Artigos

Energia “limpa” cresce em abril

Energia “limpa” cresce em abril

A geração de energia eólica e solar durante  a primeira quinzena de abril, no epicentro da pandemia, cresceu espantosamente. O site ABSOLAR- Associação Brasileira de Energia Solar informa que , “a  fonte solar fotovoltaica apresentou forte aceleração de geração na primeira quinzena de abril frente ao mesmo período no ano passado, avançando 53,3%, para 692 megawatts (MW) médios.” A fonte eólica também apresentou avanço no período, de 23%, para 3.928 MW médios. O avanço é resultado da recente ampliação da capacidade instalada das duas fontes, com a entrada de novas usinas em operação, explica Carlos Dornellas, gerente da área de Segurança de Mercado & Informações da CCEE.

Segundo levantamento,  a geração distribuída no Brasil desponta em um crescimento vertiginoso e ultrapassou mais de 5 GW de potência operacional. Além disso, são 12,8 bilhões em investimentos acumulados desde 2012, distribuídos em todas as regiões e estados do país. 

Num país com todas as condições para maior utilização de energia limpa, as alternativas “limpas” criam  curiosa “sinergia” em meio a pandemia, podendo a energia solar se tornar, por exemplo, a maior fonte de eletricidade até 2050, de acordo com a AIE (Agência Internacional de Energia).

Seguindo essa curva de crescimento e se destacando como o estado com a maior capacidade instalada no Brasil, Minas Gerais sai na frente com 456,5 MW de potência. Segundo o presidente da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, Minas lidera o ranking por três motivos, melhor legislação, recurso solar do Estado e  uma  das tarifas de energia elétrica  mais elevadas no Brasil.

Abaixo os Estados e Municípios com maior participação na produção nacional.



Texto: Roberto Mangraviti

contato@sustentahabilidade.com

Artigos

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em Artigos

Reconhecimento facial para trabalhadores no campo contra o coronavirus

Roberto Mangraviti21 de maio de 2020
Nanotecnologia e o Agronegocio

Nanotecnologia e o Agronegócio

Camila Gagliardi18 de maio de 2020
Benefícios do Abacaxi

Benefícios do Abacaxi

Dr Leo Kahn18 de maio de 2020
Imunidade Alimentos Saudaveis

Imunidade: alimentação com ingredientes naturais

Bel Gimenez15 de maio de 2020
Vinho dos Mortos

Vinho dos Mortos

Bel Gimenez14 de maio de 2020
Ventilador Pulmonar - Covid-19

Ventiladores pulmonares inteligentes desenvolvidos em MG

Roberto Mangraviti12 de maio de 2020
Como cuidar dos pets diante do isolamento social?

Como cuidar dos pets diante do isolamento social?

Roberto Mangraviti11 de maio de 2020
Max Pianura

Max Pianura – Live beneficente deste domingo

Bel Gimenez8 de maio de 2020
Agronegócio - Trator Cor de Rosa

Presença feminina no agronegócio

Bel Gimenez4 de maio de 2020

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com