5 Minutos Entrevista

Entrevista Renata Ashcar

Entrevista Renata Ashcar

Renata Ashcar é  uma referência na área de perfumaria e é graduada em publicidade. Capacita deficientes visuais, para avaliação e desenvolvimento de fragâncias, sendo seus treinandos profissionais que hoje prestam serviços em Empresas Multinacionais de produção de fragâncias.

 

1. Seu currículo comprova uma grande competência na área de perfumaria. Quando e como surgiu a idéia de utilizar pessoas cegas no seu trabalho ?

Esta foi uma iniciativa na verdade da empresária Tania Bulhoes e somou-se a minha idéia de atuar na area de ensino em perfumaria pois sempre achei que tive que estudar muito para fazer meu livro (Brasilessencia: A Cultura do Perfume) e tambem a curadoria do museu de perfumes. Eu tinha já ha bastante tempo a intenção de passar adiante este conhecimento adquirido. Em parceria com a Fundação Dorina Nowill implantamos este projeto de educação em avaliação olfativa para pessoas com deficiencia visual no final de 2010. A primeira turma começou seus estudos em meados de 2011. Uma grande vitória!

 

2. Você é responsável por um curso de educação olfativa para cegos . Resuma do que se trata e o tempo de duração.

Trata-se de um curso com duração de um ano e meio aproximadamente onde os alunos aprendem temas como História da perfumaria e da arte, linguagem e tendências da perfumaria, famílias olfativas, matérias-primas, avaliação olfativa e sensorial, marketing e comunicação, preparação para o mercado de trabalho. O curso de “Avaliação Olfativa para pessoas com Deficiência Visual” tem uma metodologia única, conta com recursos diferenciados em termos didáticos, vários deles com aspecto bastante sensorial e entre os professores, importantes profissionais de mercado. O objetivo é a capacitação profissional de pessoas cegas e com baixa visão para seleção e avaliação de fragrâncias e sua inclusão no mercado de trabalho.

 

3. Quantas pessoas já foram formadas e se estão no mercado de trabalho ? Na sua empresa há algum cego ?

Os formandos já estão atuando, como estagiários e dois deles já selecionados como funcionários em empresas do setor como Symrise, IFF, Tania Bulhões, Firmenich, Robertet, Scentec e Jequiti. Um dos passos mais importantes na inclusão social das pessoas com deficiência está no mercado de trabalho, pois proporciona condições de sustento próprio e da família, bem como o seu desenvolvimento pleno e independente na sociedade. A capacitação tem um papel fundamental neste processo e é por isto que a instituição tem investido nesta área. A empresária Tania Bulhoes emprega já 6 deficientes.

 

4. Como os interessados podem se inscrever para cursar ?

Eles devem entrar em contato com a Fundação Dorina Nowill para Cegos pelo telefone  (11) 5087.0959 e falar com Fernanda.

 

5. Qual a contribuição que este trabalho trouxe para sua empresa e para sua vida ?

Sem dúvida alguma me tornou uma pessoa mais humana e acho que a maior retribuição de todas e ver a diferença que estes ensinamentos trouxeram para cada um dos alunos e suas familias tanto pessoalmente como profissionalmente! Nao tem preço que pague isto. Fora isto desenvolvi tambem pensando neles um material didático muito rico e pretendo aplicar isto em minha vida profissional também. Tem sido uma experiencia maravilhosa em todos os sentidos!

 

Renata Ashcar

Autora dos livros Brasilessencia: A cultura do perfume &  Banho: Historias e rituais, dos Guias de Perfume (edições 2008 a 2011) e curadora do Espaço Perfume Arte + História em Sao Paulo. Além de referencia na area de perfumaria e fonte para imprensa, Renata é tambem coordenadora do projeto do Curso de Avaliação Olfativa para pessoas com deficiencia visual, iniciativa da empresaria Tania Bulhões em parceria com a Fundação Dorina Nowill para cegos.

 

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

5 Minutos Entrevista

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade.com pela WEBTV. Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em 5 Minutos Entrevista

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

Roberto Mangraviti16 de julho de 2017

EXCLUSIVO – Petrônio Côrrea Filho, responsável pelo lançamento da marca Senna

Roberto Mangraviti1 de maio de 2017

Brasil produzindo azeite de qualidade

Roberto Mangraviti12 de janeiro de 2017

Música Flamenca em São Paulo

Roberto Mangraviti24 de maio de 2016

Bruno Mansini: Reverenciado por Jon Anderson (ex-Yes)

Roberto Mangraviti13 de março de 2016

Entrevista exclusiva com a cantora Manu Santos

Bel Gimenez11 de março de 2016

Mediação na Saúde

Roberto Mangraviti21 de janeiro de 2016

5.a Edição do Benchmarking Jr

Roberto Mangraviti15 de janeiro de 2016

Mesa Radiônica Quântica e nossa mente

Roberto Mangraviti1 de dezembro de 2015

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »