Artigos

Mulheres na Ciência, com Thaisa Bergmann

Mulheres na Ciência, com Thaisa Bergmann

As mulheres contribuíram para a ciência desde os primeiros dias, mas não foram reconhecidas. Historiadores interessados em estudos sobre gênero e ciência trouxeram à luz as contribuições femininas, as barreiras enfrentadas e as estratégias implementadas para conseguir a aceitação do trabalho científico.

Astrofísica brasileira, membro da Academia Brasileira de Ciências ABC e da Academia Mundial de Ciências TWAS, Thaisa Storchi Bergmann recebeu em 2015 o Prêmio L’Oreal/UNESCO para Mulheres na Ciência, conferido anualmente a 5 cientistas de destaque no mundo por sua pesquisa sobre buracos negros supermassivos.

Ela foi a primeira cientista a observar um disco de acreção – disco de gás que se forma ao redor dos buracos negros, quando estes capturam matéria – no núcleo de uma galáxia próxima.

Chefe do Grupo de Pesquisa em Astrofísica e Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Thaisa dedicou a sua vida ao estudo destes objetos exóticos no centro das galáxias, contribuindo para o entendimento do papel dos buracos negros supermassivos na evolução do Universo.

Na entrevista cedida ao Projeto Ciência e Astronomia, confira o bate papo sobre as mulheres que trabalham com Ciência, no qual você pode acompanhar no player da matéria.

O projeto Ciência e Astronomia tem o objetivo de divulgar a ciência de maneira acessível e didática a todos. São transmissões ao vivo, entrevistas, vídeos educativos que fazem as pessoas terem um contato mais próximo ou iniciar sua carreira e estímulo na Ciência.

Artigos

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Mais em Artigos

Logística Reversa

10 Pontos – Logística Reversa

Convidado19 de maio de 2019
Veganos

Beleza Pura Store lidera mercado vegano no Brasil.

Roberto Mangraviti18 de maio de 2019
USB CAMPO GRANDE

UBS Campo Grande/São Paulo

Bel Gimenez17 de maio de 2019
Febre Amarela

Febre Amarela

Dr Leo Kahn16 de maio de 2019
Resíduos orgânicos gerando biogás em restaurante

Resíduos orgânicos gerando biogás em restaurante

Bel Gimenez15 de maio de 2019
Bett Educar

Bett Educar – em São Paulo

Roberto Mangraviti14 de maio de 2019
Hambúrguer vegano com “cara” de carne .

Hambúrguer vegano com “cara” de carne.

Roberto Mangraviti11 de maio de 2019
Governança Digital

Governança digital

Bel Gimenez9 de maio de 2019
Descoberto recife de corais na ilha Queimada Grande

Descoberto recife de corais na ilha Queimada Grande

Ricardo Rose8 de maio de 2019

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »