Artigos

Empreendimentos utilizando energia solar

Empreendimentos utilizando energia solar

O cuidado com o meio ambiente e adoção de atitudes sustentáveis é uma discussão que ganha força a cada dia, principalmente nas empresas mineiras, que buscam novas práticas para se adequar a essa realidade. Evidenciando essa tendência, a construtora Patrimar, Mori Energia e da CEMIG SIM, assinou hoje, 16 de outubro, um acordo que possibilita a redução do custo com energia elétrica para seis empreendimentos do Grupo, evitando a emissão de aproximadamente 34 toneladas de CO2/ano.

O diretor de Novos Negócios da Mori Energia, Ivo O. Pitanguy, afirma que a parceria com a Patrimar é importante por sua representatividade no setor. “É um grande passo para implementação de práticas de reponsabilidade ambiental e social das empresas do ramo imobiliário. Sem dúvida alguma, seria um grande avanço se as construtoras iniciassem os projetos de concepção de seus empreendimentos com soluções ecologicamente corretas, como por exemplo, a adoção da energia solar, que é limpa e renovável. Em outros lugares do mundo, como por exemplo, na Califórnia, já existem leis que obrigam novos empreendimentos residências serem construídos com soluções solares desde a concepção do projeto, destaca.

Empreendimentos com sustentabilidade

O diretor comercial e de marketing da Patrimar, Lucas Couto, afirma que a sustentabilidade é um valor defendido e praticado pelo Grupo Patrimar e está presente em todos os empreendimentos que levam a marca. “Temos o objetivo de otimizar ainda mais a utilização de energia limpa, equilibrar a demanda com o uso racional dos recursos naturais, suprindo o consumo de energia das áreas comuns dos condomínios. Por isso, fechamos essa parceria com a Mori Energia e a Cemig SIM. Através das usinas solares que as empresas operam em Minas Gerais, os moradores dos condomínios que construímos contarão com uma economia ainda maior na conta de energia, além de darmos continuidade ao nosso propósito de reduzir os impactos ambientais. É por isso que estamos sempre atentos à novas tecnologias e soluções inovadoras como esta, a fim de incorporar cada vez mais o conceito de sustentabilidade em nossos empreendimentos.”

De acordo com o Presidente da Cemig SIM, Danilo Gusmão “Além de terem seus custos reduzidos durante a obra, os empreendimentos receberão energia limpa. É um caminho sem volta, temos que incentivar cada vez mais o setor de energia solar por meio da geração compartilhada, que propicia a universalização dos benefícios aos clientes”, destaca. Ainda segundo Gusmão, “a parceria com a construtora é apenas o primeiro passo. Há também espaço para extensão do benefício aos condomínios e a instalação de eletropostos em edifícios”, complementou.

Empresas e comércios que apresentam consumo mensal acima de 500 kWh, também podem aderir ao projeto e, o melhor, não é necessário nenhum tipo de investimento, instalação ou obras. A energia será gerada remotamente em áreas com radiação solar mais favorável e continuará chegando pela rede da distribuidora, porém, com menor custo.

Para a construção das usinas, a Mori Energia firmou parceria com a Cemig SIM. Juntas, as empresas visam implantar 32 usinas solares fotovoltaicas em 17 cidades do estado. A estimativa é de que as usinas – que têm potência instalada de 200 MW, cada – gerem 300 gigawatts/hora por ano de energia limpa, renovável e eficiente. Até o fim de 2020, o investimento será de R$ 600 milhões e a previsão é de que as obras gerem quatro mil empregos.  A previsão de faturamento é da ordem de R$ 140 mi ao ano.

contato@sustentahabilidade.com

Artigos

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em Artigos

O sistema de defesa contra infecções - Entenda esse jogo de edição de genomas!

Você sabe o que é CRISPR-Cas9? Entenda esse jogo de edição de genomas!

LIDIANE DE SOUZA TORRES6 de novembro de 2019

Educação Ambiental

Karen P Castillioni31 de outubro de 2019

Conheça a apelidada “árvore da morte”

Cristian Reis Westphal30 de outubro de 2019

Guia Prático de cuidados com filhotes caninos.

Fernanda Lanzelotti29 de outubro de 2019

Qual a real cor do Sol?

Cristian Reis Westphal28 de outubro de 2019

Rios voadores: há muita água sobre nossas cabeças

Karen P Castillioni25 de outubro de 2019
Monte das Serras

Como fazer um controle biológico de pragas e doenças adequado?

Roberto Mangraviti22 de outubro de 2019
Consumidor buscando marcas sustentáveis no Varejo

Consumidor buscando marcas sustentáveis no Varejo

Roberto Mangraviti19 de outubro de 2019

Problemas com a Pressão Arterial e Estresse entenda as funções do Cortisol

Dr Leo Kahn14 de outubro de 2019

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com