Artigos

Gato: o animal do futuro

Gato: o animal do futuro

Os felinos, diferente dos cães, precisam de menos espaço, além de exigirem menos cuidados e atenção.  Por isso hoje é cada vez mais comum ouvir que o gato é o “pet do futuro”.

Com a verticalização das cidades, cada vez mais pessoas moram em apartamentos e  normalmente passam a maior parte do dia no trabalho.  Essas duas características são determinantes na escolha por um felino, pois eles conseguem ficar mais tempo sozinhos e se adaptam muito bem a apartamentos. Outro ponto positivo é a higiene, os gatos fazem a auto-limpeza diariamente e só defecam ou urinam em suas caixas sanitárias. Após a evacuação eles cobrem as fezes com a areia, amenizando o odor e não as deixando expostas.

O mito de que gatos são interesseiros e que só gostam da casa é completamente falso. Esses animais criam um vinculo afetivo muito forte com os donos, independente do local onde habitam. Esses rumores surgiram pois os felinos tem um padrão de comportamento muito diferente dos cães e essas diferenças precisam ser esclarecidas. Os bichanos são mais independentes e suas demonstrações de carinho são mais sutis. Eles normalmente não gostam de carinho na barriga e também não gostam de pessoas ou animais estranhos. Contudo demonstram amor  aos donos de forma expressiva e corriqueira, pois sempre ficam por perto, sendo até comum  dormirem junto com eles, além de  esfregarem a face em  mãos e pernas ”conhecidas”.

Os felinos não precisam e não gostam de passear na rua, se tiverem pelo curto não é necessário dar banhos e se forem de pelo longo um banho por mês é suficiente. O melhor local para dar banho é em casa, a ida ao pet shop é muito estressante para eles. Gatos de estimação devem ser castrados, pois o macho inteiro urina pela casa para demarcar território e a fêmea quando entra no cio vocaliza muito alto, incomodando os vizinhos. O principal cuidado é colocar a tela de proteção em sacadas e janelas, pois a queda é o principal acidente com gatos em apartamentos.

Ao comprar ou adotar um animal devemos escolher a espécie que mais se adequa ao estilo de vida e local onde moramos. O gato pode ser um pet de estimação muito companheiro e carinhoso basta deixarmos de lado os velhos preconceitos.

Autora: Fernanda Lanzelotti

contato@sustentahabilidade.com

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Artigos

Médica Veterinária graduada na Unesp - Botucatu. Pós-Graduada em Acupuntura Veterinária e em clínica médica e cirúrgica de Felinos. Os atendimentos são realizados no cunsultório da Clínica Veterinária Spécialité -Uberlândia -Mg

Mais em Artigos

Balneabilidade das praias: bandeira verde ou vermelha?

Laís Nunes20 de janeiro de 2018
Mulher na Dependência Quimica

A vulnerabilidade da mulher e a Dependência Química – Parte 2

Dependência Química19 de janeiro de 2018
Fragilidade Humana

A fragilidade humana …”matéria prima” dos ditadores.

Roberto Mangraviti17 de janeiro de 2018
Investimento

Investimento X Resultado em Qualidade e Sustentabilidade

Roberto Roche16 de janeiro de 2018
crise economia

Consequências da crise econômica: quem vai registrá-las?

Ricardo Rose15 de janeiro de 2018
Lições de Mark Zuckerberg

Lições de Mark Zuckerberg para universitários brasileiros

Roberto Mangraviti14 de janeiro de 2018

Como aparar as asas de aves mantidas como pet

Adriana Tereza Petrocelli13 de janeiro de 2018

Conheça nossa nova Colunista: Adriana Tereza Petrocelli

Bel Gimenez13 de janeiro de 2018
O preço do cobre, os veículos elétricos e a energia renovável

O preço do cobre, os veículos elétricos e a energia renovável.

Roberto Mangraviti12 de janeiro de 2018

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »