Artigos

Novembro Azul Pet

Novembro Azul Pet

No mês de outubro acontece uma das maiores companhas de conscientização para prevenção do câncer de próstata no homem. Seguindo a mesma linha, o mercado pet aproveita para divulgar essa doença que também acomete cães machos.O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado em 17 de novembro tanto para os humanos quanto para os animais.

Diferente das outras espécies, nos gatos e cachorros a próstata é a única glândula acessória que existe. As doenças que comentem essa glândula são:hiperplasia prostática benigna,  cistos, abcessos, prostratites e câncer.A mais comum entre elas é a hiperplasia prostática benigna (HPB), que nada mais é do que o aumento da  próstata que leva a um desconforto por compressão no reto.  Essa doença é hormônio depende e por isso o tratamento mais eficaz é a castração.

Não há estudos que indiquem a idade mais comum para o desenvolvimento do câncer nos cães, porém observa-se que animais maduros, com idade superior aos 8 anos, podem já apresentar o câncer de próstata. Entre os diversos tipos o mais comum é o adenocarcinoma

Os sinais clínicos mais comuns são o esforço improdutivo e repetido de defecação, disquezia (defecação dolorosa), dor ao urinar, urina em jatos finos demorando mais para esvaziar a bexiga, dor abdominal, anormalidade na marcha, perda de peso,presença de secreção com sangue ou esverdeada no pênis e lambedura excessiva na genital.

Para o diagnóstico é necessário o exame físico completo incluindo a palpação retal, exames de imagem como a Ultrassonografia e a análise histopatológica do nódulo (biópsia).

O tratamento é cirúrgico e inclui a castração, a necessidade de quimioterapia ou não vai ser estipulada após o resultado da biópsia.

Quando falamos em saúde e qualidade de vida a palavra chave é sempre prevenção. Assim sendo a idade ideal para começar a fazer os exames de rotina (preventivos) é por volta dos 6 anos de idade.

Texto: Fernanda Lanzelotti
contato@sustentahabilidade.com

 

 

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Artigos

Médica Veterinária graduada na Unesp - Botucatu. Pós-Graduada em Acupuntura Veterinária e em clínica médica e cirúrgica de Felinos. Os atendimentos são realizados no cunsultório da Clínica Veterinária Spécialité -Uberlândia -Mg

Mais em Artigos

Motivação_Herzberg

Teoria da Motivação de Herzberg (3).

Roberto Mangraviti23 de novembro de 2017
Bolsa Família

O Bolsa Família ocultou a taxa de desemprego real?

Roberto Mangraviti22 de novembro de 2017
QSMS-RS e Sustentabilidade

Mais líderes na gestão de QSMS-RS & Sustentabilidade

Roberto Roche20 de novembro de 2017
Motivação

Teoria da Motivação de McClelland(2)

Roberto Mangraviti17 de novembro de 2017
Infraestrutura

Infraestrutura no Brasil – Concessionárias as únicas com bons resultados( Parte 3)

Roberto Mangraviti16 de novembro de 2017
Gestão Ambiental Portuária

Gestão Ambiental portuária, Ônus ou Oportunidade?

Roberto Roche14 de novembro de 2017

Motivação na ótica de Maslow

Roberto Mangraviti13 de novembro de 2017
Adam Smith

Lições para o Brasil – Adam Smith

Roberto Mangraviti12 de novembro de 2017
Animal Pré-histórico

Animais que “deram as caras” depois da extinção dos dinossauros

Karen P Castillioni11 de novembro de 2017

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »