Artigos

Costa Rica … boas notícias de 2015.

Costa Rica … boas notícias de 2015.

Há muitos anos a Costa Rica, um pequeno país na América Central (equivalente 0,6% do Brasil) vem desenvolvendo uma cultura sustentável. Banhada pelo Pacífico e pelo Mar do Caribe, este pais de beleza natural incontestável, abriga uma população de pouco mais de 4,5 milhões de habitantes, que tem no turismo sua fonte maior de subsistência. E a preservação das florestas proporciona, através do turismo sustentável, uma renda per capita de US$ 12.900.00, um pouco superior a média brasileira (US$ 12.100,00 ou 6,6% acima). Com IDH – Índice de Desenvolvimento Humano- semelhante ao Brasil (na casa 0,7 ), 99,4% da população tem energia elétrica em seus lares, caminhando desta forma para um futuro sustentável a largos passos. Em 2015 a Costa Rica terá produzido 97,1% da eletricidade consumida através de fontes limpas, graças a condições climáticas favoráveis à geração hídrica. Este resultado foi obtido “graças ao modelo desenvolvido no país nos últimos 66 anos” e porque “as condições hidrológicas são favoráveis, inclusive em março, que é historicamente um mês muito seco”, explicou o diretor do Centro de Planejamento e Desenvolvimento Elétrico do ICE, Gilberto de la Cruz. Conforme a mesma fonte, “nos primeiros 75 dias de 2015, que correspondem ao período da estação seca, ocorreram chuvas que permitiram manter os maiores reservatórios acima dos níveis previstos”. Tendo sua matriz energética apoiada no sistema de geração hidro elétrica, os costa-riquenhos tem também utilizado fontes geotérmicas e eólicas em escala cada vez maior. Desta forma, a redução gradativa do uso de combustíveis fósseis proporcionará em 2016 uma redução do custo da tarifa elétrica à sua população. E conforme a WWF este belo país “está perto de alcançar 100% na produção de energia renovável”, que o colocará no primeiro país no ranking mundial.

Ratificando a declaração do representante do Centro de Planejamento e Desenvolvimento Elétrico, este trabalho começou há 66 anos. Portanto sustentabilidade é sinônimo de planejamento de longo prazo. Não se obtém resultados, em nada na vida de um dia para o outro, e não é preciso ser um país rico financeiramente, mas rico em ideias e nas suas escolhas.

Autor: Roberto Mangraviti

contato@sustentahabilidade.com

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Artigos

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade.com pela WEBTV. Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em Artigos

São Paulo

Cidade de São Paulo – TODOS são “fumantes”.

Roberto Mangraviti9 de dezembro de 2017
Leite e Qualidade

Leite: qualidade, processamento e as nomenclaturas comerciais.

Convidado8 de dezembro de 2017
Pré-História

Homem … 45 mil anos de impacto ambiental

Ricardo Rose7 de dezembro de 2017
Gestão Ambiental

Gestão Ambiental portuária, Ônus ou Oportunidade?

Roberto Roche5 de dezembro de 2017
equipes

Equipes de Crise Corporativa

Roberto Mangraviti2 de dezembro de 2017
Energia Aeólica

A Cidade de Saerbeck planejou e realizou o futuro.

Roberto Mangraviti1 de dezembro de 2017
Demitir Clientes

Momento(s) de “demitir” um cliente !

Roberto Mangraviti30 de novembro de 2017

A revolução das impressoras 3D: Impressão de pontes de aço

Cristian Reis Westphal29 de novembro de 2017
Gestão Hospitalar

A moderna gestão hospitalar e a questão ambiental.

Roberto Roche27 de novembro de 2017

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »