Artigos

Enriquecimento ambiental para animais silvestres

Enriquecimento ambiental para animais silvestres

Nos últimos anos tem-se valorizado muito o bem estar animal, tanto para animais de produção como  para animais domésticos ou ainda para os animais silvestres que vivem em cativeiro ou criados como pet.

Segundo Furtado (2006), temos um dever ético, ao manter animais em cativeiro, de lhes proporcionar saúde física e mental e o enriquecimento ambiental contribui significativamente para o bem estar destes animais.

Esta prática consiste na introdução de variedades em alimentos, objetos, etc.  nos recintos, permitindo que os animais usem a curiosidade, a criatividade , desperte seu instinto, ocupem seu tempo, sempre adequando estas práticas à espécie em questão, garantindo a segurança dos animais, dos tratadores, assim como do público.

Estas práticas devem ocorrer diariamente, fazendo parte da rotina dos animais, e podemos classificá-las de cinco formas: físico, sensorial, cognitivo, social e alimentar.

Enriquecimento físico: está relacionado com a estrutura física do recinto, onde poder-se-á introduzir elementos como brinquedos, cordas, redes, vegetação para o animal  se esconder, se sentir seguro, poleiros, troncos, tanques de água,  etc.

Animais Silvestres
Enriquecimento físico: com cordas, redes, troncos tocas, vegetação
Zoo de Sorocaba Fonte: https://agendasorocaba.com.br/zoologico-municipal-quinzinho-barros

 

Animais Silvestres
Enriquecimento físico: brinquedos e objetos inserido no viveiro
Fonte: https://www.atelierdospassaros.com.br

 

Enriquecimento sensorial: está relacionado com o estímulo através do olfativo, visual , auditivo, gustativo e tátil,  colocando nos recintos sons de água em movimento, vozes de animais,  introduzindo ervas aromáticas, panos com cheiros de outros animais e até urina e fezes estimulando a proteção de território.

Animais Silvestres
Enriquecimento sensorial: estímulos através dos cinco sentidos
Fonte: https://www.zoo.pt/site/conservacao.php?contentid=48

 

Enriquecimento cognitivo/ocupacional: são dispositivos que estimulam os animais a “resolver problemas”, com isto desenvolvendo a motivação exploratória e ocupando o tempo do animal, como exemplo temos, uso de bolas, alimentos colocados em caixas, alimentos escondidos no recinto, móbiles, forçando o animal a buscar sua “recompensa”.

Animais Silvestres
Enriquecimento cognitivo/ocupacional: objetos escondidos em caixas
Fonte: http://bvsvet.blogspot.com.br

 

Enriquecimento social: consiste na convivência com outros indivíduos quando a espécie tiver a característica gregária (viver em grupos)  sendo da mesma espécie ou de espécies diferentes como seria de seu convívio na natureza.

Animais Silvestres
Enriquecimento social: Espécies gregárias convivendo no mesmo espaço físico
Fonte: http://www.clickfozdoiguacu.com.br

 

Enriquecimento alimentar: consiste na utilização de alimentos alternativos da dieta do animal, porém que sejam nutritivos para a espécie. Os alimentos também podem ser apresentados de várias formas: inteiros, com cascas, batidos, congelados, em forma de sucos, dentro de objetos etc.

Animais Silvestres
Enriquecimento alimentar: oferta de alimentos alternativos e de forma criativa
Fonte: http://bem–estaranimal.blogspot.com.br

 

O importante é que os alimentos, os objetos, as mudanças  não permaneçam muito tempo no recinto para não perder o caráter de novidade, por isto deve-se alterar o tipo de enriquecimento  com frequência (DOMINGUEZ, 2008).

Vários zoológicos ,  instituições já são adeptos destas práticas tão benéficas para os animais, até mesmo em casa as pessoas estão se preocupando mais, haja visto que lojas de médio e grande porte,  de artigos para animais, possuem os mais diversificados ítens para entretenimento dos bichinhos desta forma maximizando a qualidade de vida e inibindo alterações comportamentais muito encontradas em ambientes estáticos.

 

Texto: Adriana Petrocelli
contato@sustentahabilidade.com

 

Referências bibliográficas:

DOMINGUEZ, T. N. Enriquecimento Ambiental em Zoológicos – Instituto de Zootecnia – Universidade Federal de Viçosa – 2008
FURTADO, M.O. Uso de Ferramentas Como Enriquecimento Ambiental Para Macacos-Prego (Cebus Apella) Cativos. 2006. 77 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
SILVA, A.T. A IMPORTÂNCIA DO ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA O BEM ESTAR DOS ANIMAIS EM ZOOLÓGICOS, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix – Campus Praça da Liberdade – São Paulo– 2014

 

Outros Textos da Autora

Como aparar as asas de aves mantidas como pet

Artigos

Graduada em Medicina Veterinária, Mestrado em Ciências Veterinárias e Especialização em Ciências Aviárias, pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente das disciplinas Doenças Parasitárias e Gestão Agroindustrial.

Mais em Artigos

Energia Solar

Empreendimentos utilizando energia solar

Roberto Mangraviti20 de outubro de 2019
Consumidor buscando marcas sustentáveis no Varejo

Consumidor buscando marcas sustentáveis no Varejo

Roberto Mangraviti19 de outubro de 2019

Problemas com a Pressão Arterial e Estresse entenda as funções do Cortisol

Dr Leo Kahn14 de outubro de 2019
Minuto ODS - Vida Terrestre

Vídeo Minuto ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação –

Bel Gimenez12 de outubro de 2019
Selfie para biometria e assinatura digital

Selfie para biometria e assinatura digital

Roberto Mangraviti11 de outubro de 2019
Minuto ODS - Vida Terrestre

Vídeo Minuto ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Bel Gimenez7 de outubro de 2019
Cabines de Descanso

Cabines de descanso em rodovias brasileiras são instaladas na BR386

Roberto Mangraviti4 de outubro de 2019
Curso de Cuidadores em SP

Cursos de Cuidadores em SP – 05 Vagas Gratuitas

Roberto Mangraviti2 de outubro de 2019

Especiarias e ervas aromáticas: quais você conhece?

Karen P Castillioni30 de setembro de 2019

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »