Artigos

Como as ações humanas podem afetar o comportamento animal?

Como as ações humanas podem afetar o comportamento animal?

Mudanças climáticas, diminuição da biodiversidade, poluição e desmatamento são apenas algumas das consequências ambientais oriundas da atividade humana. No entanto, o impacto das ações humanas na dinâmica do ecossistema vai além do que imaginamos, afetando inclusive o comportamento animal, de acordo com um estudo recentemente publicado na Science.

Nesse estudo, os cientistas levantaram informações sobre a ocorrência ou não de 31 comportamentos em membros de 144 comunidades de chimpanzés, localizadas tanto em ambientes altamente impactos pela ação humana, quanto em ambientes poucos impactados. Os resultados mostram uma redução de 88% na diversidade cultural dos animais habitando áreas marcadas por intensa atividade humana.

Os chimpanzés são os animais não-humanos com maior diversidade comportamental. Os comportamentos analisados no estudo envolveram aqueles associados à comunicação, à obtenção de água e alimentos e à termorregulação. O ato de jogar pedras nos predadores ou invasores, para expulsá-los do território; o uso de ferramentas para extrair mel de colmeias ou colher frutas; e o ato de mergulhar o corpo em poças de água em dias quentes são alguns dos 31 comportamentos analisados.

Características como densidade populacional humana, presença de rodovias e áreas de cobertura vegetal foram consideradas para mensurar o nível de impacto causado pela presença humana nas proximidades do habitat dos animais. De acordo com o estudo, áreas que apresentam atividade humana mais intensa estão associadas com menor número de comportamentos presentes nas comunidades de chimpanzés, em comparação com as áreas menos impactadas.

Vários mecanismos poderiam explicar esse padrão:

  1. Áreas com maior atividade humana geralmente resultam em menor abundância e densidade populacional de chimpanzés e, da mesma forma que em populações humanas, o tamanho populacional pode afetar a manutenção de traços culturais.
  2. Os chimpanzés tendem a evitar comportamentos visíveis em áreas com presença humana marcante, como uma forma de passarem despercebidos a possíveis caçadores.
  3. Mudanças climáticas desencadeadas pela atividade humana nas proximidades podem afetar as fontes de alimentos nas florestas e, consequentemente, influenciar os comportamentos relacionados à alimentação ou termorregulação.
  4. A degradação ambiental e a limitação dos recursos afetam a condição física dos animais e podem reduzir as oportunidades de aprendizado social, afetando dessa forma a sua diversidade cultural.

A combinação desses fatores, portanto, pode levar à perda de comportamentos em populações de chimpanzés, sugerindo que a presença do homem afeta o modo como esses animais agem. Esses achados nos levam a concluir que as estratégias de conservação da biodiversidade deveriam ser estendidas também à proteção da diversidade comportamental e cultural, não apenas de chimpanzés, mas também de outros primatas e baleias, que são animais com alto grau de variabilidade cultural.

——–

Texto: Lidiane Torres

Referência:

Kühl HS, et al. Human impact erodes chimpanzee behavioral diversity. Science, 2019. doi: 10.1126/science.aau4532

Imagem: http://theconversation.com/mysterious-new-behaviour-found-in-our-closest-living-relatives-55512

http://theconversation.com/mysterious-new-behaviour-found-in-our-closest-living-relatives-55512

Artigos

Bióloga, bacharel em Genética e Bioquímica, com Mestrado e Doutorado em Genética Humana pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente é pesquisadora de Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência como professora e palestrante desde 2009, e conta com diversos artigos publicados em revistas internacionais.

Mais em Artigos

Arsenal da Esperança - Centro de Acolhida

Centro de Acolhida em SP com solução exemplar diante do Coronavírus e pede apoio

Roberto Mangraviti27 de março de 2020
A cultura inovadora em tempos de crise

A cultura inovadora em tempos de crise

Roberto Mangraviti23 de março de 2020
AS “ ORAÇÕES” DE KEYNES NA CRISE DE 29 ... AOS PEDIDOS DE ORAÇÕES SOBRE CORONAVÍRUS.

AS “ ORAÇÕES” DE KEYNES NA CRISE DE 29 … AOS PEDIDOS DE ORAÇÕES SOBRE CORONAVÍRUS.

Roberto Mangraviti22 de março de 2020
Museus do Mundo Online

Fique em casa e visite os Museus (on line)

Bel Gimenez20 de março de 2020
Shoppings centers – grandes aliados no descarte de eletrônicos

Shoppings centers – grandes aliados no descarte de eletrônicos

Roberto Mangraviti16 de março de 2020
Coworkings crescem e caminham para regulamentação

Coworkings crescem e caminham para regulamentação

Roberto Mangraviti12 de março de 2020
Chuvas insignificantes para o mercado de energia elétrica

Chuvas insignificantes para o mercado de energia elétrica.

Isabel Gimenez1 de março de 2020

Meditação Transcendental é disciplina de Mestrado em Computação nos EUA

Roberto Mangraviti28 de fevereiro de 2020
Oceanos o Pulmão do Mundo

Oceanos compõem o verdadeiro pulmão do mundo

Roberto Mangraviti25 de fevereiro de 2020

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com