Artigos

Prevenção de drogas na Adolescência

Prevenção de drogas na Adolescência

No último artigo falamos da prevenção do uso de drogas nas Empresas, ou seja para o público adulto. Hoje focaremos especificamente da prevenção na adolescência.

Cresce cada vez mais a preocupação dos pais com o uso de drogas e álcool na adolescência, devido às crianças hoje serem mais independentes e com isso amadurecerem mais rápido, fazendo suas próprias escolhas.

Neste cenário, surge a questão, como prevenir para que o meu filho não use drogas? Como agir nesta situação? São estas as mais frequentemente perguntas que nos fazem, a maioria dos pais de adolescentes.

Vamos citar aqui algumas dicas de como lidar com o adolescente no intuito da prevenção:

. Confiança
É muito importante a confiança estabelecida com o adolescente através de conversas sinceras, e não palavras assustadoras, pois sobressaltando nossos jovens com histórias exageradas ou irreais, gera desconfiança e perda da credibilidade. A forma corretar é apresentar aquilo que foi pesquisado com dados reais, amparado em fontes seguras da medicina/psiquiatria, com o consequente efeitos colaterais do uso de drogas. Se conhecer algum caso de alguém que teve experiências ruins com drogas, deve ser apresentado como parâmetro, compartilhando o fato com serenidade, para que sintam que você está passando uma informação com segurança.

. Autoestima
É importante que o adolescente esteja sempre com a sua autoestima positiva, pois na adolescência, devido as várias transformações, tanto ao nível físico como emocional, surge certa insegurança o que pode provocar baixa estima.
Adolescente com autoestima positiva são menos propensos a experimentar drogas, ou novas experiências “desconhecidas”, pois sentem-se mais seguros e responsáveis em suas ações. É importante que os pais o elogiem nas suas ações, pois sentir-se-ão observados e que a família se “importa” com eles.

. Atividades
Muitas vezes os adolescentes buscam a droga por se sentirem entediados, e procuram algo “diferente” para fazer. Portanto é fundamental para os país, descobrirem o que seus filhos gostam, e “participar” na opção, referendando socialmente a escolha. Atividades como aprender musica, praticas de esportes, frequentar com regularidade teatros/cinemas, são opções muito indicadas, para suprir a ociosidade.

. Amigos
Os adolescentes são propensos a usarem as drogas em turma, portanto é fundamental conhecer seus amigos. Observar o comportamento do grupo, e onde fica o “point” de encontro da turma e as atividades envolvidas, poderão antecipar e evitar possíveis más influências, e que possam incentivá-los a uso de drogas.

. Diálogos
Não se deve discutir sobre drogas com filhos adolescentes, acusando-os ou agindo como suspeitos. Isso só vai levá-los a ficarem na defensiva, e “passar recibo” que os pais não confiam neles. Deixe-os saber que você está agindo por preocupação e não por suspeita. Isso vai fazê-los confiar nos pais, reagindo de forma mais aberta sobre seus sentimentos e quaisquer outros assuntos que estejam sentindo.

Sabemos que a motivação para o uso de drogas provem de vários fatores, e um fator de proteção isolado não é garantia de que um indivíduo, não abusará de substâncias psicoativas.••.

dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Artigos

Mais em Artigos

Cães podem ser geneticamente programados para amar seres humanos

Cristian Reis Westphal22 de março de 2019
Dislexia

Dislexia

Dr Leo Kahn21 de março de 2019
Humanos e Animais

Famílias Multiespécies

Fernanda Lanzelotti20 de março de 2019
Motivação_Herzberg

Teoria da Motivação de Herzberg (3).

Roberto Mangraviti19 de março de 2019
Herpes Zoster

Herpes zoster

Dr Leo Kahn16 de março de 2019

Evidências mostram origem de vida humana no Sul da Austrália

Cristian Reis Westphal14 de março de 2019

Mata Ciliar: os cílios das águas

Laís Nunes13 de março de 2019
Imprensa

No país das declarações

Ricardo Rose12 de março de 2019
Guedes ... um país de extrativistas falando muita merda.

Guedes … um país de extrativistas falando muita merda.

Roberto Mangraviti12 de março de 2019

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »