5 Minutos Entrevista

Brasil produzindo azeite de qualidade

Brasil produzindo azeite de qualidade

5 Minutos Entrevista , o casal Luiz e Marília Rossini, produtores de azeite em Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira, no Estado de São Paulo.

1) A cultura de oliveiras é muito comum na Europa, pelo clima e tradição familiares. Como surgiu este idéia de produzir aqui no Brasil?

No Brasil colônia muitas oliveiras foram plantadas em volta das igrejas e também em várias outros espaços. Por ordem de Portugal todas foram cortadas. Divulgou-se que no Brasil não era terra de oliveira. Aproximadamente 20 anos atrás a Embrapa e a EPAMIG voltaram a pesquisar variedades que poderiam se adaptar ao clima e solo brasileiros.

Por muitos anos, Marília e eu dividimos um sonho: o de construir nosso próprio negócio, focado na produção de azeite de oliva extra virgem de alta qualidade. Ela nasceu em Colmeal – Coimbra, Portugal, onde sua família possuía um lagar.

Depois de aposentados, começamos a transformar nosso sonho em realidade. Assim como outros poucos olivicultores, somos pioneiros nessa nova cultura no Brasil.

O Azeite Rossini teve como inspiração as ricas culturas culinárias italiana e portuguesa, de saborear alimentos frescos preparados de forma simples, mas sempre reforçados com muito azeite de oliva. O Azeite é um dos pilares da dieta dos países do mediterrâneo. Nosso desejo de produzir azeite de alta qualidade, nos levou a plantar oliveiras em Santo Antônio do Pinhal.

2) Qual o critério técnico para a escolha desta região?

A oliveira é uma planta rústica que se adapta bem a uma grande variedade de solos, mas tem algumas necessidades básicas, para o seu crescimento. Os contra fortes da Serra da Mantiqueira cujo clima, solo, chuva são ideais para o plantio e desenvolvimento dessa cultura. pois, propicia a quantidade de horas de frio necessárias para o florescimento das oliveiras. Precisam de no mínimo 500 horas de frio/ano em torno de 10 graus.

Em nosso olival florescem e se desenvolvem os cultivares Arbequina, Koroneiki, Arbosana, Grappolo, Maria da Fé e Coratina. É neste berço que nasce o autêntico azeite de oliva, reconhecido e admirado por aqueles que já tiveram o privilégio e prazer de prová-lo.

3) Existem outras experiências similares em nosso país?

Existem olivicultores em Sta Catariana e no Rio Grande do Sul. O plantio de oliveiras apresenta forte tendência de crescimento vegetativo, observado em outras regiões (Paraná, Rio de Janeiro e Espirito Santo). Na região da Serra da Mantiqueira existem em torno de 1.800 hectares plantados e a estimativa de produção para 2017 é de
40.000 litros de azeite.

4) Qual o resultado alcançado e quais as características marcantes do produto?

Nossas variedades são de produção precoce, começam a produzir com 4 a 5 anos. Para a produção de 1 litro de nosso azeite são necessários cerca de 10 quilos de azeitona.

A produção ainda é pequena, mas apesar disso, todos os cuidados são tomados. A colheita é manual, as azeitonas são moídas poucas horas após colhidas, a temperatura do moinho (27 graus) e o tempo são rigidamente controlados. Todo esse processo leva a baixíssima acidez (ultima safra 0,1%), e todos os demais parâmetros químicos: como peróxidos, Delta K e etc. muito abaixo do exigido pela ANVISA.

Nosso azeite Arbequina é 100% puro, não filtrado, e tem como principais características, a cor esverdeada (mais clorofila), o frescor intenso e delicado frutado (lembra maçã, banana madura, amêndoas, ervas recém cortadas e etc.), apresenta baixa picância e amargo. É um azeite para ser consumido preferencialmente cru, “regando” seus pratos preferidos.

5) Quais os planos para o futuro e o que almejam alcançar?

Continuar aplicando as mais novas tecnologias e descobertas da pesquisa brasileira para essa cultura, participação em eventos feiras/cursos no Brasil e exterior (Portugal e Espanha) visitas com o objetivo de benchmarking com produtores na Argentina – Chile – Uruguai, estabilizar o olival através de poda e etc. Implantação de um pequeno moinho (lagar) para efeito do programa de Oleoturismo. Estamos trabalhando para chegarmos a consolidação da marca “Azeite Rossini” em pontos diferenciados de venda.

SAFRA 2017 “OLIO NUOVO” ARBEQUINA

Nossa próxima colheita será em meados do mês de fevereiro. Um azeite fresco, puro, estará disponível para você degustar e se deliciar Será o primeiro azeite da temporada. É denominado “OLIO NUOVO” e tem sabor intenso de frutas frescas, ervas recém cortadas e uma intensa cor verde. É engarrafado após decantação e não é filtrado. É envasado em garrafas escuras de 250 ml.

Se você tiver interesse em adquirir nosso Azeite Extra Virgem Rossini, por favor:

– Informe a quantidade de garrafas que deseja, um número de tel. e o endereço completo, no qual deseja receber seu azeite, usando os seguintes endereços:

www.facebook.com/www.azeiterossini.com.br
www.luizrossini@hotmail.com
WhatsApp 11-996585047

2 - botao de flor

3 - flores no galho

4 - flor

 

5 - azeitonas verdes

6 - azeitonas preciosas

7 - azeitonas verdes1

9 - colher

8 - OLIO NUOVO1

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

5 Minutos Entrevista

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade.com pela WEBTV. Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em 5 Minutos Entrevista

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

Roberto Mangraviti16 de julho de 2017

EXCLUSIVO – Petrônio Côrrea Filho, responsável pelo lançamento da marca Senna

Roberto Mangraviti1 de maio de 2017

Música Flamenca em São Paulo

Roberto Mangraviti24 de maio de 2016

Bruno Mansini: Reverenciado por Jon Anderson (ex-Yes)

Roberto Mangraviti13 de março de 2016

Entrevista exclusiva com a cantora Manu Santos

Bel Gimenez11 de março de 2016

Mediação na Saúde

Roberto Mangraviti21 de janeiro de 2016

5.a Edição do Benchmarking Jr

Roberto Mangraviti15 de janeiro de 2016

Mesa Radiônica Quântica e nossa mente

Roberto Mangraviti1 de dezembro de 2015

Emmanuele Baldini – A arte da Itália no Brasil

Roberto Mangraviti26 de outubro de 2015

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »