Artigos

O que é o Ano Luz?

O que é o Ano Luz?

Para o pessoal que acompanha páginas relacionadas à Ciência, em especial à Astronomia, você já deve ter lido ou ouvido em algum momento o seguinte termo: A nebulosa de Órion, que fica localizada à 1500 anos Luz… Ou a galáxia mais próxima da nossa, de Andrômeda, que fica a 2,5 milhões de anos luz…. Você já se perguntou o que significa ANO LUZ?

O Ano-luz é uma medida de comprimento que corresponde a distância percorrida pela luz em um ano. Se nós pesquisarmos na Internet, vamos achar que um Ano Luz corresponde a aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros. Mas como chegamos neste valor?

A luz viaja a uma velocidade de 300.000 km/h. Já um ano, equivale à 365 dias. Se um ano luz representa o percurso da luz em um ano, temos 9,5 trilhões de quilômetros percorridos pela Luz em um ano. Para se ter uma noção, a luz do Sol demora em torno de 8,3 minutos para chegar até nós.

Logo, se hipoteticamente o sol explodisse neste exato momento, só perceberíamos visualmente oito minutos após. Já a estrela mais próxima de nós, depois do sol, Alfa Centauri, fica há 4,3 anos luz de nós.

Voltando a aqueles exemplos que eu dei no início: se quisermos saber a distância da nebulosa de Órion, basta multiplicarmos a sua distância, ou seja 1500 anos luz  9,5 trilhões de quilômetros, e assim para todos os outros corpos celestes que utilizem desta unidade. Este é o ANO LUZ.

 

Autor: Cristian Reis WestPhal

Artigos

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Mais em Artigos

Logística Reversa

10 Pontos – Logística Reversa

Convidado19 de maio de 2019
Veganos

Beleza Pura Store lidera mercado vegano no Brasil.

Roberto Mangraviti18 de maio de 2019
USB CAMPO GRANDE

UBS Campo Grande/São Paulo

Bel Gimenez17 de maio de 2019
Febre Amarela

Febre Amarela

Dr Leo Kahn16 de maio de 2019
Resíduos orgânicos gerando biogás em restaurante

Resíduos orgânicos gerando biogás em restaurante

Bel Gimenez15 de maio de 2019
Bett Educar

Bett Educar – em São Paulo

Roberto Mangraviti14 de maio de 2019
Hambúrguer vegano com “cara” de carne .

Hambúrguer vegano com “cara” de carne.

Roberto Mangraviti11 de maio de 2019
Governança Digital

Governança digital

Bel Gimenez9 de maio de 2019
Descoberto recife de corais na ilha Queimada Grande

Descoberto recife de corais na ilha Queimada Grande

Ricardo Rose8 de maio de 2019

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »