5 Minutos Entrevista

Entrevista Daniel Bellissimo, Presidente do Centro de Voluntariado Universitário (CVU)

Entrevista Daniel Bellissimo, Presidente do Centro de Voluntariado Universitário (CVU)

 

  1. Quando e onde surgiu o Centro de Voluntariado Universitário?

O Centro de Voluntariado Universitário (CVU) surgiu em Ribeirão Preto (SP), no início de 2011. A organização foi idealizada por dois amigos (Daniel Bellissimo e Milton de Lázaro), estudantes de Economia, na FEARP/ USP.

  1.  O que motivou esta atitude organizacional ?

A nossa motivação foi a dificuldade que encontramos quando iniciamos nossa busca por uma entidade ou projeto social no qual pudéssemos ser voluntários. Conseguimos encontrar por fim o GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer), mas em nossa mente nasceu a ideia de que existiam outros jovens universitários sedentos por contribuir com sua comunidade, entretanto sem encontrar a melhor maneira, que se encaixasse às suas possibilidades.

  1. Qual a missão da organização e em quais regiões do País?

Nossa missão é fornecer oportunidades para a comunidade universitária atuar em projetos e entidades sociais através do voluntariado, evidenciando sua importância para formação dos jovens e para a transformação da comunidade local.

Nossa visão é a de constituir um modelo de Centro de Voluntariado jovem, que possa ser replicado em qualquer centro universitário pelo país. Sendo assim, em 2013, a partir de nosso planejamento estratégico, estruturamos um programa de Expansão, que já está iniciando desenvolvimento de um CVU em Uberlândia (MG) e São Carlos (SP).

  1. Quantos voluntários hoje estão cadastrados e qual o perfil ?

Hoje, na administração da entidade contamos com 40 voluntários.

Já oferecemos oportunidade para atuação de longo prazo no voluntariado para 36 jovens. Atuações voluntárias pontuais já contamos com mais de 200. E com sensibilização em eventos e palestras esse número já passou de 1150.

Assim, buscamos atender jovens com diferentes perfis. Aquele que trabalha durante a semana, pode desempenhar no final de semana sua atuação voluntária. Aquele que ainda não considera pronto para um compromisso com a entidade, pode atuar pontualmente. E aquele com maior período livre por não trabalhar, pode atuar uma vez durante a semana.

  1. Quais as maiores atividades a destacar ?

As ONGs parceiras trabalham com diferentes questões. Sustentabilidade ambiental e permacultura, contra-turno escolar para crianças, assistência aos hipertensos e familiares de pacientes com câncer, entre outros.

O CVU apresenta aos jovens organizações em que possam ser voluntários, e também realiza eventos pontuais para ação de voluntários esporádicos. Como exemplo, em 2012 fomos um dos ganhadores do prêmio Trote Social, da Fundação Educar, da Dpaschoal, como uma das melhores práticas de trote da cidadania do país.

Além disso, nossa Diretoria de Projetos trabalha com a profissionalização do setor, oferecendo consultoria em gestão organizacional para entidades sociais.

Realizamos eventos para apoio na profissionalização do setor e capacitação de gestores, e eventos de sensibilização de jovens à causa voluntária.

 

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

5 Minutos Entrevista

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade.com pela WEBTV. Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em 5 Minutos Entrevista

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

Roberto Mangraviti16 de julho de 2017

EXCLUSIVO – Petrônio Côrrea Filho, responsável pelo lançamento da marca Senna

Roberto Mangraviti1 de maio de 2017

Brasil produzindo azeite de qualidade

Roberto Mangraviti12 de janeiro de 2017

Música Flamenca em São Paulo

Roberto Mangraviti24 de maio de 2016

Bruno Mansini: Reverenciado por Jon Anderson (ex-Yes)

Roberto Mangraviti13 de março de 2016

Entrevista exclusiva com a cantora Manu Santos

Bel Gimenez11 de março de 2016

Mediação na Saúde

Roberto Mangraviti21 de janeiro de 2016

5.a Edição do Benchmarking Jr

Roberto Mangraviti15 de janeiro de 2016

Mesa Radiônica Quântica e nossa mente

Roberto Mangraviti1 de dezembro de 2015

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »