5 Minutos Entrevista

Mediação na Saúde

Mediação na Saúde

5 Minutos Entrevista com Vinícius Medeiros, coordenador científico do projeto PACIFICASUS/IBSAÚDE, método de resolução de conflitos oriundos do SUS e que vêm acumulando transtorno, demora e prejuízo ao sistema público. O Ibsaúde é uma entidade sem fins lucrativos que busca, com este movimento, aproximar as partes e levantar solução eficiente para as questões jurídicas diante do Sistema Único de Saúde.

 

1 – Quando foi criada a organização e qual o objetivo?

Resposta – O Instituto Brasileiro de SAÚDE de Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano – IB Saúde– foi estruturado com a missão de trabalho pela transformação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil por meio de projetos e parcerias voltadas às produções de saúde, com a participação dos gestores, trabalhadores, instituições e comunidade. Além de estar atento aos avanços nas políticas de Seguridade Social do País, compreende a saúde – e as estruturas institucionais que lhe dão um caráter prático – como um processo dinâmico, complexo e em constante transformação. Assim, assumimos o desafio e o compromisso de educar em defesa da vida, utilizando a valorização do potencial dos trabalhadores, dos serviços e da comunidade, transferindo tecnologias que provoquem a autogestão e o desenvolvimento humano sustentável.

As pessoas que compõem nossa equipe de trabalho constituem o valor maior do IB Saúde, pois formalizam uma rede de conhecimentos integrada que transversalizam as propostas do Instituto, reunindo um grupo de competências multiprofissional, que trabalha com metodologias interdisciplinar e transdisciplinar, adequadas à realidade de cada contexto, contando com Especialistas, Mestres e Doutores, desenvolvendo cada um, em momentos diferentes da história da organização do SUS, atividades que contribuíram para a construção do campo da saúde coletiva e reforço da Seguridade Social no Brasil.

Nosso objetivo social tem por finalidade integrar e consolidar a atuação dos principais agentes de desenvolvimento – setor público, confederações, federações e associações de moradores, comunidade empresarial, instituições de ensino e pesquisa, nações indígenas, dentre outros – com vistas a viabilizar uma sociedade tecnologicamente desenvolvida, promovendo o atendimento de programas e projetos capazes de promover a elevação dos índices de desenvolvimento humano no Brasil.

O IBSaúde dedica-se à celebração de termos de parcerias, convênios,  contratos, intercâmbios e acordos de cooperação técnica com organismos, instituições, empresas públicas e privadas nacionais e internacionais no sentido de potencializar ao máximo as vocações e objetivos das instituições signatárias, dentro do campo de suas respectivas atribuições, abrangendo o ensino, pesquisa e o desenvolvimento de soluções mútuas, em tecnologia da informação e na organização, na implementação e na implantação dos dispositivos Constitucionais para a Seguridade Social e o SUS, como modo de criação de uma realidade coletiva mais humana e equitativa neste país.

Sabemos que abordar a Seguridade Social na sua complexidade, considerando os diferentes níveis de realidade que a compõem, é um desafio a ser integrado ao cotidiano das atividades realizadas pela nossa equipe, para que possamos propor serviços altamente qualificados e com alto grau de efetividade. Para isso, temos o melhor patrimônio que pode ser oferecido a entidades públicas ou privadas na criação ou execução de projetos, pesquisas ou organização dos sistemas de gestão em saúde: nosso potencial humano, permeável, flexível, protagonistas da Reforma Sanitária Brasileira, da política de Seguridade no Brasil, e engajados na transformação da realidade social da nossa população.

2 – Considerando que vocês estão instalados em Porto Alegre, qual a área de abrangência?

Resposta – o Instituto IBSaúde, não tem limite de abrangência. Parcerias e termos de Acordo podem ser celebrados em qualquer país, seja dele qual for a cultura. Desde que com o objetivo de buscar ações sempre em prol do Desenvolvimento Humano nas áreas de pesquisa, extensão em Saúde e Educação.

3 – O serviço prestado tem custo?

Resposta – o Instituto IBSaúde, não tem fins lucrativos. Tanto é que destina parte do poderia servir como lucro, a projetos como o “Saúde à Galope” e o “Viva Bicho”, que têm caráter específico de responsabilidade social.

4 – Em que estágio do problema o usuário deve procurá-los?

Resposta – Com relação ao “estágio do problema”, é preciso citar antes que o IBSAÚDE é o mentor do projeto de Pacificação na Saúde, nomeado PACIFICASUS/IBSAÚDE. Este sim prevê a aproximação do Poder Executivo (gestor), Procuradoria, Defensoria Pública, Ministério Público, Conselho Municipal de Saúde, OAB, Poder Judiciário, e profissionais de Saúde, através da implantação da Mesa de Pacificação e Convergência, que será a ferramenta da resolução do conflito, antes de que o mesmo seja judicializado.

5 – Há algum “manual preventivo” ou passos preestabelecidos que minimizem as desavenças?

Resposta – O IBSAÚDE está elaborando uma Cartilha que irá trazer informações sobre as portarias e os mecanismos de resolução de conflitos pertinentes ao tema. O objetivo é de informar, orientar e sugerir encaminhamentos entre as partes envolvidas

 

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

5 Minutos Entrevista

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade.com pela WEBTV. Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em 5 Minutos Entrevista

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

Roberto Mangraviti16 de julho de 2017

EXCLUSIVO – Petrônio Côrrea Filho, responsável pelo lançamento da marca Senna

Roberto Mangraviti1 de maio de 2017

Brasil produzindo azeite de qualidade

Roberto Mangraviti12 de janeiro de 2017

Música Flamenca em São Paulo

Roberto Mangraviti24 de maio de 2016

Bruno Mansini: Reverenciado por Jon Anderson (ex-Yes)

Roberto Mangraviti13 de março de 2016

Entrevista exclusiva com a cantora Manu Santos

Bel Gimenez11 de março de 2016

5.a Edição do Benchmarking Jr

Roberto Mangraviti15 de janeiro de 2016

Mesa Radiônica Quântica e nossa mente

Roberto Mangraviti1 de dezembro de 2015

Emmanuele Baldini – A arte da Itália no Brasil

Roberto Mangraviti26 de outubro de 2015

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »