Artigos

Estudo de nuvens revela características da superfície de Vênus

Estudo de nuvens revela características da superfície de Vênus

A atmosfera excepcionalmente espessa de Vênus é geralmente considerada uma barreira que nos impede de observar sua superfície torturada. Ao estudar mudanças sutis nos padrões de clima, no entanto, cientistas descobriram que essas nuvens também oferecem dicas importantes do que está por trás disso.

Um novo estudo publicado no Journal of Geophysical Research mostra que há outra forma de estudar a topografia deste misterioso planeta, e é observando as coisas que obscurecem a sua superfície: as nuvens. Usando infravermelho e radares, os pesquisadores conseguiram furar a atmosfera opressiva do nosso vizinho mais próximo e verificar o que há abaixo dela.

Assim como a Terra, Vênus apresenta cadeias de montanhas, canyons, vales e vastas planícies. E assim como nosso planeta, essas características da superfície são influenciadas pelo clima. O clima é bastante diferente em Vênus do que é na Terra, e agora os cientistas estão começando a entender o quão estranho ele é por lá.

Devido ao efeito estufa, a superfície de Vênus tem tórridos 450 graus Celsius. O vento no nível do solo é bastante lento, se movendo a cerca de 3 km/h. Mas as coisas são diferentes mais acima, quando os ventos chegam a 70 km/h, e onde as temperaturas atingem valores de -70 graus Celsius. Ainda acima, no topo da camada atmosférica, o vento é centenas de vezes mais rápido do que na superfície.

Usando o Venus Express Satellite, uma equipe internacional de astrônomos, incluindo um grupo do Instituto Max Planck na Alemanha, estudou três aspectos diferentes do clima nublado do planeta: a velocidade com a qual as nuvens circulam, a quantidade de água presa nessas nuvens, e o brilho dessas nuvens ao redor do espectro visual (particularmente em luz ultravioleta). Juntos, esses três aspectos podem ser conectados a características da superfície abaixo deles.

Essa pesquisa é importante – e não só por melhorar nosso entendimento de Vênus. Os novos detalhes também melhoram nosso entendimento do clima como um todo. Nosso planeta está aquecendo devido à liberação dos gases do efeito estufa, então é bom aprender o máximo possível sobre esse planeta sufocante e quente que é o nosso vizinho.

Autor:Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com

Artigos

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Mais em Artigos

Cães podem ser geneticamente programados para amar seres humanos

Cristian Reis Westphal22 de março de 2019
Dislexia

Dislexia

Dr Leo Kahn21 de março de 2019
Humanos e Animais

Famílias Multiespécies

Fernanda Lanzelotti20 de março de 2019
Motivação_Herzberg

Teoria da Motivação de Herzberg (3).

Roberto Mangraviti19 de março de 2019
Herpes Zoster

Herpes zoster

Dr Leo Kahn16 de março de 2019

Evidências mostram origem de vida humana no Sul da Austrália

Cristian Reis Westphal14 de março de 2019

Mata Ciliar: os cílios das águas

Laís Nunes13 de março de 2019
Imprensa

No país das declarações

Ricardo Rose12 de março de 2019
Guedes ... um país de extrativistas falando muita merda.

Guedes … um país de extrativistas falando muita merda.

Roberto Mangraviti12 de março de 2019

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »