Artigos

Nunca antes na história deste país, alguns jovens foram tão velhos

Nunca antes na história deste país, alguns jovens foram tão velhos


30 anos era a idade da “velhice” nos anos 60/70. Em 1966, foi lançado pelos Beatles o LP “Revolver” (do verbo revolver), preconizando uma mudança de cultura que significava abandonar o pensamento obsoleto, por uma visão modernamente revolucionária. Aqui no Brasil, Marcos Valle cantava (1971) “ não confio em ninguém com mais de 30 anos.”

Mas, estranhamente, nos dias de hoje, quem tem “menos de trinta”, não pensa em revolucionar o mundo com uma nova ideia. Ao invés de ser um revolucionário “atualizado”, amparado por novas tecnologias que permita prever o futuro, olhar de 360⁰ sobre questões planetárias e visão social abrangente, o que percebemos é que há um contingente bem razoável de pessoas pensando como um “jovem” dos anos 60. Não há nada mais careta e desanimador que isto …

Qual proposta revolucionária e moderna que um jovem de hoje propõe à nossa sociedade?
Conhecem política macroeconômica para debater a PEC 241? São raríssimos os comentários técnicos nas redes sociais, que sugira algo melhor ou mais moderno para solucionar o rombo no budget que aí está. Como resolver a redução do PIB, de cerca R$ 1 trilhão de reais, acumulada nos últimos anos (com cosequente redução de R$ 450 bilhões do recolhimento de impostos)? Pergunte nas escolas invadidas se alguém propõe maior eficiência na operação, melhoria da qualificação e salários para seus professores, ou aumento da carga horária ?

Estariam os jovens, debatendo posições ainda atrasadas das Igrejas, frente as descobertas científicas atuais ? Conhecem os avanços das Universidades de Harvard ou George Washington (para ficar nas maiores) sobre a sinergia da Ciência com a Espiritualidade. Será que sabem que na USP há um departamento de estudos de vida após a morte?
Estariam ainda avaliando uma “onda” de empreendedores dos EUA, chamada de “Plano B”, onde jovens investidores entendem que o lucro não é o principal objetivo?
Helloooooo ???? O mundo mudou faz tempo.

Quando pensamos em ícones da vida contemporânea, vários fatores em comum se mostram presentes na trajetória destes empreendedores, contudo dois traços se destacam, inovação e flexibilidade, que lamentavelmente faltam em alguns jovens de hoje.
É possível imaginar Spielberg com ideias envelhecidas ? O grande diretor dirigiu “ E.T – O Extraterrestre”, com 34 anos de idade, e agora com 70 anos, continua uma “criança” de espírito, pois é um homem liberto de pensamentos aprisionados de pré-conceitos.

E o que dizer de Mark Zuckerberg, com 32 anos, presidente de uma “nação” com mais de 1 bilhão de “habitantes” ? Será que ele posta no seu Facebook, todo dia, “Fora Trump “ ? Pois no Brasil, tem gente que posta todo dia A MESMA COISA, obrigando-nos a manter a amizade por educação e respeito social, pois não há como manter um debate construtivo com alguém, que declara de saída que não mudará de ideia por nada neste mundo. Será que Zuckerberg desenvolveu seu produto, levando a vida desta forma? Impossível imaginá-lo inflexível e envelhecendo “gagá”, caducando numa cadeira de rodas todo agasalhado. E como será que envelhecerão os jovens latinos americanos agarrados a Nicolás Maduro?

Bill Gates, fundador da Microsoft escreveu, segundo o site de O Estado de São Paulo, conselhos ao futuro presidente dos EUA, dizendo que a inovação é que garantirá o futuro, cabendo portanto ao Estado “sair da frente” e permitir que a iniciativa privada pegue a criação e a transforme numa indústria competitiva.

Isto dito num país com uma produtividade per capita, 5 vezes superior a brasileira, e que teve em seu presidente John Kennedy (1917-1963 ) , dizendo que o objetivo dos EUA era chegar na Lua no final dos anos 60. Gente, este feito parece que faz UM SÉCULO que nem lembramos mais. Pode o leitor imaginar, uma declaração com este jeito de olhar o futuro, partindo de Cristina Kirchner?

Certamente todos esses ícones leram Albert Einstein, que disse um dia … “ A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original.”

Como muitos ainda não se abriram a uma nova ideia verdadeiramente, Lennon deve estar se mexendo no túmulo com toda esta caretice dos jovens de hoje … pois em 1967 ele escreveu “Revolution”, ou seja há ½ século … tempo pra caramba.

Portanto minha “patota”, formada por pessoas em torno de 60 anos, somente nos resta dizer “ Sorry John, pelos caretas de hoje “!

Autor: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com

Revolution (Lennon e McCartney)

Você diz que você quer uma revolução
Bem, você sabe..
Todos nós queremos mudar o mundo
Você me diz que isso é uma evolução
Bem, você sabe
Todos nós queremos mudar o mundo
Mas quando você fala em destruição,
Você já sabe que não pode contar comigo?

Não sabe que vai acabar
tudo bem?
tudo bem?
tudo bem?

Você diz que você tem a solução real
Bem, você sabe..
Todos nós adoraríamos ver o plano
Você me pede uma contribuição
Bem, já sabe..
Todos nós fazemos o que podemos
Mas se você quer o dinheiro para pessoas que só tem odio na mente
Tudo o que posso dizer, irmão, você vai ter que esperar

Não sabe que vai acabar
tudo bem?
tudo bem?
tudo bem?

Você diz que você mudará a constituição
Bem, você sabe..
Todos nós queremos mudar a sua cabeça
Você me diz que isso é a instituição,
Bem, você sabe..
É melhor você libertar sua mente
Mas se você vai andar com fotos do camarada Mao
Também não vai convencer a ninguém
Não sabe que vai acabar
tudo bem? tudo bem? tudo bem?tudo bem? tudo bem? tudo bem?

 

zappo

Artigos

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em Artigos

Cães podem ser geneticamente programados para amar seres humanos

Cristian Reis Westphal22 de março de 2019
Dislexia

Dislexia

Dr Leo Kahn21 de março de 2019
Humanos e Animais

Famílias Multiespécies

Fernanda Lanzelotti20 de março de 2019
Motivação_Herzberg

Teoria da Motivação de Herzberg (3).

Roberto Mangraviti19 de março de 2019
Herpes Zoster

Herpes zoster

Dr Leo Kahn16 de março de 2019

Evidências mostram origem de vida humana no Sul da Austrália

Cristian Reis Westphal14 de março de 2019

Mata Ciliar: os cílios das águas

Laís Nunes13 de março de 2019
Imprensa

No país das declarações

Ricardo Rose12 de março de 2019
Guedes ... um país de extrativistas falando muita merda.

Guedes … um país de extrativistas falando muita merda.

Roberto Mangraviti12 de março de 2019

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »