5 Minutos Entrevista

Cidades do Futuro – Projeto Venus

Cidades do Futuro – Projeto Venus

5 Minutos Entrevista, Debora Souza (*) representante no Brasil do Projeto Venus, organização criada nos EUA voltada ao desenvolvimento do conceito de cidades futuristas.

 

1.Como surgiu o Projeto Venus?

O Projeto Venus surgiu com Jacque Fresco e suas pesquisas há pouco mais de 70 anos. A formação do sr. Fresco inclui desenho industrial e engenharia social. Ele é um precursor no campo da engenharia ergonômica. Fresco trabalhou tanto como projetista quanto como inventor numa ampla gama de campos, variando, por exemplo, de inovações biomédicas a sistemas sociais totalmente integrados.

Até parte da década de 70, Jacque Fresco entitulava a sua proposta como SocialCyberneering,ou engenharia cibernética social. Com a fundação do centro de pesquisas na cidade de Venus, na Florida, Estados Unidos, foi dado o nome Projeto Venus. Foi também nos anos 70 que Roxanne Meadows começou a trabalhar com Jacque Fresco. Roxanne frequentou a Moore College of Art e recebeu o bacharelado em belas artes do Maryland Institute of Art. Ela também estudou ilustração técnica e arquitetônica e maqueteria sob a tutoria de Jacque Fresco por muitos anos, e hoje  é uma exímia e renomada ilustradora técnica e arquitetônica, além de competente ilustradora científica e médica.

 

2.Qual o objetivo dessa proposta?

O objetivo é alcançar a Economia Baseada em Recursos. Esse é um sistema no qual todos os bens e serviços estão disponíveis sem o uso de dinheiro, crédito, escambo, dívida ou qualquer tipo de servidão.

Não há dinheiro suficiente para gerar abundância universal, mas definitivamente temos recursos de sobra. É por isso que o Projeto Venus propõe que trabalhemos rumo a uma economia baseada em recursos mundial, na qual todos os recursos planetários são declarados como patrimônio comum de todos os habitantes da Terra. Em poucas palavras, uma economia baseada em recursos utiliza os recursos existentes – ao invés de dinheiro — para estabelecer um método equitativo de distribuição, da maneira mais humanizada e eficiente.

Uma economia baseada em recursos aplica a tecnologia para acabar com a escassez de recursos, por meio da instalação de fontes renováveis de energia, automação do setor de produção e estoque, desenvolvimento de cidades eficientes em consumo energético, acesso universal à assistência médica e educação relevante, e geração de um novo sistema de incentivo baseado no cuidado humano e ambiental. Não estamos separados da natureza. Precisamos aprender a viver em conformidade com a capacidade de suporte dos recursos terrestres.

A visão do Projeto Venus de aplicar ciência e tecnologia sustentável ao sistema social serviria ao bem-estar de todas as pessoas, meta esta não alcançada pela civilização humana até os dias de hoje. A possibilidade de uma vida melhor para todos depende em última instância das decisões que tomamos agora. Não basta apenas reclamar das contínuas injustiças e atrocidades de nosso mundo. Torna-se cada vez mais urgente desenvolvermos novas abordagens para resolver nossos problemas. O Projeto Venus oferece um conceito global e um convite para juntos explorarmos, discutirmos e desenvolvermos o futuro.

 

3.Como se dá a propagação desse ideal pelo mundo?

Jacque Fresco e Roxanne Meadows trabalham no desenvolvimento e divulgação de ideias globalmente, como o exemplo da produção do documentário de “A Escolha é Nossa”, além de cuidarem do centro de pesquisas na Flórida e auxiliarem o trabalho e a orientação dos times voluntários e dos apoiadores do Projeto Venus espalhados pelos cinco continentes. Uma equipe de administração global organiza e orienta mais de 50 Pontos de Contatos (POCs), uma espécie de representantes oficiais existentes em diversos países. Estes representantes trabalham localmente em diferentes níveis de estrutura e organização. A divulgação das ideias do Projeto Venus no Brasil é bastante nova, são três Pontos de Contato agindo no país: Debora Souza e Lucas Garbellini em São Paulo e Guilherme Viotti no Rio de Janeiro. Existem também os times online de tradução, design, mídias sócias, eventos, divulgação, abertos a novos voluntários que desejarem contribuir, além do grupo de estudos que visa iniciar o processo reeducação e melhor entendimento em relação às ideias e pesquisas do Projeto Venus. Para fazer parte, basta entrar em contato pelo e-mail brazil@tvpactivism.com ou pela página no Facebook https://www.facebook.com/ProjetoVenusEBR

 

4.Como vocês avaliam os resultados alcançados?

Um dos resultados alcançados foi o fato da organização ter se tornado internacional e global nos últimos anos. O Projeto Venus também tem chamado à atenção de universidades e se tornado uma referencia entre críticos do sistema atual.

 

5.Quais são as novas metas e perspectivas futuras?

Mundialmente, a última parte do documentário A Escolha é Nossa será lançada em janeiro de 2016. À longo prazo, há a intenção de sair do plano educacional e construir uma cidade planejada. No Brasil, os times de ativismo estão abertos a todos que quiserem participar e contribuir de alguma forma; como o trabalho é essencialmente voluntário, quanto mais pessoas envolvidas, maior será o alcance. Os representantes do Projeto Venus no Brasil realizado eventos pelo país, buscando ampliar a divulgação da proposta e também facilitar o contato entre os apoiadores já existentes. Pretende-se dar continuidade a ações deste tipo, priorizando os estados ainda não visitados.

 

(*) Repondido por Equipe Projeto Venus Brasil

Debora Souza, Lucas Garbellini e Guilherme Viotti

Pontos de Contato no Brasil

Projeto Venus_6

Projeto Venus_2

 

Projeto Venus_3

Projeto Venus_4

Projeto Venus_5

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

5 Minutos Entrevista

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade.com pela WEBTV. Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em 5 Minutos Entrevista

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

Roberto Mangraviti16 de julho de 2017

EXCLUSIVO – Petrônio Côrrea Filho, responsável pelo lançamento da marca Senna

Roberto Mangraviti1 de maio de 2017

Brasil produzindo azeite de qualidade

Roberto Mangraviti12 de janeiro de 2017

Música Flamenca em São Paulo

Roberto Mangraviti24 de maio de 2016

Bruno Mansini: Reverenciado por Jon Anderson (ex-Yes)

Roberto Mangraviti13 de março de 2016

Entrevista exclusiva com a cantora Manu Santos

Bel Gimenez11 de março de 2016

Mediação na Saúde

Roberto Mangraviti21 de janeiro de 2016

5.a Edição do Benchmarking Jr

Roberto Mangraviti15 de janeiro de 2016

Mesa Radiônica Quântica e nossa mente

Roberto Mangraviti1 de dezembro de 2015

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »