Artigos

Macronutrientes na sua dieta

Macronutrientes na sua dieta

Nutrientes são substancias com funções orgânicas especificas, encontradas nos alimentos, sendo essenciais para regulação, construção e suporte energético para o bom funcionamento do corpo humano.

Macronutrientes são as estruturas grandes e devem ser quebradas em partes menores para sua absorção, que ocorre no intestino, dissociando-se nas suas unidades básicas os açúcares dos carboidratos, ácidos graxos e glicerol das gorduras e os aminoácidos das proteínas.

 Os lipídeos fornecem maior energia para o organismo, quando comparado com os carboidratos e proteínas, sendo que 1g de lipídeo possui aproximadamente 9 kcal, enquanto que a mesma quantidade de carboidratos e proteínas apresenta cerca de 4 kcal.

As gorduras são quebradas em ácidos graxos e glicerol e corroboram para o crescimento dos tecidos e produção hormonal. Os ácidos graxos saturados são comuns em gorduras animais, sólidos em temperatura ambiente, enquanto que as gorduras derivadas das plantas tendem a ser líquidas em temperatura ambiente (altos níveis de ácidos graxos monoinsaturados ou poli-insaturados).

A hidrogenação parcial dos ácidos graxos insaturados ocorre na industrialização de alimentos, produz ácidos graxos trans. que são sólidos ou semissólidos em temperatura ambiente.

Os ácidos graxos essenciais (AGE) são necessários para a formação de vários eicosanoides (lipídios biologicamente ativos), incluindo prostaglandinas, tromboxanos, prostaciclinas e leucotrienos.

Os carboidratos são quebrados em glicose e outros monossacarídeos, aumentam os níveis de glicose sanguínea, fornecendo energia.

Os carboidratos simples (ex. glicose e sacarose) são compostos geralmente por monossacarídeos ou dissacarídeos, que são rapidamente absorvidas, enquanto os carboidratos complexos são compostos de moléculas maiores, as quais são quebradas em monossacarídeos. Os complexos (ex. amido e fibras) aumentam o nível de glicose sanguínea mais lentamente e por tempo mais prolongado.

As proteínas da dieta são quebradas em peptídeos e aminoácidos, necessárias para manutenção, reparação, funcionamento e crescimento dos tecidos.

Se o corpo não for suprido com calorias por meio da ingesta ou dos estoques teciduais (particularmente gorduras), elas podem ser usadas como fonte de energia.

Quando o organismo utiliza as proteínas da dieta para produzir tecidos, há um ganho líquido de proteínas (balanço nitrogenado positivo), mas durante estados catabólicos (como jejum, infecções, queimaduras), mais proteínas podem ser utilizadas resultando em perda com balanço nitrogenado negativo.

SAIBA MAIS:

Ácidos graxos trans. podem elevar o colesterol LDL e baixar o HDL.

Óleos vegetais são fontes de ácidos linoleico e linolênico.

Óleos de girassol, milho, soja, prímula, abóbora e germe de trigo fornecem grandes quantidades de ácido linoleico.

Óleos de peixes marinhos e de linhaça, abóbora, soja e canola oferecem grande quantidade de ácido linolênico.

Óleos de peixes marinhos também produzem outros ácidos graxos omega-3 em grandes quantidades.

Os carboidratos são classificados em:

  • Monossacarídeos – glicose, frutose e galactose.
  • Dissacarídeos – sacarose, maltose e lactose.
  • Polissacarídeos – amido, dextrina, glicogênio e celulose.

Proteínas são fabricadas a partir de 20 aminoácidos distintos.

A água é considerada um macronutriente porque é necessária na quantidade de 1 mL/kcal (0,24 mL/kJ) de energia gasta ou aproximadamente 2.500 mL/dia.

Procure seu médico.

Texto: Dr. Leo Kahn

Artigos

Dr.Leo Kahn é médico atuante nas áreas de Endocrinologia e obesidade, foi diretor e coordenador clínico de instituições médicas, palestrante e conferencista internacional. Atua como consultor médico em vários programas de rádio e TV. Coach de Saúde de Performance e atuante em Medicina Preventiva e de Resultados.

Mais em Artigos

Minuto ODS -Cidades e Comunidades Sustentáveis

Vídeo Minuto ODS 14 – Vida na Água

Bel Gimenez20 de setembro de 2019

O pálido ponto azul

Cristian Reis Westphal18 de setembro de 2019

Reduzir, Reutilizar e Reciclar – 3 Rs da Sustentabilidade

Karen P Castillioni14 de setembro de 2019

Os segredos escondidos nas nuvens de Órion

Cristian Reis Westphal11 de setembro de 2019
Prolina...O aumento da Síntese do Colágeno... sua pele mais saudável

Prolina…O aumento da Síntese do Colágeno… sua pele mais saudável

Dr Leo Kahn9 de setembro de 2019
Minuto ODS -Cidades e Comunidades Sustentáveis

Vídeo Minuto ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima

Bel Gimenez8 de setembro de 2019
Baleias

Baleias imitam sons humanos

Karen P Castillioni5 de setembro de 2019
Inovação

Os Desafios da Inovação Aberta no Brasil

Roberto Mangraviti21 de agosto de 2019

Socialismo é o oposto do Capitalismo?

Convidado20 de agosto de 2019

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »