Artigos

Avião movido a energia solar completa uma volta ao redor do planeta

Avião movido a energia solar completa uma volta ao redor do planeta

Na semana passada, o avião movido a energia solar Solar Impulse aterrissou em Abu Dhabi, Emirados Árabes, trazendo ao fim uma viagem importante ao redor do planeta usando nada mais do que a energia solar para manter suas quatro hélices girando.

Composto de 17.000 células solares em um corpo tão leve quanto um carro, mas tão largo quanto um jato, o Solar Impulse tem sido um exemplo pioneiro do que é possível se fazer com a energia solar. Ele não vai repaginar uma nova era na indústria da aviação na mesma maneira que a empresa Tesla tem feito com os carros elétricos para a indústria automotiva. Mas deve provar que a energia renovável pode ser um farol de esperança na época em que estamos.

O avião foi uma ideia dos pilotos suíços Bertrand Piccard e André Borschberg, que se revezavam para fazer o avião fazer uma volta ao redor do mundo. A viagem começou em Abu Dhabi, em 09 de março de 2015, com a sua jornada de 43.041 quilômetros, percorrendo toda a Ásia, o Oceano Pacífico, os EUA, o Oceano Atlântico, e a sua volta para o Médio Oriente. A etapa final durou dois dias, percorrendo Cairo, Egito e o pouso em Abu Dhabi.

aviao-solar-2

“Eu vou dar um abraço em cada membro da equipe [depois de pousar]”, relatou emocionado Piccard, enquanto ele ainda estava no ar. “E, para minha família, que me apoiaram durante todos estes anos e me incentivou o tempo todo.

Piccard tinha sonhado em cumprir a meta de voar ao redor do planeta com a energia solar, já que já voou ao redor do planeta sem parar em um balão no ano de 1999. Esse sonho como a ser realizado com o Solar Impulse 1, construído em 2009, um protótipo que provou que a tecnologia era possível .

Então, em 2014, o Solar Impulse 2 foi concluído e durante os últimos 16 meses, os pilotos foram levando sua mensagem de energia limpa de país em país. Se o Solar Impulse vai fazer uma revolução global sobre a energia renovável na aviação, é algo para ser discutido, porém a mensagem é clara: a energia renovável é limpa, e ela pode até mesmo pilotar um avião ao redor do planeta.

Autor: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Artigos

Estudante de Engenharia Química. Lidera há 7 anos o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Mais em Artigos

São Paulo

Cidade de São Paulo – TODOS são “fumantes”.

Roberto Mangraviti9 de dezembro de 2017
Leite e Qualidade

Leite: qualidade, processamento e as nomenclaturas comerciais.

Convidado8 de dezembro de 2017
Pré-História

Homem … 45 mil anos de impacto ambiental

Ricardo Rose7 de dezembro de 2017
Gestão Ambiental

Gestão Ambiental portuária, Ônus ou Oportunidade?

Roberto Roche5 de dezembro de 2017
equipes

Equipes de Crise Corporativa

Roberto Mangraviti2 de dezembro de 2017
Energia Aeólica

A Cidade de Saerbeck planejou e realizou o futuro.

Roberto Mangraviti1 de dezembro de 2017
Demitir Clientes

Momento(s) de “demitir” um cliente !

Roberto Mangraviti30 de novembro de 2017

A revolução das impressoras 3D: Impressão de pontes de aço

Cristian Reis Westphal29 de novembro de 2017
Gestão Hospitalar

A moderna gestão hospitalar e a questão ambiental.

Roberto Roche27 de novembro de 2017

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »