Artigos

Como se tornar um pesquisador

Como se tornar um pesquisador

Pode ser que você ainda não tenha feito um teste vocacional, ou que já esteja em um emprego consolidado. Na verdade, ser um pesquisador pode ser uma atividade paralela, que tem mais a ver com o seu estilo de vida.

Neste artigo vamos falar brevemente sobre alguns passos para se tornar um pesquisador em uma Universidade. De jeito nenhum esta é a única forma de se buscar entender mais sobre algum determinado fenômeno. Pelo contrário, vamos apresentar apenas um caminho dentre muitos. Você pode ser um pesquisador independente e até mesmo ter o seu próprio projeto. Dito isso, vamos aos passos.

A primeira coisa para se tornar um pesquisador em uma Universidade é estar matriculado em uma. Uma vez matriculado, você vai se deparar com algo chamado “Linhas de Pesquisa”. As linhas de pesquisa são subdivisões que acontecem dentro de áreas maiores, a fim de que um grupo de pessoas as estude. Por exemplo, é possível ter uma linha de pesquisa relacionada a “Sistemas Produtivos”, que está dentro da área de “Engenharia de Produção”. Ou ainda, a linha de pesquisa “Métodos de Ensino-Aprendizagem”, vinculada a área de “Educação” ou “Pedagogia”. Essas linhas variam de Universidade para Universidade, por isso pesquisar bem é importante.

Depois disso, você precisa contatar o professor responsável pela linha de pesquisa. Para que ele se interesse por você, vale mostrar os seus interesses e o que você já estudou. Você também pode precisar de um Currículo Lattes. Caso você não tenha, pode fazer um. No Currículo Lattes, você irá cadastrar seus dados pessoais, informações de endereço e contato, formação acadêmica, atuação profissional e área de atuação.

Em geral, podemos dizer que há muitas ofertas para bolsistas pesquisadores nas Universidades. Algumas bolsas são, inclusive, remuneradas. Entretanto, não desanime caso não obtenha uma resposta positiva na primeira tentativa, pois até Thomas Edison errou mais ou menos 1000 vezes até conseguir criar a lâmpada.

Autor: Christian Reis Westphal

contato@sustentahabilidade.com

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Artigos

Estudante de Engenharia Química. Lidera há 7 anos o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Mais em Artigos

Varejo

Varejo crescerá 1,4% em 2017.

Roberto Mangraviti21 de outubro de 2017
Boni

Boni-65 anos de brilhante trajetória televisiva

Fabio Rejaili Siqueira20 de outubro de 2017
Riso

A origem do riso

Convidado18 de outubro de 2017
acidente ambiental

Complacência MATA!

Roberto Roche17 de outubro de 2017

Desperdício “Zero” … cultura Mottainai do Japão.

Tiemi Yamashita13 de outubro de 2017

O quão grande pode se tornar um tsunami?

Cristian Reis Westphal12 de outubro de 2017
Meio Ambiente

A Importância da Conformidade Ambiental da Indústria

Roberto Roche10 de outubro de 2017
Cerrado

Cerrado e agricultura

Ricardo Rose6 de outubro de 2017
QSMS-RS sustentabilidade

O que a indústria espera do seu Gestor de Sustentabilidade

Roberto Roche5 de outubro de 2017

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »