Artigos

Como os cães são afetados com os barulhos de fogos de artifício e o que fazer para ajudá-los

Como os cães são afetados com os barulhos de fogos de artifício e o que fazer para ajudá-los

Com o final de ano chegando, e as comemorações se aproximando, os fogos de artifício começam a entrar em nossas vidas durante as noites das comemorações de Natal e Ano novo. Entretanto, alguns animais são muito sensíveis a estes barulhos, como os cães. Cerca de 45% dos cães têm alguma fobia de fogos de artifício, algo que está se tornando uma preocupação cada vez mais grave. Segue algumas dicas para ajudar a deixar seu cãozinho mais confiante durante a época de fogos de artifício.

Primeiro alguns exemplos do que não fazer:

Sedativos são muito utilizados, em especial a ACP (acepromazina), uma droga que aumenta a sensibilidade de ruído nos cães e ao mesmo tempo diminui a sua capacidade de responder fisicamente. Imagine que você está trancado em uma sala cheia de aranhas. A droga faz com que você não consiga se mexer. Se algum amigo seu o vê no quarto, vai pensar que está tudo bem. Entretanto, provavelmente por dentro você estará desesperado.

Recentemente, sedativos como a dexmedetomidina tem sido anunciados por veterinários como o sedativo para cães medrosos, mas estes podem representar riscos graves para a saúde, mesmo em doses baixas – por exemplo, através da redução da quantidade de sangue sendo bombeado em torno do corpo.

O que fazer:

A prevenção é sempre melhor do que o tratamento, por isso a melhor forma de iniciar os preparativos para o seu cãozinho antes dos fogos de artifício, é começar a adequado ao espaço que ele vai conviver.
Primeiro, pense sobre o ambiente do seu cão. Os cães precisam de um lugar onde eles possam se sentir seguros e protegidos e você pode criar isso de diversas maneiras. Você pode criar em sua casa um espaço protegido, silencioso para o seu cão, onde ele possa acessar sempre que quiser.

Deixar a televisão ou o rádio ligado como forma de distração e fechar as cortinas para limitar o ruído e as luzes dos fogos de artifício podem ser uma boa forma de minimizar o impacto do barulho.

Uma outra forma é familiarizar o barulho dos fogos de artifício para os cães, apresentando o barulho em uma forma controlada e segura. Você pode fazer isso através de CDs específicos (ou até mesmo no YouTube), mas controlando cuidadosamente o volume. Inicialmente, coloque o volume no nível mais baixo, garantindo que o seu cão perceba o som – por exemplo, movendo sua orelha em direção ao barulho – mas que não se assuste com isso.

Texto: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Artigos

Estudante de Engenharia Química. Lidera há 7 anos o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Mais em Artigos

Abelhas

O que acontecerá se as abelhas desaparecerem?

Karen P Castillioni20 de setembro de 2017
QSMS-RS X Ética Empresarial

Sustentabilidade & QSMS-RS X Ética Empresarial

Roberto Roche19 de setembro de 2017
Arco Íris

O “Arco Íris “ da Comunicação.

Roberto Mangraviti17 de setembro de 2017
Plantas emitem mais quimicos

Novo estudo revela que plantas emitem mais químicos durante ondas de calor

Karen P Castillioni16 de setembro de 2017
LSD

LSD – No Globo Ocular

Dependência Química15 de setembro de 2017
Água

Água valerá mais que petróleo !

Roberto Roche14 de setembro de 2017
Enguias

O “sexto sentido” das enguias

Karen P Castillioni13 de setembro de 2017
torre solar térmica de Ashalim

A torre solar térmica de Ashalim em Israel

Roberto Mangraviti12 de setembro de 2017

Dia da Criança: retalhos de tecidos viram bonecos para crianças com câncer.

Roberto Mangraviti10 de setembro de 2017

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »