Artigos

Dicas de como cuidar do seu pet no inverno

Dicas de como cuidar do seu pet no inverno

Apesar de vivermos em um país que não possui um inverno tão dramático, algumas cidades brasileiras podem ficar bastante frias nessa época do ano. Visando melhorar o bem estar dos nossos pets é importante fazer algumas alterações no manejo diário. Uma das funções da pelagem dos animais é mantê-los aquecidos, mas dependendo da temperatura externa não é suficiente, nesse caso precisamos oferecer um ambiente aquecido para mantê-los protegidos.

Os cães idosos são os que mais sofrem no inverno, isso porque os idosos geralmente tem algum grau de artrose, dor na coluna e articulações. Lembrando que os cães são considerados idosos a partir dos sete anos de idade. A idade avançada leva a uma atrofia muscular, isso diminui o metabolismo deles fazendo com que sintam ainda mais frios.

Durante o inverno geralmente observamos a diminuição da imunidade dos cães mais velhos, deixando-os mais susceptíveis a doenças, principalmente as respiratórias. Muito cuidado com pneumonias !

Filhotes também merecem uma atenção redobrada, o baixo peso os impossibilita em manter a temperatura corporal ideal. Nessa fase, eles ainda não têm o sistema imunológico completamente formado, os deixando mais vulneráveis a bactérias e vírus. Algumas raças são especialmente sensíveis como os Pinschers, Whippets e Yorkshires.

Para amenizar as baixas temperaturas vale a pena optar por banhos a seco, vestir roupas (para cães de pequeno porte), não deixar o animal tomar chuva ou vento, colocar cobertores junto as camas/casas, evitar aquecedores elétricos (ressecam ambiente) e manter as vacinas em dia. É interessante leva-los para passear próximo ao meio dia, momento em que a temperatura esta mais quente.

Já no caso dos felinos existem algumas diferenças. Para saber se eles estão com frio é indicado sentir as suas extremidades como as patinhas e pontas de orelha, se estiverem gelados é porque o bichano esta com frio. Gatos detestam roupas, por isso para mantê-los aquecidos é interessante utilizar camas em formato de iglu (eles se sentem mais protegidos), estimular banhos de sol, colocar cobertores junto as camas/casas, não dar banhos e manter as vacinas atualizadas. Os felinos da raça sphynx são especialmente sensíveis ao frio.

Ofereça sempre água fresca e os estimule a consumi-la, as baixas temperaturas induzem a diminuição do consumo hídrico. O apetite aumenta e devemos prover rações de boa qualidade para o bom funcionamento do sistema imune.

Autora: Fernanda Lanzelotti
contato@sustentahabilidade.com

 

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Artigos

Médica Veterinária graduada na Unesp - Botucatu. Pós-Graduada em Acupuntura Veterinária e em clínica médica e cirúrgica de Felinos. Os atendimentos são realizados no cunsultório da Clínica Veterinária Spécialité -Uberlândia -Mg

Mais em Artigos

Mulher na Dependência Quimica

A vulnerabilidade da mulher e a Dependência Química – Parte 2

Dependência Química19 de janeiro de 2018
Fragilidade Humana

A fragilidade humana …”matéria prima” dos ditadores.

Roberto Mangraviti17 de janeiro de 2018
Investimento

Investimento X Resultado em Qualidade e Sustentabilidade

Roberto Roche16 de janeiro de 2018
crise economia

Consequências da crise econômica: quem vai registrá-las?

Ricardo Rose15 de janeiro de 2018
Lições de Mark Zuckerberg

Lições de Mark Zuckerberg para universitários brasileiros

Roberto Mangraviti14 de janeiro de 2018

Como aparar as asas de aves mantidas como pet

Adriana Tereza Petrocelli13 de janeiro de 2018

Conheça nossa nova Colunista: Adriana Tereza Petrocelli

Bel Gimenez13 de janeiro de 2018
O preço do cobre, os veículos elétricos e a energia renovável

O preço do cobre, os veículos elétricos e a energia renovável.

Roberto Mangraviti12 de janeiro de 2018

Desmatamento na Amazônia, é um estrago irrecuperável?

Roberto Mangraviti10 de janeiro de 2018

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »