Artigos

Codependência (química).

Codependência (química).

Nossa experiência em consultório no atendimento de dependentes químicos, tem nos mostrado um dado preocupante: familiares doentes simultaneamente ao usuário de drogas. A este fenômeno, dá-se o nome de codependência.

A codependência é um transtorno emocional relacionado aos familiares e/ou amigos de pessoas com algum tipo de dependência química, como drogas, alcoolismo, atualmente estendido a outros tipos de dependência, como viciados em bingos ou jogadores patológicos, enfim, problemas sérios de compulsividade.

Vamos aqui abordar mais a relação da pessoa com o problema da codependência, que convive com o indivíduo, usuário compulsivo de álcool ou drogas.

Por ter uma relação comprometida com a pessoa com dependência, o codependente tenta controlar seus próprios comportamentos na esperança de ajudá-lo, e não percebe que passa a ser um agente facilitador, para o agravamento do uso abusivo da substância da preferência do viciado. O mais grave é que se esquece de si mesmo, não sabendo fazer suas escolhas, vivendo em função do outro. E é muito comum sentir-se vítima, na maioria das situações.

Naturalmente é o usuário com a dependência que faz a família sofrer. Contudo o comportamento da pessoa com a codependência, controlando e superprotegendo o dependente químico, contribui para que esta situação se agrave, mantendo-o numa inação ou sem reação, pois o dependente não encontra espaço para fazer o que mais necessita: cuidar de si.

A pessoa com a codependência projeta a responsabilidade à pessoa com dependência, aos outros membros da família, e até ao meio em que vive, por sua insatisfação ou ausência de prazer. Coloca-se como vítima, culpa o meio por suas frustrações, responsabilizando e demonstrando ao mundo externo de como é um “coitadinho”, em razão de seu infortúnio. Existem alguns traços que se pode observar na pessoa com codependência, que por agir de forma compulsiva, comporta-se com :

  • agressividade
  • sentimento de culpa
  • insegurança
  • incapaz de dizer não
  • manipulador
  • raiva
  • medo

Podemos dizer que a pessoa com codependência é uma pessoa que reage demais e age de menos. É tido como benevolente e preocupado com as necessidades do mundo, resultando numa dedicação insana. Pode-se, por vezes, enquadrar-se nesta posição: familiares, colegas de trabalho, chefe, amigo próximo, vizinho, podendo tornar-se um obcecado… deixando que sua vida e, seus relacionamentos sejam afetados pelo comportamento do outro.

Portanto somente quando o codependente se der conta, de que não é vítima, mas um agente controlador, poderá voltar-se para si mesmo resgatando sua identidade, livrando-se da imagem criada de uma vítima e abandonado o papel que exercia de controlador.

Neste momento, o cenário verdadeiro e as reais necessidades de tratamento estarão reveladas, tornando nítido que a doença em torno da dependência, não está atrelada apenas ao tratamento do adicto, mas consiste também na superação dos mecanismos neuróticos desenvolvidos pelos familiares em razão da codependência.

Autor: Raquel Arantes e Nancy Peres
dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Artigos

Mais em Artigos

Energia Solar

Empreendimentos utilizando energia solar

Roberto Mangraviti20 de outubro de 2019
Consumidor buscando marcas sustentáveis no Varejo

Consumidor buscando marcas sustentáveis no Varejo

Roberto Mangraviti19 de outubro de 2019

Problemas com a Pressão Arterial e Estresse entenda as funções do Cortisol

Dr Leo Kahn14 de outubro de 2019
Minuto ODS - Vida Terrestre

Vídeo Minuto ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação –

Bel Gimenez12 de outubro de 2019
Selfie para biometria e assinatura digital

Selfie para biometria e assinatura digital

Roberto Mangraviti11 de outubro de 2019
Minuto ODS - Vida Terrestre

Vídeo Minuto ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Bel Gimenez7 de outubro de 2019
Cabines de Descanso

Cabines de descanso em rodovias brasileiras são instaladas na BR386

Roberto Mangraviti4 de outubro de 2019
Curso de Cuidadores em SP

Cursos de Cuidadores em SP – 05 Vagas Gratuitas

Roberto Mangraviti2 de outubro de 2019

Especiarias e ervas aromáticas: quais você conhece?

Karen P Castillioni30 de setembro de 2019

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »