Artigos

Quanto tempo é preciso para chegar à Marte?

Quanto tempo é preciso para chegar à Marte?

O planeta Marte é um dos objetos mais fáceis de se observar em uma noite de céu sem poluição luminosa, facilmente visível a olho nu como uma estrela vermelha brilhante. A cada dois anos, a Terra e Marte atingem o seu ponto mais próximo, chamado de “oposição”, quando Marte fica a uma distância de aproximadamente 55 milhões quilômetros da Terra. E a cada dois anos, as agências espaciais aproveitar este alinhamento orbital para enviar naves espaciais ao planeta vermelho. Mas quanto tempo leva para se chegar à Marte?

O tempo total de viagem da Terra até Marte leva em torno de 150 a 300 dias, dependendo da velocidade do lançamento, o alinhamento da Terra e de Marte, e do comprimento da viagem da nave espacial necessário para atingir o seu objetivo. Realmente só depende da quantidade de combustível que você está disposto a queimar para chegar lá. Quanto mais combustível, menor tempo de viagem.

a primeira nave espacial a fazer uma viagem da Terra para Marte foi a Mariner 4, da NASA, que foi lançado no dia 28 de Novembro de 1964 e chegou a Marte em 14 de julho de 1965, fazendo com sucesso uma série de 21 fotografias. O tempo total de voo da Mariner 4 foi de 228 dias.

A segunda missão bem sucedida a Marte foi a Mariner 6, que decolou em 25 de fevereiro de 1969 e atingiu o planeta em 31 de Julho de 1969; um tempo de voo de apenas 156 dias. O sucesso da Mariner 7 se deu com apenas 131 dias para fazer a viagem. A Mariner 9, a primeira nave espacial a ir com sucesso em órbita em torno de Marte lançado no dia 30 de maio de 1971 e chegou no dia 13 de novembro de 1971, fez uma viagem por um período de 167 dias.

 

Este é o mesmo padrão que tem se mantido para os mais de 50 anos de exploração para Marte: cerca de 150 a 300 dias.

Por que demora tanto tempo?

Devemos considerar o fato de que Marte tem a distância de 55 milhões de quilômetros de distância e a nave espacial deva viajar a uma velocidade de 20,000 km/hora, você chegaria ao planeta vermelho em um prazo de 115 dias. Isso ocorre porque tanto a Terra quanto Marte estão em órbita ao redor do Sol.

Não pode apontar diretamente para Marte e começar a disparar foguetes, porque no momento do lançamento, Marte já teria se movido. Em vez disso, a espaçonave lançada da Terra precisa ser apontada para onde Marte estará, claro que isso é feito com cálculos precisos.

Outra limitação é o combustível. Novamente, se você tivesse uma quantidade ilimitada de combustível, você lançaria a sua nave espacial em Marte, dispararia seus foguetes até a metade do trajeto e após desaceleraria para o último estágio da viagem. Com essa forma, se pode cortar o tempo de viagem em 1/4 da fração da taxa atual – mas será necessária uma taxa grande de combustível.

Autor: Cristian Reis Westphal

contato@sustentahabilidade.com

 

 

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Artigos

Estudante de Engenharia Química. Lidera há 7 anos o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Mais em Artigos

Varejo

Varejo crescerá 1,4% em 2017.

Roberto Mangraviti21 de outubro de 2017
Boni

Boni-65 anos de brilhante trajetória televisiva

Fabio Rejaili Siqueira20 de outubro de 2017
Riso

A origem do riso

Convidado18 de outubro de 2017
acidente ambiental

Complacência MATA!

Roberto Roche17 de outubro de 2017

Desperdício “Zero” … cultura Mottainai do Japão.

Tiemi Yamashita13 de outubro de 2017

O quão grande pode se tornar um tsunami?

Cristian Reis Westphal12 de outubro de 2017
Meio Ambiente

A Importância da Conformidade Ambiental da Indústria

Roberto Roche10 de outubro de 2017
Cerrado

Cerrado e agricultura

Ricardo Rose6 de outubro de 2017
QSMS-RS sustentabilidade

O que a indústria espera do seu Gestor de Sustentabilidade

Roberto Roche5 de outubro de 2017

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »