Artigos

Smart Lockers, uma tendência para áreas inseguras e incertezas na entrega.

Smart Lockers, uma tendência para áreas inseguras e incertezas na entrega.

Os Smart Lockers são sistemas de armários que podem acomodar pacotes de diferentes tamanhos. Normalmente é uma unidade modular que possui 42 armários, acessíveis 24 horas por dia dependendo do local onde foi instalado. Ao redor do mundo, o serviço apresenta crescimento e se torna tendência.

De acordo com uma pesquisa da Palpobox apresentada por Secci, na Ásia, 32% das pessoas prefeririam ir a algum local, até mesmo em lojas físicas, retirar suas compras feitas online em vez de aguardar o prazo de entrega. Já no mercado global, 38% dos consumidores deixam de comprar se tiverem uma experiência negativa com suas entregas, enquanto 45% deixam de comprar online por não ter sistemas de entrega compatíveis com suas preferências, mas, em contrapartida, 87% voltam a comprar após uma experiência positiva.

Para isso, algumas barreiras ainda precisam ser ultrapassadas. Por exemplo no Brasil, ainda existem muitas áreas de risco para entregas. O  professor e pesquisador do Insper, André Duarte, contou que 22% da população das grandes cidades vivem em favelas, o que representa 13 milhões de pessoas que movimentam aproximadamente R$ 23 bilhões no mercado por ano. “Não podemos deixar esse público desamparado”, comenta Márcio.

No Rio de Janeiro, por exemplo, 47% da população têm algum tipo de restrição nas entregas. Isso prejudica a indústria varejista pois muitas vezes o consumidor efetua a compra online, mas nunca recebe os produtos, o que gera uma demanda e custos ainda maiores para os varejistas. A solução, segundo Martiaga, é a implementação dos “Lockers” em grande escala na cidade toda.

“O cliente fará a compra online e selecionará o Smart Locker mais próximo de sua residência. Com isso, a loja entregará o produto em um destes dispositivos. Então, o consumidor receberá um QR CODE que abrirá essa porta para que ele retire seu produto”, explica.

Além disso, o empresário revelou aos participantes que nos próximos 60 dias, todas as 43 plataformas de metrô do Rio de Janeiro terão um sistema de Smart Locker da Clique e Retire instalado. A primeira fase de instalações começa nesta quarta, dia 19. “Isso irá revolucionar o varejo”, comemorou.

Márcio prevê que serão novos mil aparelhos em funcionamento no Brasil inteiro em dois anos. Além disso, a implementação deste tipo de entrega não faz aumentar o custo para o consumidor e nem para o lojista. Além disso, a inovação é favorável para as questões de logística reversa, que é quando o cliente precisa devolver o produto para a loja.

“Normalmente é um stress para o consumidor ter que levar os produtos até os Correios, com suas regras e limitações de horário. Com o Smart Locker é só deixar no armário (hub) e pronto. A gente também quer ganhar o usuário na política de logística reversa, que precisa ser mais inteligente, inclusiva, eficiente e ágil”, diz Christian. “Terminais inteligentes de autoatendimento conseguem reduzir a desistência da compra online em todas as frentes”, complementa.

A solução ainda é inédita no Brasil, mas a empresa traz a expertise de uma aliança estratégica com a Pakpobox, uma das maiores fornecedoras de serviços e redes de terminais inteligentes de autoatendimento do mundo. “Diminuir os custos do varejo e aumentar a satisfação do consumidor é o nosso foco. Temos este propósito e queremos gerar impacto”, finaliza Artiaga.

Texto: Roberto Mangraviti

contato@sustentahabilidade.com

Artigos

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em Artigos

Minuto ODS - Redução das Desigualdades

Vídeo Minuto ODS 10 – Redução das Desigualdades

Bel Gimenez18 de julho de 2019
Omega 3

Ômega 3

Dr Leo Kahn16 de julho de 2019
Tartarugas Marinha

Grupo Boticário investe em Unidades de Preservação

Roberto Mangraviti12 de julho de 2019
Consumo Saudável

Cresce o consumo de produtos saudáveis.

Roberto Mangraviti11 de julho de 2019
Minuto ODS - Redução das Desigualdades

Vídeo Minuto ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

Bel Gimenez10 de julho de 2019
Prolina...A Síntese do Colágeno... sua pela mais saudável

Prolina…O aumento da Síntese do Colágeno… sua pele mais saudável

Dr Leo Kahn9 de julho de 2019
Fim do canibalismo nas Empresas_Capa

Podcast – Canibalismo nas Empresas ?

Bel Gimenez8 de julho de 2019
HOJE

Religião diminuí crescimento econômico ?

Roberto Mangraviti7 de julho de 2019

Produtividade, e o trabalho infantil.

Roberto Mangraviti6 de julho de 2019

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »