Artigos

Pegada Ecológica: Qual é a sua?

Pegada Ecológica: Qual é a sua?

A Pegada Ecológica é um indicador para medir o impacto do consumo humano sobre os recursos naturais. Este indicador estima as áreas (extensões de território) de terras e águas produtivas do planeta que são necessárias para sustentar os hábitos de vida de um indivíduo. Portanto, para seu cálculo é utilizada como unidade de medida o Hectare Global (gha) por ano.

Quanto maior é a quantidade de recursos naturais utilizados e consumidos maior é o valor da pegada ecológica, ou seja, quanto maior a pegada ecológica de uma atividade mais danos ela causa ao meio ambiente. Portanto, quanto mais exploramos o meio ambiente maiores são as marcas (daí vem o termo “pegada” utilizado para este indicador) que deixamos na Terra.

Para o cálculo da pegada ecológica são considerados os seguintes fatores:

PegadaEcologica2

 

Bioprodutividade da terra: representa as áreas de cultivo para a produção de alimentos para consumo humano e produção de alimentos para ração de animais de consumo humano, bem como as áreas de pastagem para a criação destes animais. E ainda, áreas de florestas e matas para fornecimento de matéria-prima vegetal para produção de produtos.

Bioprodutividade marítima: representa a área de produtividade primária (quantidade de biomassa/matéria orgânica produzida por organismos produtores, como algas e plantas) necessária para sustentar os estoques pesqueiros nos ambientes aquáticos.

Fontes de energia: representa as áreas florestais necessárias para sequestrar gases de efeito estufa emitidos, principalmente, a partir da queima de combustíveis fósseis utilizados como fonte de energia.

Área urbanizada: representa a área de infraestrutura urbana com habitação, transporte e indústrias.

Biodiversidade: representa a área para a conservação da biodiversidade, ou seja, das formas de vida encontradas em nosso planeta; e para a biocapacidade, ou seja, capacidade do planeta de regenerar os recursos naturais renováveis que consumimos.

É importante observar que não entram no cálculo da pegada ecológica os resíduos sólidos gerados e a água consumida. Para a água há um cálculo específico: a pegada hídrica.

 

O valor da pegada ecológica no Brasil é de 2,9 gha por habitante a cada ano, indicando que o consumo médio de recursos naturais dos brasileiros é próximo ao da média mundial que é 2,7 gha. No estado de São Paulo, a pegada ecológica média ultrapassa a do país chegando a 3,5 gha por habitante.

Isso significa que, considerando a média mundial, precisamos de 1,5 planetas para sustentar nosso estilo de vida, portanto, estamos consumindo 50% mais recursos do que a capacidade anual do planeta.

 

Qual é a sua pegada ecológica? Seu estilo de vida é sustentável?

Você pode calcular sua pegada ecológica e refletir sobre seus hábitos através dos testes desenvolvidos pelo INPE (www.suapegadaecologica.com.br/) e pela organização  Global Footprint Network (http://www.footprintnetwork.org/en/index.php/GFN/page/calculators/). Neste último selecione o Brasil no mapa e posteriormente “Português”.

Após descobrir sua pegada ecológica, aqui vão algumas atitudes mais sustentáveis que ajudam a reduzi-la:

– Reduzir o consumo de carne e incluir vegetais mais frescos em sua dieta alimentar.

– Se tornar um consumidor consciente, reduzindo o consumo excessivo de produtos e se preocupando com a origem e com o descarte correto dos mesmos.

– Optar por transportes de menor impacto: ande a pé, de bicicleta e de transporte público quando possível. Se utilizar o automóvel, ofereça carona a amigos e opte pelo etanol, combustível renovável de menor impacto ambiental.

– Reduzir o consumo de energia elétrica em seu cotidiano. Apesar de grande parte da energia elétrica no Brasil ser produzida a partir de usinas hidrelétricas, consideradas fontes renováveis de energia limpa, é necessária a construção de barragens que inundam florestas, causam impacto na biodiversidade local e ocupam áreas produtivas.

Repense seus hábitos, promova suas atitudes individuais e mobilize pessoas. Exerça sua cidadania e faça escolhas melhores para você, para sua família e para o meio ambiente!

 

Referências

INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. 2012. Cartilha: Pegada Ecológica: qual é a sua?

WWF-Brasil. 2013. Cartilha: Pegada Ecológica, nosso estilo de vida deixa marcas no planeta.

Imagens:

WWF-Brasil. 2013. Cartilha: Pegada Ecológica, nosso estilo de vida deixa marcas no planeta.

INFAP – Instituto de Formação e Ação em Políticas Sociais. 2016. O que é pegada ecológica ou ambiental? <http://www.infap.org.br/pegadaecologica.php>

 

Autora: Laís Nunes

contato@sustentahabilidade.com

 

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Artigos

Bióloga e pedagoga com mestrado em Biologia Vegetal (UNESP Rio Claro). Tem interesse nas áreas de ecologia, ecossistemas aquáticos, educação ambiental e sustentabilidade.

Mais em Artigos

Matriz Energética

Produção de Eólica, segue crescendo no Brasil.

Roberto Mangraviti23 de outubro de 2017
Madre Tereza

“Gente do Contra “

Roberto Mangraviti22 de outubro de 2017
Varejo

Varejo crescerá 1,4% em 2017.

Roberto Mangraviti21 de outubro de 2017
Boni

Boni-65 anos de brilhante trajetória televisiva

Fabio Rejaili Siqueira20 de outubro de 2017
Riso

A origem do riso

Convidado18 de outubro de 2017
acidente ambiental

Complacência MATA!

Roberto Roche17 de outubro de 2017

Desperdício “Zero” … cultura Mottainai do Japão.

Tiemi Yamashita13 de outubro de 2017

O quão grande pode se tornar um tsunami?

Cristian Reis Westphal12 de outubro de 2017
Meio Ambiente

A Importância da Conformidade Ambiental da Indústria

Roberto Roche10 de outubro de 2017

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »