Artigos

Foco no resultado do negócio, com Sustentabilidade!

Foco no resultado do negócio, com Sustentabilidade!

Quantas vezes presenciamos palestras e consultorias explanarem sobre Sustentabilidade ou Gestão de QSMS-RS e etc. em eventos ou até mesmo em nossas empresas.

Todos excelentes profissionais com livros e artigos publicados.

Mas é nítido perceber quem possui experiência corporativa de muitos anos com mão na massa ou não, durante o decorrer destas palestras/treinamentos.

Ainda me lembro como se fosse hoje quando um consultor mencionou que todos os acampamentos das obras independentes da localização tinham que ter certificação LEED!

E que mesmo no meio do deserto ou no interior da selva da África Subsaariana deveríamos buscar empresas certificadas para coletar nossos resíduos ignorando totalmente a logística do local ??????? .

Meu raciocino imediato foi: Será que ele tem noção do custo X benefício, será que ele não sabe que existem soluções sustentáveis alternativas mesmo nas condições em que trabalhávamos?

Após estes eventos, sempre me preocupava em reunir com as equipes de QSMS-RS de todos os projetos e um a um dizer para voltarem a terra e colocarem os pés no chão.

Pois a turma saía empolgada destas palestras sem a noção do impacto de certas ações sobre o resultado final na produção.

Eu também já tive minha época de eco chato quando estudante, após o termino do meu doutorado eu era insuportável, mas a vida corporativa logo me chamou a razão.

Fundamental lembrar aos gestores da área de Sustentabilidade e QSMS-RS que não podemos perder o foco no resultado do negócio e estar sempre bem alinhado com os Diretores dos projetos se faz necessário.

Trabalhei no interior da selva na Libéria e na Guiné Conakry, e em todos esses projetos tínhamos um cuidado tremendo com o meio ambiente e com ações reais de sustentabilidade.

E por quê?

Por que tínhamos cultura organizacional de sustentabilidade fortíssima, como o cliente também e constantemente buscávamos melhores soluções para as dificuldades da logística e tínhamos êxito.

Com sua grande amplitude e complexidade, o tema Sustentabilidade constitui um dos fatores decisivos para o sucesso ou o fracasso das organizações no mundo em que vivemos neste momento.

E o relacionamento com as partes interessadas cada vez mais exige transparência.

Juntamente com a Qualidade, a Saúde, a Segurança, Responsabilidade Social e a Ética (Compliance) nos negócios.

A questão ambiental completa os pilares de sustentação das organizações modernas.

Empresas que pretendem sobreviver ao complexo processo de redirecionamento por que passa a economia e os negócios em nossos dias não podem omitir sua adesão aos princípios ambientais que se configuram no conceito de desenvolvimento Sustentável.

Nunca a expressão “Pensar globalmente e agir nas comunidades em volta” fez tanto sentido como na proteção do meio ambiente.

Controle do aquecimento global, proteção da camada de ozônio, energia renovável, gestão das águas, preservação da biodiversidade, proteção das florestas, antes temas de estudos acadêmicos e das agendas de ONGs, passam a serem preocupações do cidadão comum, do estudante, da dona-de-casa e dos acionistas também.

A urgência no encaminhamento de soluções para esses e muitos outros problemas que afetam o meio ambiente fez com que o tema ganhasse espaço em nossas preocupações cotidianas e claro entrou no mundo dos negócios.

A melhor forma de enfrentar um problema é conhecê-lo, dissecando-o e compreendendo sua origem, extensão e peculiaridades.

Por que uma substância é tóxica?

Como reciclar um produto ao fim de sua vida útil?

Qual o melhor material para produzir uma embalagem?

É necessário passar da suposição ao conhecimento, da dúvida à solução, do polêmico ao objetivo, do verbo achar para os verbos saber e fazer e nesta hora que surge a habilidade de se relacionar com a produção.

Desde que iniciei na área de sustentabilidade têm se introduzido novos conceitos e importantes mudanças no encaminhamento das questões ligadas ao meio ambiente.

Um bom exemplo é a série de normas ambientais que constituem um desses novos paradigmas.

Como são normas internacionais, têm a vantagem de ser aplicáveis às condições específicas a cada país e sociedade e eu posso comprovar por experiência própria.

Por serem voluntárias, levam à adesão apenas aqueles que realmente já estão conscientes da importância de bem cuidar do meio ambiente.

Os conceitos de gestão ambiental, análise do ciclo de vida, rotulagem ambiental e desempenho ambiental, incorporados pelas normas.

Constituem em importantes ferramentas que, se utilizadas por profissionais junto com a produção, contribuirão para equacionar, sem equívocos, os problemas ambientais que afetam uma organização e seus produtos e serviços.

Outro paradigma relevante nessa luta em favor da sustentabilidade é o significado de qualidade ambiental no produto final?

Sua adoção requer postura proativa da parte de todos os envolvidos no processo de melhoria contínua que poderá conduzir aos objetivos naquelas organizações que o desejarem.

Sustentabilidade quando se trata de meio ambiente é um tema sempre marcado e só então lembrado por desastres e acidentes ambientais que, são amplamente noticiados, trazem consigo a indignação.

Aprender com esses desastres e acidentes e desenvolver soluções e procedimentos para que não se repitam é a melhor maneira de acelerar esse processo, mas nunca podendo esquecer:

Foco nos resultados e com sustentabilidade.

Coerência entre o discurso e a prática é um bom começo para conquistar confiança no ambiente corporativo e sempre foi minha linha de ação perante a nossa equipe.

Imagem: Ganhe Dinheiro

Texto: Roberto Roche
contato@sustentahabilidade.com

 

 

 

Artigos

Desenvolvedor de estratégias, nas áreas de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social com pós-doutorado na Aberdeen University (RU), MBA em Harvard (EUA), PhD em UCLA(EUA), MSc/ (EUA) e BSc /UFRJ.

Mais em Artigos

Monte das Serras

Como fazer um controle biológico de pragas e doenças adequado?

Roberto Mangraviti22 de outubro de 2019
Energia Solar

Empreendimentos utilizando energia solar

Roberto Mangraviti20 de outubro de 2019
Consumidor buscando marcas sustentáveis no Varejo

Consumidor buscando marcas sustentáveis no Varejo

Roberto Mangraviti19 de outubro de 2019

Problemas com a Pressão Arterial e Estresse entenda as funções do Cortisol

Dr Leo Kahn14 de outubro de 2019
Minuto ODS - Vida Terrestre

Vídeo Minuto ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação –

Bel Gimenez12 de outubro de 2019
Selfie para biometria e assinatura digital

Selfie para biometria e assinatura digital

Roberto Mangraviti11 de outubro de 2019
Minuto ODS - Vida Terrestre

Vídeo Minuto ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Bel Gimenez7 de outubro de 2019
Cabines de Descanso

Cabines de descanso em rodovias brasileiras são instaladas na BR386

Roberto Mangraviti4 de outubro de 2019
Curso de Cuidadores em SP

Cursos de Cuidadores em SP – 05 Vagas Gratuitas

Roberto Mangraviti2 de outubro de 2019

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »