Artigos

Recicladora atinge marca histórica.

Recicladora atinge marca histórica.

Copermiti , recicladora, atinge marca histórica de duas mil e quinhentas toneladas de eletrônicos.

O Brasil está entre os maiores produtores de lixo eletrônico no mundo, com mais de 1,4 milhão de tonelada produzido anualmente – cerca de 36% de todo lixo eletrônico da América Latina. Os altos índices se tornaram uma preocupação cada vez maior porque, na natureza, esses materiais contaminam o solo e lençóis freáticos. Em 10 anos de atividade na capital paulista, a Coopermiti acompanhou a evolução do tema na cidade e comemora o aumento do engajamento dos paulistanos, embora ainda tímido, para a reciclagem correta de eletrônicos.

Historicamente, desde a inauguração, a Coopermiti já recolheu cerca de 2.470.103.00 kg de eletrônicos (quase 2,5 mil toneladas). A cooperativa, que sobrevive do descarte de lixo eletrônico, estima que isso representa 8.300 m3, equivalente a 8300 gaiolas de armazenamento cheias de eletrônicos que não foram parar no lixo comum e, consequentemente, em aterros sanitários – o pior destino para esses equipamentos porque passam a ser perigosos quando expostos ao sol e a chuva, uma vez que podem liberar substâncias como Mercúrio, Cádmio, Cobre, Cromo, entre outros.

Ao longo dos anos, a Coopermiti observa a preocupação cada vez maior dos cidadãos, mas ainda enfrenta dificuldades com grande parte das empresas – que ainda não se conscientizaram que aparelhos como computadores, smartphones e outros dispositivos necessitam de um descarte ecológico.

Atualmente, a Coopermiti, única cooperativa de São Paulo especializada na reciclagem de e-lixo, recebe em sua sede os equipamentos e ainda agenda retiradas com caminhões nos casos de grandes quantidades. A cooperativa também possui uma série de parcerias com shoppings, parques, UBS e subprefeituras para facilitar o descarte.

Além disso, a cooperativa realiza um trabalho de conscientização para todas as idades e mantém ativo um museu de antiguidades que foi montado pelos próprios cooperados com os objetos que foram descartados pelos parceiros – tais como, Atari, Máquina de Escrever, Vitrolas, televisores de tubo, entre outros.

Para quem deseja descartar corretamente aparelhos eletrônicos, a Coopermiti conta com diversos pontos de coleta espalhados pela cidade que podem ser o endereço final de equipamentos eletrônicos, tanto para empresas quanto para os cidadãos – que cada vez mais estão conscientes em relação ao descarte. Para encontrar o ponto mais próximo ou agendar a retirada, escreva para contato@sustentahabilidade.com

Texto: Roberto Mangraviti

Dados fornecidos pela Copermiti

Artigos

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em Artigos

O pálido ponto azul

Cristian Reis Westphal18 de setembro de 2019

Reduzir, Reutilizar e Reciclar – 3 Rs da Sustentabilidade

Karen P Castillioni14 de setembro de 2019

Os segredos escondidos nas nuvens de Órion

Cristian Reis Westphal11 de setembro de 2019
Prolina...O aumento da Síntese do Colágeno... sua pele mais saudável

Prolina…O aumento da Síntese do Colágeno… sua pele mais saudável

Dr Leo Kahn9 de setembro de 2019
Minuto ODS -Cidades e Comunidades Sustentáveis

Vídeo Minuto ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima

Bel Gimenez8 de setembro de 2019
Baleias

Baleias imitam sons humanos

Karen P Castillioni5 de setembro de 2019
Macronutrientes

Macronutrientes na sua dieta

Dr Leo Kahn22 de agosto de 2019
Inovação

Os Desafios da Inovação Aberta no Brasil

Roberto Mangraviti21 de agosto de 2019

Socialismo é o oposto do Capitalismo?

Convidado20 de agosto de 2019

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »