Artigos

Concurso “Falling Walls” em Berlim teve três concorrentes brasileiros

Concurso “Falling Walls” em Berlim teve três concorrentes brasileiros

Em um ambiente inovador com jovens cientistas, troca de experiências, ideias inspiradoras e projetos transformadores em prol da sociedade aconteceu mais uma edição da iniciativa Falling Walls.

O concurso e a conferência, realizados nos dias 8 e 9 de novembro em Berlim na Alemanha, são uma iniciativa da Falling Walls Foundation, instituição alemã sem fins lucrativos que promove discussões sobre pesquisa e inovação, divulgando as descobertas científicas mais recentes para um público amplo de todos os segmentos da sociedade. Em 2018, a etapa final contou com 100 propostas julgadas, provenientes de 77 países.

No Brasil, o concurso Falling Walls Lab Brazil, que aconteceu no dia 2 de outubro em São Paulo, foi promovido pelo DWIH São Paulo, em parceria com o DAAD Brasil, o centro de inovação Ahoy! Berlin São Paulo, a USP e Embrapii.  Os brasileiros Marcus Lima e Renata Pereira foram os vitoriosos da etapa brasileira do FWL. Ambos doutorandos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), como consequência da premiação, ganharam uma viagem para Berlim e tiveram a oportunidade de participar tanto da final do Falling Walls Lab (FWL) no dia 8 de novembro quanto da Falling Walls Conference (FWC) no dia seguinte, que contou com apresentações de cientistas renomados de importantes áreas do conhecimento. Além disso, visitaram centros de pesquisa e empreendedorismo na capital alemã, com atividades organizadas pela iniciativa Research in Germany, do Ministério da Educação e Pesquisa (BMBF), que tem o objetivo de promover as instituições alemãs de ensino e pesquisa no mundo.

Além de Marcus Lima e Renata Pereira, uma outra brasileira participou do FWL:  Tatiana Mui, doutoranda na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que fez doutorado sanduíche na Alemanha no Leibniz Institute of Plasma Science and Technology, classificou-se pela etapa de Wroclaw, na Polônia. Seu projeto “Plasma in Agriculture” propõe o uso de plasma atmosférico para o pré-tratamento de sementes na agricultura com o intuito de aumentar a germinação, crescimento e produção das lavouras. Mui comentou que o ambiente Falling Walls é algo grandioso  e possibilita interessantes descobertas.  “Participar do FW foi uma experiência única, na qual tive a oportunidade de conhecer várias pessoas talentosas com ideias e projetos em áreas completamente diferentes da minha.”, complementa a concorrente.

 

contato@sustentahabilidade.com

00Texto Fornecido pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação de São Paulo
Foto Marcio Wicher /: Centro Alemão

Artigos

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em Artigos

Inovação

Os Desafios da Inovação Aberta no Brasil

Roberto Mangraviti21 de agosto de 2019

Socialismo é o oposto do Capitalismo?

Convidado20 de agosto de 2019

Amigas para sempre…relação mutualística

Karen P Castillioni19 de agosto de 2019

Balneabilidade das praias: bandeira verde ou vermelha?

Laís Nunes15 de agosto de 2019
O mecanismo de defesa de uma planta leva a lagarta ao canibalismo

O mecanismo de defesa de uma planta leva a lagarta ao canibalismo

Karen P Castillioni11 de agosto de 2019
Alimentos Imunológicos

Alimentos imunológicos… conheça-os

Dr Leo Kahn2 de agosto de 2019
Minuto ODS -Cidades e Comunidades Sustentáveis

Vídeo Minuto ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis

Bel Gimenez30 de julho de 2019
Podcast - Sua empresa deve ou não ter um departamento de sustentabilidade

Podcast – Sua empresa deve ou não, ter um Departamento de Sustentabilidade?

Roberto Mangraviti29 de julho de 2019
Hotel de Maceió estimula turismo sustentável

Hotel de Maceió estimula turismo sustentável

Roberto Mangraviti28 de julho de 2019

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »