Artigos

Hotel de Maceió estimula turismo sustentável

Hotel de Maceió estimula turismo sustentável

Não é segredo que preço, conforto, localização são questões que podem decidir uma viagem, mas o que muitas pessoas ainda não sabem é que a sustentabilidade, hoje, é o fator que mais decide viagens para brasileiros, é o que que aponta  o relatório anual de viagens sustentáveis da Booking.com1.

O estudo mostra que, para o brasileiro, esse fator é mais importante do que para muitos viajantes de países de primeiro mundo. E mais, 92% dos brasileiros querem se hospedar, pelo menos uma vez, numa acomodação ecológica. Ainda de acordo com o estudo, de cada 10 brasileiros, 8 acreditam que as pessoas devem mudar seus hábitos agora e fazer escolhas mais sustentáveis de viagem se quiserem preservar o planeta para as futuras gerações. E trazendo um pouco mais para perto, o relatório afirma que 75% dos viajantes brasileiros declaram que agora em 2019 se sentem mais determinados a fazer escolhas sustentáveis de viagens do que há um ano.

É fato que a pesquisa da Booking.com só comprova a tendência que tem se tornado cada vez mais uma realidade presente. Como é o caso do Flix Hotel, em Maceió. Inaugurado em março, o empreendimento foi construído para, além de atender necessidades e desejos, ser ecologicamente correto. E sua preocupação vai além da coleta seletiva do lixo. Levando a sério a premissa de que o turismo transforma lugares e também a forma de como alguém vê o mundo, o Flix assumiu a responsabilidade socioambiental já em sua construção, quando reutilizou a sobra da madeira para a construção de um painel ripado que fica na recepção.

O hotel é um empreendimento que respeita o meio ambiente e, por isso, segue moldes ecológicos sustentáveis. Algumas das ações que coloca em prática em prol do turismo sustentável podem ser vistas no sistema de ar-condicionado, com a utilização de gás ecológico, que reduz o consumo de energia. Do ar-condicionado também é reaproveitada a água, que é reutilizada nas bacias sanitárias dos banheiros. A água captada da chuva também é reutilizada para lavagem das áreas externas e garagem.

O Flix Hotel usa coletores de energia solar para o aquecimento de água e, consequentemente, reduz o consumo de energia. A iluminação, por sua vez, é 100% em Led, onde a principal vantagem é a eficiência energética e a vida do produto. O empreendimento conta com iluminação natural durante o dia, não havendo a necessidade da utilização de energia elétrica nas áreas comuns. Utiliza também Gerador Full a Gás, que apresenta alta eficiência, grande confiabilidade e baixas emissões atmosféricas. É mais silencioso e menos poluente.

O elevador de serviço do hotel não é utilizado para o transporte da roupa suja nem de lixo. O Flix possui dois dutos, um para lixo e outro para roupa suja, e ambos já direcionam o lixo para uma lixeira maior no subsolo, e a roupa suja para triagem das peças, economizando energia e tempo.

Fora a parte estrutural, o hotel faz mais pelo meio ambiente.  É apoiador do movimento Coletivo Praia Limpa, que realiza, anualmente, ação coletiva de limpeza nas praias. E conta com uma equipe treinada e consciente da importância das estratégias de responsabilidade ambiental tanto no ambiente corporativo quanto em suas residências.

“As pessoas estão mais conscientes e querem que as empresas também façam sua parte. A verdade é que quem não se adequa fica para trás. E o Flix foi construído para ser inovador, para ser o melhor, para inspirar os hóspedes com nosso exemplo, então nada mais coerente do que ser um hotel responsável com o meio ambiente. Assim, todo mundo ganha: hotel e clientes”, conta o diretor geral Thayro Cavalcante. 

contato@sustentahabilidade.com

Artigos

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em Artigos

Biosolvit é ganhadora do Virtual South Summit de Sustentabilidade

Biosolvit é ganhadora do Virtual South Summit de Sustentabilidade

Roberto Mangraviti28 de junho de 2020
Transações online de gado ganham força durante pandemia

Transações online de gado ganham força durante pandemia

Roberto Mangraviti15 de junho de 2020
Oceanos e suas biodiversidades em alerta

Oceanos e suas biodiversidades em alerta

Convidado9 de junho de 2020
Resignifcando o Século XXI e ½ : do “politicamente correto” ao economicamente inepto.

Resignifcando o Século XXI e ½ : do “politicamente correto” ao economicamente inepto.

Roberto Mangraviti7 de junho de 2020
Celebrando o Dia do Meio Ambiente

Celebrando o “Dia do Meio Ambiente da Verdade“, pela 1.a vez.

Roberto Mangraviti3 de junho de 2020
Signify_Dia_da_Energia

Signify e o Dia da Energia: Brasil quadruplicará fontes solares até 2029.

Roberto Mangraviti31 de maio de 2020
Reconhecimento_Facial_Trabalhadores_do_Campo

Reconhecimento facial para trabalhadores no campo contra o coronavirus

Roberto Mangraviti21 de maio de 2020

Nanotecnologia e o Agronegócio

Camila Gagliardi18 de maio de 2020

Benefícios do Abacaxi

Dr Leo Kahn18 de maio de 2020

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com