5 Minutos Entrevista

Entrevista Sabetai Calderoni

Entrevista Sabetai Calderoni

Sabetai Calderoni, é Presidente do Instituto de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável, sociedade civil, sem fins lucrativos criada em 2002 por professores de universidades públicas paulistas, visando a realizações de projetos voltados para a melhoria das condições ambientais e sociais da comunidade, com foco na área de resíduos .

1.   Sua expressão “ enterrar lixo é enterrar dinheiro “ é emblemática. Sendo tão verdadeira, porque reciclamos somente 2% do lixo ao invés dos 40% da Alemanha, por exemplo?

 

Os 2% referem-se à percentagem que a Prefeitura consegue encaminhar para cooperativas reciclarem. Reciclamos 20% no Brasil e 30% no município de São Paulo através do setor privado: indústrias, sucateiros e catadores.

 

2.    A inserção da reciclagem com viés econômico, está presente em algumas empresas no Brasil, com matriz na Europa . Os gestores de empresas exclusivamente brasileiras, estariam mais distante desta cultura, ou a ineficiência  por aqui é geral ?

 

Já reciclamos bastante no Brasil. Por exemplo: 97% das latinhas de alumínio; 60% do PET; bastante papel, material ferroso e plásticos em geral. Estamos ainda muito atrasados na reciclagem dos resíduos domiciliares orgânicos (restos de comida), que representam mais de 60% do total do lixo domiciliar e também na reciclagem de entulho, cuja geração atinge uma gigantesca tonelagem anual.

 

3.    Qual a sua perspectiva com relação a entrada em vigor da  Política Nacional de Resíduos em agosto/14 ?

 

Já está em vigor desde 2/8/2010. É a Lei 12.305. Em 2014 ficam proibidos os lixões. Esta Política representa uma grande revolução em prol do meio ambiente… desde que seja efetivamente aplicada. Prevê Planos Municipais de Resíduos e os municípios estão atrasados… só 10% elaboraram esse Plano e o prazo já venceu.

 

4.     Estando o ICTR ligado ao meio acadêmico, assim como outras entidades sérias de terceiro setor, podemos esperar uma apropriação de toda sociedade destes novos conceitos, a médio prazo ?

 

Desde que os Municípios elaborem seus Planos de Resíduos e os executem, nossa sociedade será alcançada pelos benefícios e poderá se apropriar dos ganhos. O meio acadêmico em geral, e o ICTR em particular, apoia a difusão das ideias e ajuda os municípios a elaborarem os Planos de Resíduos.

 

 

5.    Se consideramos a questão da reciclagem como cultural, quais atitudes no âmbito da educação, deveriam ser tomadas pelas  autoridades ?

 

Deveriam apoiar o FAZER. Ações concretas, nas escolas, nos bairros, na coleta seletiva, na implantação de Centrais de Reciclagem são as mais educativas e trazem resultados em prazo muito curto.

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

5 Minutos Entrevista

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade.com pela WEBTV. Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em 5 Minutos Entrevista

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

Roberto Mangraviti16 de julho de 2017

EXCLUSIVO – Petrônio Côrrea Filho, responsável pelo lançamento da marca Senna

Roberto Mangraviti1 de maio de 2017

Brasil produzindo azeite de qualidade

Roberto Mangraviti12 de janeiro de 2017

Música Flamenca em São Paulo

Roberto Mangraviti24 de maio de 2016

Bruno Mansini: Reverenciado por Jon Anderson (ex-Yes)

Roberto Mangraviti13 de março de 2016

Entrevista exclusiva com a cantora Manu Santos

Bel Gimenez11 de março de 2016

Mediação na Saúde

Roberto Mangraviti21 de janeiro de 2016

5.a Edição do Benchmarking Jr

Roberto Mangraviti15 de janeiro de 2016

Mesa Radiônica Quântica e nossa mente

Roberto Mangraviti1 de dezembro de 2015

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »