5 Minutos Entrevista

Entrevista Felipe Portugal

Entrevista Felipe Portugal

5 Minutos Entrevista , Felipe Portugal, Diretor da Zazcar , empresa de locação de veículos compartilhado.

1.) Explique o serviço prestado pela Zazcar e a missão da empresa ?

O serviço de compartilho de carro da Zazcar consiste no aluguel do veículo não apenas através de diárias, mas também de forma fracionada, ou seja, por hora. Além desse grande diferencial, o sistema de compartilhamento da Zazcar é caracterizado por uma abordagem descentralizada (onde temos 60 carros espalhados por 45 pontos da cidade), sem burocracia (todo o procedimento de cadastro e reserva pode ser feito pelo computador, tablet, smartphone ou pela nossa central de atendimento 24h), disponível 24h (como os nossos carros ficam em estacionamentos parceiros 24h, não existe a necessidade de interação humana ao longo da sua reserva) e com combustível e seguro total inclusos em todos os carros. Após se tornar um membro da Zazcar o usuário receberá um cartão – Zazcard – que serve para acessar os carros reservados pelo usuário. A partir daí, basta o cliente reservar o carro pelo site, tablet ou smartphone pelo período desejado, ir até o estacionamento do carro selecionado e ao passar o cartão no para-brisa do carro as portas destravam automaticamente, permitindo o acesso ao carro e consequentemente o início da reserva. Ao final da reserva, basta devolver o carro no mesmo ponto de retirada e finalizar a reservar passando novamente o Zazcard no para-brisa do veículo.

2.)O que motivou-os  a criar a empresa ?

Eu já administrava uma empresa de terceirização de frotas no Paraná e estava no momento de diversificar o meu negócio. Nesse mesmo período, após uma viagem ao exterior, conheci o sistema de carsharing e levando em conta a realidade do trânsito de SP tive certeza que o sistema de compartilhamento poderia ser muito útil por aqui também. Em 2009 iniciamos a operação da Zazcar e desde então estamos conseguindo oferecer nossos serviços para uma base crescente de membros. Importante frisar que aliado aos transportes públicos, o sistema de compartilhamento de carros é hoje uma das principais soluções de mobilidade dos grandes centros urbanos, não apenas para combater o trânsito, mas também na redução de emissões de GEE (gases de efeito estufa).

3.)  O “carro compartilhado” é mais comum na Europa, onde a sociedade possui uma visão comunitária diferente da brasileira. Vocês não temeram um “choque cultural” que inviabilizasse o negócio?

Realmente, a visão de compartilhamento aqui no Brasil ainda está engatinhando. Por esse motivo, a Zazcar tem a preocupação não apenas de apresentarmos a empresa como inserir na sociedade brasileira um novo conceito – o compartilhamento de carros – mostrando os benefícios desse sistema, tanto financeiros quanto sustentáveis. É um trabalho de formiguinha, levando informação e serviço qualificado para quem não quer mais ter gasto com um carro ou que se interessa pela cultura do compartilhamento.

 

4.) Há um perfil definido no seu público consumidor? Qual?

O principal público da Zazcar são pessoas que solucionaram a ida e volta ao trabalho com transporte público, carona, de bicicleta e utilizam nossos serviços para ocasiões onde o carro se torna realmente indispensável – como ir ao supermercado, ter um conforto adicional em dias de chuva, para resolver problemas do dia-a-dia ou para atividades de lazer como passeios e viagens com a família. Importante ressaltar  que o serviço hoje oferecido pela Zazcar permite não apenas uma alternativa ao transporte tradicional, mas também o acesso à esse tipo de mobilidade para aqueles que não podem ter um automóvel.

 

5.) Comparada com as empresas de veículos tradicionais, a Zazcar presta um serviço sensivelmente mais barato. Contudo, vocês acreditam que haja algum tipo de “motivação sustentável” que atraia novos consumidores para diminuir a poluição, por exemplo, independente do preço?

Com certeza. Uma parcela importante do nosso público utiliza a Zazcar justamente pela filosofia sustentável do serviço que oferecemos. Hoje já sabemos que 1 carro compartilhado tem o potencial de retirar de 9 a 13 carros das ruas, o que significa menos trânsito, menor emissão de gases nocivos ao meio ambiente e uma cidade mais limpa e bonita para se viver.

 

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

5 Minutos Entrevista

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade.com pela WEBTV. Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em 5 Minutos Entrevista

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

Roberto Mangraviti16 de julho de 2017

EXCLUSIVO – Petrônio Côrrea Filho, responsável pelo lançamento da marca Senna

Roberto Mangraviti1 de maio de 2017

Brasil produzindo azeite de qualidade

Roberto Mangraviti12 de janeiro de 2017

Música Flamenca em São Paulo

Roberto Mangraviti24 de maio de 2016

Bruno Mansini: Reverenciado por Jon Anderson (ex-Yes)

Roberto Mangraviti13 de março de 2016

Entrevista exclusiva com a cantora Manu Santos

Bel Gimenez11 de março de 2016

Mediação na Saúde

Roberto Mangraviti21 de janeiro de 2016

5.a Edição do Benchmarking Jr

Roberto Mangraviti15 de janeiro de 2016

Mesa Radiônica Quântica e nossa mente

Roberto Mangraviti1 de dezembro de 2015

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »