Artigos

Gestão Sustentável e a influência na estratégia empresarial.

Gestão Sustentável e a influência na estratégia empresarial.

Nas últimas décadas, a sociedade tem experimentado inúmeras transformações, impactando diversas áreas tais como: ambientais, sociais, econômicas, políticas e culturais.

O impacto desse conjunto de variáveis é percebido na medida em que gera um processo acelerado de mudanças comportamentais nos seres humanos e, consequentemente, na dinâmica administrativa.

Corporações necessitam descobrir e desenvolver procedimentos adequados a esse fato e que possibilitem o envolvimento e comprometimento de seus membros, gerando um ambiente que alcance os objetivos desejados.

Tudo isso leva as organizações a repensarem o modelo de gestão a ser conduzido, e quais as consequências que isso gera na sua administração.

E da mesma forma que o homem passa por essas mudanças, as teorias administrativas também evoluem acompanhando as tendências.

Não podendo de deixar de citar a gestão da qualidade, segurança, meio ambiente e responsabilidade social (QSMS-RS) e sustentabilidade que são componentes de diversos pensamentos, escolas e organizações que estimulam importantes modificações na administração, e que consequentemente exercem influências no desempenho estrutural de trabalho.

O conceito da importância da gestão de QSMS-RS e Sustentabilidade começou a surgir por volta da década de 70 com conferências sobre meio ambiente, saúde ocupacional, segurança do trabalho e problemas sociais, atingindo a sua maior exposição sobre estes conceitos nos últimos anos.

A introdução da globalização na indústria, fez deste modelo de gestão uma arma para a vantagem competitiva, pena que poucos estão atentos para essa questão.

O estabelecimento da gestão de QSMS-RS e Sustentabilidade sem dúvida é resultado da constante pressão do mercado, no qual independentemente de onde se localizam as empresas.

Seus clientes exigem uma nova postura empresarial e seus concorrentes estão cada vez mais agressivos, não esquecendo que cada vez mais a mídia e a sociedade estão atentas não somente se limitando apenas ao mercado nacional.

Uma tomada de decisão ou atitude da alta direção não muito bem pensada e elaborada politicamente correta pode afetar pode ser um erro fatal estratégico, afetando a imagem da empresa de uma tal maneira.

Onde sua marca estará atrelada a este deslize para sempre e consequentemente pode significar o fim da organização.

Exemplos hoje temos vários infelizmente, pois estão na mídia constantemente, mas se pensarmos que grandes empresas a décadas atrás já fecharam pelo mesmo motivo.

Muitos continuam a não entender o conceito do que é gestão de lições aprendidas.

Não evoluímos, infelizmente.

 

Texto: Roberto Roche
contato@sustentahabilidade.com

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Artigos

Desenvolvedor de estratégias, nas áreas de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social com pós-doutorado na Aberdeen University (RU), MBA em Harvard (EUA), PhD em UCLA(EUA), MSc/ (EUA) e BSc /UFRJ.

Mais em Artigos

Energia Solar

Conheça o instituto de pesquisa sobre energia solar na Alemanha.

Bel Gimenez22 de setembro de 2017
homeopatia

Homeopatia em pequenos animais

Fernanda Lanzelotti21 de setembro de 2017
Robson Miguel

Dia do Violão – 22 de setembro

Roberto Mangraviti21 de setembro de 2017
Abelhas

O que acontecerá se as abelhas desaparecerem?

Karen P Castillioni20 de setembro de 2017
QSMS-RS X Ética Empresarial

Sustentabilidade & QSMS-RS X Ética Empresarial

Roberto Roche19 de setembro de 2017
Arco Íris

O “Arco Íris “ da Comunicação.

Roberto Mangraviti17 de setembro de 2017
Plantas emitem mais quimicos

Novo estudo revela que plantas emitem mais químicos durante ondas de calor

Karen P Castillioni16 de setembro de 2017
LSD

LSD – No Globo Ocular

Dependência Química15 de setembro de 2017
Água

Água valerá mais que petróleo !

Roberto Roche14 de setembro de 2017

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »