semana, da NASA e ESA Solar and Heliospheric Observatory (SOHO) capturou o exato momento que um cometa foi destruído pelo Sol. O cometa estava viajando 2,1 milhões de quilômetros por hora, mas foi imediatamente vaporizado quando passou pela estrela.

Este cometa foi parte de uma família chamada de cometas rasantes Kreutz. É um grupo de objetos que se separaram de cometas muito maiores há séculos atrás. Alguns viajam tão longe que podem chegar a distância de quatro vezes a distância de Plutão até o Sol, antes de fazerem um vôo rasante de volta direto para a nossa estrela do nosso Sistema Solar. No entanto, alguns como este cometa não têm a sorte de sobreviver ao vôo rasante.

O observatório SOHO está posicionado entre a Terra e o Sol, e é utilizado para monitorar continuamente a nossa estrela. Um dos seus instrumentos, o coronagraph, cria uma espécie de eclipse artificial do Sol em sua lente, a fim de observar a coroa solar. E é justamente isso que podemos ver na imagem abaixo. O Sol é bloqueado pelo grande círculo, com a estrela que está sendo indicado pelo círculo branco no meio.

 

cometaengolidopelosol2

Este cometa, que foi descoberto apenas no dia 1º de agosto, não chegou a se chocar com o Sol, mas em vez disso foi dilacerado quando ele passou muito perto. Na verdade, é realmente muito difícil cair diretamente no Sol.

Autor: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com

Artigos

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Mais em Artigos

Cães podem ser geneticamente programados para amar seres humanos

Cristian Reis Westphal22 de março de 2019
Dislexia

Dislexia

Dr Leo Kahn21 de março de 2019
Humanos e Animais

Famílias Multiespécies

Fernanda Lanzelotti20 de março de 2019
Motivação_Herzberg

Teoria da Motivação de Herzberg (3).

Roberto Mangraviti19 de março de 2019
Herpes Zoster

Herpes zoster

Dr Leo Kahn16 de março de 2019

Evidências mostram origem de vida humana no Sul da Austrália

Cristian Reis Westphal14 de março de 2019

Mata Ciliar: os cílios das águas

Laís Nunes13 de março de 2019
Imprensa

No país das declarações

Ricardo Rose12 de março de 2019
Guedes ... um país de extrativistas falando muita merda.

Guedes … um país de extrativistas falando muita merda.

Roberto Mangraviti12 de março de 2019

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »