Artigos

Famílias Multiespécies

Famílias Multiespécies

Segundo alguns especialistas que estudam e buscam entender o vínculo entre o homem e o animal doméstico, já existe uma unidade familiar entre nossas espécies. De acordo com a Médica Veterinária, Professora e Doutora Ceres Faraco, hoje em dia já se fala no conceito de família multiespécie. Sim, já reconhecem essa configuração de vínculos super bem estabelecidos entre o homem e seu cão /gato. Porém, isso ainda não é difundido e muitas pessoas leigas podem acreditar que considerar um animal como membro da família é um exagero.

Diversidade de opinião é sempre algo saudável, bem como o respeito. Nem todas as pessoas que possuem um pet tem uma ligação emocional forte o suficiente para considera-lo família, mas existe uma parcela dos tutores que pensa diferente.

O mercado pet segue em crescimento mesmo durante a crise financeira do país. Isso reflete a importância que os animais têm na vida das pessoas e não é incomum encontrarmos casais jovens que optaram por não terem filhos e sim ter cães/ gatos. Essa parcela dos proprietários tratam os pets com o que existe de melhor. Gastam com creche, acessórios, saúde veterinária de alta qualidade e assim por diante. Para esses tutores, que estão em crescimento constante, perder seu companheiro de outra espécie realmente é como perder um membro da família. Eles passam pelas cinco fases do luto da mesma maneira e precisam do apoio e compreensão dos colegas de trabalho e dos chefes. O grau em envolvimento e amor estabelecido em uma relação com um animal pet não pode ser julgado por um alguém externo.

A sociedade atual esta em constante mudança social e hoje mais do que nunca precisamos entender as novas configurações familiares. Podemos até enxergar como exagero, mas temos o dever de respeitar a dor alheia. Vale lembrar que os pets nos dão amor puro e incondicional, fidelidade, companheirismo entre outros presentes valiosos que não obtemos na maioria das nossas relações familiares com humanos.

Foto: http://animalcarevets.com/category/dogs/

Autora: Dra. Fernanda Lanzelotti

contato@sustentahabilidade.com

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Artigos

Médica Veterinária graduada na Unesp - Botucatu. Pós-Graduada em Acupuntura Veterinária e em clínica médica e cirúrgica de Felinos. Os atendimentos são realizados no cunsultório da Clínica Veterinária Spécialité -Uberlândia -Mg

Mais em Artigos

Varejo

Varejo crescerá 1,4% em 2017.

Roberto Mangraviti21 de outubro de 2017
Boni

Boni-65 anos de brilhante trajetória televisiva

Fabio Rejaili Siqueira20 de outubro de 2017
Riso

A origem do riso

Convidado18 de outubro de 2017
acidente ambiental

Complacência MATA!

Roberto Roche17 de outubro de 2017

Desperdício “Zero” … cultura Mottainai do Japão.

Tiemi Yamashita13 de outubro de 2017

O quão grande pode se tornar um tsunami?

Cristian Reis Westphal12 de outubro de 2017
Meio Ambiente

A Importância da Conformidade Ambiental da Indústria

Roberto Roche10 de outubro de 2017
Cerrado

Cerrado e agricultura

Ricardo Rose6 de outubro de 2017
QSMS-RS sustentabilidade

O que a indústria espera do seu Gestor de Sustentabilidade

Roberto Roche5 de outubro de 2017

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »