Artigos

Especiarias e ervas aromáticas: quais você conhece?

Especiarias e ervas aromáticas: quais você conhece?

O quanto você conhece sobre especiarias e ervas aromáticas? Sabe quais são? Se você gosta de cozinhar, aqui vão informações que vão temperar seus pratos e dar um sabor especial a suas bebidas com um toque essencialmente botânico.

Embora muitas substâncias produzidas pelas plantas tenham a função de defendê-las de insetos e outros herbívoros, outras contribuem com os aromas e sabores que são utilizados pelo homem desde épocas pré-históricas. Tais características tão desejadas se encontram em especiarias e ervas aromáticas.

As mais importantes especiarias tem origem nos trópicos da Ásia. As especiarias são as partes das plantas fortemente aromáticas, geralmente ricas em óleos essenciais. Alguns exemplos são: canela (as cascas de Cinnamomum zeylanicum), a pimenta-do-reino (os frutos secos e moídos de Piper nigrum), o cravo (as gemas florais secas de Eugenia aromatica), o cardamomo (as sementes de Elettaria cardamomum), o gengibre (os rizomas de Zingiber officinale), além da noz-moscada e macis (respectivamente, as sementes e a cobertura externa seca das sementes de Myristica fragrans), a baunilha (frutos secos e fermentados da orquídea Vanilla planifolia), a pimenta vermelha (Capsicum spp.) e a pimenta-da-jamaica (Pimenta dioica.).

EspeciariasEErvasAromaticas1

Cardamomo

EspeciariasEErvasAromaticas2

Essência e sorvete de baunilha

As ervas aromáticas se originaram em muitas partes do mundo, como na Europa e Mediterrâneo. As ervas aromáticas são geralmente folhas de plantas não lenhosas, embora a folha de louro e uns poucos outros condimentos provenientes de árvores e arbustos sejam também considerados ervas aromáticas. Dentre as que se destacam estão: representantes da família da menta (Lamiaceae), como o timo (Thymus spp.), a menta (Mentha spp.), o basilicão (Ocimum basilicum), o orégano (Origanum vulgare) e a sálvia (Salvia ssp.). Também são importantes os membros da família da salsa (Apiaceae) que incluem a própria salsa (Petroselinum crispum), o aneto (Anethum graveolens), a alcarávia (Carum carvi), a erva-doce (Foeniculum vulgare), o coriandro (Coriandrum sativum) e os anis (Pimpinella anisum).

EspeciariasEErvasAromaticas3

Folhas de menta

As sementes de mostarda (Brassica nigra), que quando moída constitui o condimento da mostarda, provém da Eurásia. As folhas de louro podem ser obtidas tanto da árvore Laurus nobilis, quanto de Umbellularia californica na California e Oregon. Já o preço do alçafrão (Crocus sativus) é explicado pelo esforço de coleta que ele exige. Esta é uma planta pequena que possui estigmas de onde o alçafrão é coletado manualmente.

sementes de mostarda

Sementes de mostarda

E como não poderia faltar nesse assunto, as duas bebidas mais importantes do mundo, o café (Coffea arabica) e o chá (Camellia sinensis) são amplamente apreciadas por conterem a cafeína, a qual é uma substância estimulante. O café é preparado a partir de sementes do cafeeiro que foram secas, tostadas e moídas, enquanto o chá é preparado a partir das porções caulinares folhosas secas da planta do chá. O café tem sua origem nas montanhas do nordeste da África, já o chá foi primeiramente cultivado nas montanhas da Ásia subtropical. Cerca de um terço do suprimento mundial de café vem do Brasil.

Cafeeiro

Cafeeiro

E aí, qual é sua especiaria e erva aromática preferidas?

 

Referências

Eichhorn, Susan-E., Ray-F. Evert, and P. H. Raven (2001). Biologia vegetal. 6º edição. Editora Guanabara Koogan, p. 794-797.

Figuras

http://cheffneusa.blogspot.com.br/2014/06/especiarias-e-ervas-aromaticas.html

http://modosdeolhar.blogspot.com.br/search/label/Sementes

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/principais-aldeidos-no-cotidiano.htm

http://www.flavoursandspices.co.uk/Whole%20Spices

 

Autora: Karen P Castillioni
contato@sustentahabilidade.com

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Artigos

Bióloga com Mestrado em Botânica pela UNESP.Desenvolvedora de estudos ligados à ecologia, conservação, sustentabilidade e impactos das alterações climáticas.

Mais em Artigos

Risco Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos

Risco Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos

Roberto Roche12 de dezembro de 2017
São Paulo

Cidade de São Paulo – TODOS são “fumantes”.

Roberto Mangraviti9 de dezembro de 2017
Leite e Qualidade

Leite: qualidade, processamento e as nomenclaturas comerciais.

Convidado8 de dezembro de 2017
Pré-História

Homem … 45 mil anos de impacto ambiental

Ricardo Rose7 de dezembro de 2017
Gestão Ambiental

Gestão Ambiental portuária, Ônus ou Oportunidade?

Roberto Roche5 de dezembro de 2017
equipes

Equipes de Crise Corporativa

Roberto Mangraviti2 de dezembro de 2017
Energia Aeólica

A Cidade de Saerbeck planejou e realizou o futuro.

Roberto Mangraviti1 de dezembro de 2017
Demitir Clientes

Momento(s) de “demitir” um cliente !

Roberto Mangraviti30 de novembro de 2017

A revolução das impressoras 3D: Impressão de pontes de aço

Cristian Reis Westphal29 de novembro de 2017

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »