Artigos

Distensão abdominal

Distensão abdominal

Também conhecido como abdômen distendido, ocorre com o aumento do volume abdominal provocado por substancias liquidas, gasosas ou sólidas no seu interior.

A sensação de desconforto ou mesmo doloroso é comum em indivíduos com dietas com excesso de fibras, doces e com habito de engolir grande quantidade de ar durante a refeição.

A sensação de barriga inchada pode ser sintoma decorrente de outras patologias como a Síndrome do intestino irritável, refluxo esofágico, intolerância a lactose e glúten, Síndrome de dumping, tumores abdominais entre outras.

Fatores de risco:

  • Deglutição de ar
  • Constipação
  • Transtorno do Comer Compulsivo
  • Infecções bacterianas no intestino delgado
  • Obesidade
  • Ascite
  • Uso de determinados  medicamentos
  • Insuficiência pancreática
  • Menstruação
  • Parasitoses
  • Aumento dos órgãos abdominais e pélvicos
  • Sinais e sintomas:
  • Dor abdominal
  • Azia
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Fezes sanguinolentas
  • Inapetência
  • Perda de peso

O diagnostico é realizado pelo medico através de histórico, exame físico de palpação abdominal, acrescentado por exames laboratoriais, radiografia, ultrassonografia, tomografia, ressonância e ate mesmo a endoscopia. 

SAIBA MAIS:

Evite o consumo de alimentos gordurosos e de bebidas gaseificadas.

Cuidado com o consumo de:

  • Feijão
  • Ovos
  • Leite
  • Milho
  • Farelo de trigo
  • Cereais
  • Brócolis
  • Alho
  • Repolho
  • Couve-flor
  • Frutose contida nas frutas secas, mel, cebola e alcachofras
  • Sorbitol contido em alguns doces e gomas de mascar ditos sem açúcar

Realize suas refeições sempre no mesmo horário

Alimente-se devagar.

Mastigue bem os alimentos.

Pare de fumar.

Pessoas que se queixam de excesso de gases e barriga inchada, sem ter aumento real do volume abdominal, podem possuir uma forma mais branda da síndrome do intestino irritável.

Esses indivíduos teriam uma maior sensibilidade à distensão gasosa dos intestinos, sentindo desconforto e inchaço com pequenos aumentos do volume de gás intestinal.

Cuidado com o uso de medicamentos analgésicos opioides, antidepressivos, antipsicóticos, anti-histamínicos, ferro e antiácidos à base de alumínio.

Procure seu médico.

Texto: Dr. Leo Kahn

Imagem: https://www.portalsalud.com/por-que-puedo-sentir-el-latido-de-mi-corazon-en-mi-estomago_13167696/

Artigos

Dr.Leo Kahn é médico atuante nas áreas de Endocrinologia e obesidade, foi diretor e coordenador clínico de instituições médicas, palestrante e conferencista internacional. Atua como consultor médico em vários programas de rádio e TV. Coach de Saúde de Performance e atuante em Medicina Preventiva e de Resultados.

Mais em Artigos

Visão 360⁰ do mercado e da pessoa com deficiência

Roberto Mangraviti17 de junho de 2019
Paulo Azevedo

Paulo Azevedo no Brasil

Roberto Mangraviti16 de junho de 2019
Minuto ODS

Vídeo Minuto ODS 5 – Igualdade de Gênero

Bel Gimenez14 de junho de 2019
Teste do Pézinho

Encontro de Negócios das Novas Tecnologias da Saúde

Bel Gimenez11 de junho de 2019
Carboidratos

Carboidratos

Dr Leo Kahn10 de junho de 2019
Minuto ODS

Vídeo Minuto ODS 4 – Educação de Qualidade

Bel Gimenez8 de junho de 2019
Creche Elza Galvão

Financiamento coletivo para recuperar Creche Elza Galvão incendiada.

Roberto Mangraviti6 de junho de 2019
Dia do Meio Ambiente

Dia do Meio Ambiente

Roberto Mangraviti5 de junho de 2019
Minuto ODS

Vídeo Minuto ODS 3 – Saúde e Bem Estar

Bel Gimenez2 de junho de 2019

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »