Artigos

Quando o Assunto é Energia …

Quando o Assunto é Energia …

Os números são imensos.

“Em apenas um segundo, o sol produz mais energia (internamente) que toda energia usada pela humanidade desde o começo dos tempos.”

“Pré-sal demandará US$ 400 bilhões até 2020, segundo ANP”

Por conta desta imensidão de algarismos, estes assuntos ficam extremamente complexos de serem avaliados, mas fundamental destacarmos algumas tendências.

O valor citado pela ANP(Agência Nacional de Petróleo) representa cerca de 15% do PIB do Brasil previsto para 2013. E nos dias de hoje, o Pré-sal responde somente com 5% da produção de barris da Petrobras, podendo chegar a 30% em 2016.

Sabemos que a tomada de decisão por organismos públicos, especialmente no Brasil, são lentos e as dificuldades de transformações culturais também esbarram em raízes conservadoras, mesmo quando as informações de caráter científico deveriam nos levar a reflexões mais profundas.

A comprovar, em 1896(não há engano de grafia), o químico sueco Svante Arrhenius (1859/1927) profetizou “A emissão de dióxido de carbono elevará a temperatura do Planeta”.

Mais recentemente, em 2010, aqui em São Paulo,Nicholas Stern, Economista da ONU,também profetizou,“em 2020 serão necessários de 2% a 3% da riqueza gerada no Planeta, para evitar uma catástrofe ambiental.”

No ano em que a Petrobrás tiver consumido os U$ 400 bilhões(2020) existem vozes, até do além, dizendo que estaremos vivendo uma crise ambiental e econômica, justamente pelo produto que a Petrobras(obviamente como todas petrolíferas) está produzindo.

Na iniciativa privada pode-se enxergar uma visão renovadora, e mais dinâmica. A mineradora belga Umicore,  mudou seu foco de ação e passou a ser uma “mineradora urbana”, e extrai ouro do lixo, sendo que no passado era das rochas. Dessa forma, a citada empresa obtém 1 kg de ouro em 4 toneladas de lixo eletrônico e antes obtinha o mesmo resultado ( 1 kg de ouro) revirando 200 toneladas de rocha.

Como cidadãos, olhando para o Sol e vendo o astro rei a brilhar, independente do investimento financeiro do ser humano, estamos a buscar explicações dos governos que pouco investem no desenvolvimento de alternativas energéticas renováveis.

As respostas novamente nos são dadas pela iniciativa privada, que esta atenta a estas oportunidades.

Na última década, o crescimento da energia solar (fotovoltaica) foi de 20% em todo mundo. E segundo a EPIA -Associação Européia da Indústria Fotovoltaica, a energia solar cresceu 70% em 2011, havendo naturalmente investimentos maiores naquele continente, dado ao fato da água ser uma energia escassa, assim como o sol a bem da verdade, quando comparado ao Brasil.

E o que falar da China que hoje possui 50% do parque solar instalado no mundo. Estariam os chineses enxergando oportunidades que no Brasil ainda não nos apercebemos ?

Confirmando essa tendência, desde 2008 a Martifer O&M já presente em 20 países, iniciou suas atividades no Brasil ,atuando na área de energia renovável na promoção e desenvolvimento de projetos de energia eólicos e solar, sendo líder mundial nessa categoria.

Esta importância da energia solar no mundo, fica comprovada através da Solar Power International Fair que em 2013 ocorrerá em Chicago-USA, no mês de Outubro. Lembrando da importância desta feira, a última edição realizada em Orlando-USA (outubro/12) teve o ex-presidente Bill Clinton no discurso de encerramento.

Que tal  olharmos Sol do Brasil também ?

 

Roberto Mangraviti

Economista, Consultor de Estratégias de Sustentabilidade da Trade Marketing.

Consultor da ADASP – Associação dos Distribuidores e Atacadistas/SP

Criador, Produtor e Apresentador do Programa ADASP-Sustentahabilidade,  na TV Sorocaba ao Vivo.

Editor do Portal Sustentahabilidade.com

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Artigos

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade.com pela WEBTV. Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em Artigos

homeopatia

Homeopatia em pequenos animais

Fernanda Lanzelotti21 de setembro de 2017
Robson Miguel

Dia do Violão – 22 de setembro

Roberto Mangraviti21 de setembro de 2017
Abelhas

O que acontecerá se as abelhas desaparecerem?

Karen P Castillioni20 de setembro de 2017
QSMS-RS X Ética Empresarial

Sustentabilidade & QSMS-RS X Ética Empresarial

Roberto Roche19 de setembro de 2017
Arco Íris

O “Arco Íris “ da Comunicação.

Roberto Mangraviti17 de setembro de 2017
Plantas emitem mais quimicos

Novo estudo revela que plantas emitem mais químicos durante ondas de calor

Karen P Castillioni16 de setembro de 2017
LSD

LSD – No Globo Ocular

Dependência Química15 de setembro de 2017
Água

Água valerá mais que petróleo !

Roberto Roche14 de setembro de 2017
Enguias

O “sexto sentido” das enguias

Karen P Castillioni13 de setembro de 2017

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »