5 Minutos Entrevista

Entrevista Claudio Tieghi da AFRAS – Associação Franquia Sustentável

Entrevista Claudio Tieghi da AFRAS – Associação Franquia Sustentável

1 . Como e quando surgiu a idéia de formar uma associação, como a AFRAS,  para um segmento de empresas do sistema de franquias ?

Claudio Tieghi : A primeira ideia da AFRAS surgiu em 2004 por um grupo de empresários com atuação no Franchising, que perceberam a necessidade de uma entidade capaz de articular a transferência de projetos sociais ou ambientais entre as empresas do setor. Inicialmente a AFRAS tinha como objetivo replicar boas práticas em Responsabilidade Social.

Com o passar dos anos a AFRAS foi moldando sua atuação em sintonia com o desenvolvimento sustentável da sociedade, com foco no tripé  econômico, social e ambiental, caracterizando-se como agente facilitadora e provocadora para a criação e implantação de uma nova cultura  Franchising.  Todo esse movimento culminou no que chamamos de Franchising de Sexta Geração, empresas franqueadoras que inserem a temática da sustentabilidade em seus modelos de negócios, influenciando as partes interessadas, principalmente as franquias.

2 . Qual a missão da AFRAS, neste contexto ?

Claudio Tieghi : A AFRAS tem como missão contribuir para a implementação de gestão socialmente responsável em empresas do sistema de franquias, visando ao desenvolvimento sustentável da sociedade.Atuamos de forma concentrada junto às empresas franqueadoras e desenvolvemos projetos e mecanismos que também envolvem franqueados, fornecedores e clientes.

3.  Quais as ferramentas ou mecanismos utilizados pela AFRAS , para difusão desta temática ?

Claudio Tieghi : Atualmente a AFRAS possui uma agenda expressiva de cursos e eventos. Entre eles,  o “Café AFRAS”, que acontece bimestralmente e que tem por objetivo discutir e compartilhar entre os participantes ações e práticas sustentáveis. Também realiza anualmente o “Simpósio ABF-AFRAS de Sustentabilidade” com a participação de especialistas no campo da sustentabilidade, tal simpósio é hoje referencia no segmento franquias. Além disso, anualmente a AFRAS atua na ABF Expo, a maior feira de franquias do mundo que ocorre na cidade de São Paulo,  com projetos de coleta seletiva e reciclagem e a premiação de estandes sustentáveis montados de forma ecologicamente correta. Considero que a educação para a sustentabilidade se dá, muitas vezes, pelo exemplo. O segredo é fazer junto.

 4. Quais os resultados mais expressivos atingidos ?

Claudio Tieghi : Sem dúvida a aceitação e participação das redes de franquias no programas promovidos pela AFRAS demonstram reconhecimento de nossas ações. Mais de 34 marcas participaram do Programa Franchising de Baixo Carbono, resultando, entre diversos benefícios, no plantio de 18 hectares de árvores nativas na região do Xingu (MT) e articulação de marcas de diferentes segmentos do setor em prol da reduçãodos impactos ambientais  e compensação ambiental daquilo que não ainda não pode ser mudado. Ao tornarem as operações de lojas mais ecoeficientes, os empresários identificam  oportunidades reais de redução de custos, muitas vezes geradas pelo desperdício. O Programa Franchising de Baixo Carbono foireconhecido em 2012 como o melhor programa do Brasil na “Categoria Entidade Social” pelo Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas (GVcev).

No campo da gestão,  em parceria com o Instituto Ethos,  elaboramos e  e disseminamos para as redes  de Franquias do Brasil os “Indicadores de Responsabilidade Social,  exclusivo para o setor. Tais indicadores são referencias e hoje grandes marcas os utilizam como norteadores para práticas sustentáveis. Necessitávamos de uma métrica comum para o setor e, desde 2009, as franqueadoras podem acompanhar o seu desenvolvimento e estabelecer metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável dos negócios.

Para o desenvolvimento deo capital humano, em parceria com o Great Place to Work, realizamos uma iniciativa inédita no mundo.  O “Prêmio Melhores Franquias para Trabalhar” avalia exclusivamente as empresas do segmento de franquias e oportuniza a tomada de decisões estratégicas para que as empresas possam obter ainda melhores resultados em suas operações.  É um olhar para a gestão do capital humano das franquias,que valoriza as relações do trabalho e geram resultados melhores para todos.

No campo social, realizamos anualmente o BAZAR AFRAS. Em 2012 a entidade beneficiada será a AACDatravés da venda de produtos doados pelas marcas participantes. Além disso, através do  Teleton,ampliaremos ainda mais as oportunidades de contribuição com a entidade. Até o momento mais de 20 marcas já confirmaram a participação. Será sem dúvidas, o maior bazar que já realizamos.

5. Na sua opinião, as empresas de varejo como um todo, estão desenvolvendo uma visão sustentável? Alguma área a destacar ?

Claudio Tieghi : O movimento de responsabilidade social empresarial conta com expressivos avanços das empresas do varejo de variados portes, de toda forma, ainda há muito para melhorar. Esse fenômeno também se repete no franchising. O desafio é sensibilizar o empresariado de que a sustentabilidade deve ser entendida como um modelo de gestão. Quando considerada como algo à parte do processo, ela perde força e credibilidade, pois não traz retorno para o negócio. Propomos uma relação ganha-ganha-ganha onde pessoas, negócios e o meio ambiente se beneficiem.

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

5 Minutos Entrevista

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade.com pela WEBTV. Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em 5 Minutos Entrevista

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

Roberto Mangraviti16 de julho de 2017

EXCLUSIVO – Petrônio Côrrea Filho, responsável pelo lançamento da marca Senna

Roberto Mangraviti1 de maio de 2017

Brasil produzindo azeite de qualidade

Roberto Mangraviti12 de janeiro de 2017

Música Flamenca em São Paulo

Roberto Mangraviti24 de maio de 2016

Bruno Mansini: Reverenciado por Jon Anderson (ex-Yes)

Roberto Mangraviti13 de março de 2016

Entrevista exclusiva com a cantora Manu Santos

Bel Gimenez11 de março de 2016

Mediação na Saúde

Roberto Mangraviti21 de janeiro de 2016

5.a Edição do Benchmarking Jr

Roberto Mangraviti15 de janeiro de 2016

Mesa Radiônica Quântica e nossa mente

Roberto Mangraviti1 de dezembro de 2015

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »