Artigos

Ceres, o único planeta anão no sistema solar interior

Ceres, o único planeta anão no sistema solar interior

O planeta anão Plutão pode ter roubado os holofotes nos últimos meses, porém 2015 foi também o ano em que começamos a explorar Ceres, o único planeta anão no sistema solar interior e o maior objeto no cinturão de asteroides.

Por pouco mais de um ano, a sonda Dawn da NASA tem estudado Ceres em detalhes e descobriu dados incríveis. Entre elas, encontrou a denominada “Ahuna Mons” – uma grande montanha em forma de cúpula.

As últimas imagens feitas de Ahuna Mons pela Sonda Dawn, mostram uma incrível formação geológica. A montanha tem uma altura média de 4 quilômetros, embora o seu lado mais íngreme tenha cerca de 5 quilômetros. Isto é extraordinário, considerando que o planeta anão tenha apenas cerca de 900 quilômetros de diâmetro.

“Ninguém esperava uma montanha em Ceres, especialmente uma como a Ahuna Mons”, disse Chris Russell, o investigador principal da Sonda Dawn, em um comunicado. “Nós ainda não temos um modelo satisfatório para explicar como ela se formou.”

“Ceres tem desafiado as nossas expectativas e nos surpreendeu de diversas formas, graças aos dados registrados durante um ano pela Sonda Dawn”, acrescentou Carol Raymond, investigador principal adjunto da missão, em uma entrevista no Jet Propulsion Laboratory da NASA (JPL) em Pasadena, Califórnia.

A montanha Ahuna Mons tem uma outra característica curiosa: suas encostas não são da mesma cor. Algumas delas estão cobertas de um material brilhante de aparência semelhante às das misteriosas manchas brilhantes encontradas na famosa Occator Crater, recentemente alvo da mídia e também pertencente à Ceres. As novas descobertas sobre as manchas e maiores detalhes sobre Ceres serão apresentados no 47th Lunar and Planetary Science Conference.

“A sonda Dawn começou a fazer um mapeamento por Ceres, com uma altitude menor em dezembro, porém foi a poucos meses que a sonda permitiu que a região da Occator se tornasse mais brilhante nas fotografias”, disse Marc Rayman, diretor-engenheiro principal da missão Dawn no JPL.

A missão principal de Ceres será concluída no dia 30 de junho, entretanto outras atividades provavelmente serão planejadas para depois dessa data.

 

Créditos foto: NASA / JPL-Caltech / UCLA / MPS / DLR / IDA / PSI

Autor: Cristian Reis Westphal

contato@sustentahabilidade.com

Artigos

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Mais em Artigos

Conheça a “tatuagem temporária” que mostra quando você estiver bêbado

Cristian Reis Westphal19 de novembro de 2019

Charles Darwin – A voz da Evolução

Karen P Castillioni14 de novembro de 2019

Dor de ouvido em animais

Fernanda Lanzelotti10 de novembro de 2019
O sistema de defesa contra infecções - Entenda esse jogo de edição de genomas!

Você sabe o que é CRISPR-Cas9? Entenda esse jogo de edição de genomas!

LIDIANE DE SOUZA TORRES6 de novembro de 2019

Educação Ambiental

Karen P Castillioni31 de outubro de 2019

Conheça a apelidada “árvore da morte”

Cristian Reis Westphal30 de outubro de 2019

Guia Prático de cuidados com filhotes caninos.

Fernanda Lanzelotti29 de outubro de 2019

Qual a real cor do Sol?

Cristian Reis Westphal28 de outubro de 2019

Rios voadores: há muita água sobre nossas cabeças

Karen P Castillioni25 de outubro de 2019

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com