Artigos

Startup’s e Sustentabilidade – Casamento indissolúvel

Startup’s e Sustentabilidade – Casamento indissolúvel

As startup’s ou empresas que  desenvolvem  tecnologia e inovação, crescem no mundo dos negócios, especialmente em mercados competitivos, com inegável velocidade e sucesso. Estas empresas conceitualmente possuem espírito empreendedor e uma frenética busca por um modelo de negócio inovador. Interessante notar que os conceitos de sustentabilidade compõe  o DNA destas organizações,  orientando a visão deste especial grupo de empresários. Também no Brasil, esta sinergia é evidente e comprovada, inclusive através do Programa Sustentahabilidade pela WEB TV.

Como exemplo, podemos citar empresários de Piracicaba, no interior de São Paulo (www.bugbrasil.com.br) que criam vespas em laboratórios para controle de pragas na agricultura, monitorando de forma natural (sem agrotóxico) 500 mil hectares em todo Brasil e até no exterior. Ou ainda, os jovens empresários do Porto de Tecnologia do Recife (PE), que desenvolveram um aplicativo de mobilidade urbana, considerado o maior aplicativo de cidades do mundo (http://www.colab.re/).  Em ambos os casos, as empresas foram premiadas pelo Banco Mundial, que concedeu nos  anos 90 o mesmo prêmio ao Google e Twitter, hoje gigantes de tecnologia. O que estas empresas brasileiras tem em comum? Defesa do meio ambiente, responsabilidade social e valor econômico, ou seja, o tripé da sustentabilidade. Portanto o casamento de startup’s e sustentabilidade fica mais do que  comprovado, onde os convidados para cerimônia, é um seleto grupo de fiel consumidores antenados.

E esta união já se encontra numa segunda geração e com filhos muito saudáveis, graças a Deus. Pois os Financiamentos Coletivos (outro negócio de inovação e empreendedorismo) permeia nos dias atuais todo este ambiente de novos negócios, abraçando causas sustentáveis e produtos responsáveis, frequentemente. A comprovar esta nova fase, temos os produtos naturais “Ursa Major” lançado nos EUA, exclusivamente para o público masculino (pouco afeito com cuidados pessoais). Conforme publicado no Estadão “O site de financiamento coletivo Kickstarter foi escolhido para o lançamento do produto Ursa Maior. A meta inicial era atingir US$ 10 mil. Até a manhã desta terça-feira, 25 de agosto, 981 pessoas apoiaram o projeto com US$ 28 mil”. Novamente fica evidente que a sinergia dos stakeholders , no  Brasil ou no mundo, para tudo que envolve tecnologia e empreendedorismo moderno, tem e terá no seu DNA, o Triple Bottom Line ou tripé da sustentabilidade. Caberá portanto ao empresariado antenado, que deseja progredir e manter uma empresa saudável, uma roupa verdadeiramente de núpcias , para entrar nesta cerimônia. Pois em caso contrário poderá haver choro ou ranger de dentes(*)

 

(*) menção metafórica a Parábola do Banquete de Casamento

http://sustentahabilidade.com/sustentahabilidade-bug-agentes-biologicos/

 

Startup_2

 

Startup_3

 

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Artigos

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade.com pela WEBTV. Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em Artigos

Motivação

Teoria da Motivação de McClelland(2)

Roberto Mangraviti17 de novembro de 2017
Infraestrutura

Infraestrutura no Brasil – Concessionárias as únicas com bons resultados( Parte 3)

Roberto Mangraviti16 de novembro de 2017
Gestão Ambiental Portuária

Gestão Ambiental portuária, Ônus ou Oportunidade?

Roberto Roche14 de novembro de 2017

Motivação na ótica de Maslow

Roberto Mangraviti13 de novembro de 2017
Adam Smith

Lições para o Brasil – Adam Smith

Roberto Mangraviti12 de novembro de 2017
Animal Pré-histórico

Animais que “deram as caras” depois da extinção dos dinossauros

Karen P Castillioni11 de novembro de 2017
quando o medicamento vira droga

Quando o analgésico mata

Dependência Química9 de novembro de 2017

Infraestrutura – Brasil no descompasso internacional (2)

Roberto Mangraviti8 de novembro de 2017
Políticos Ranking

Dica de Hoje: site faz “Ranking” de políticos.

Roberto Mangraviti7 de novembro de 2017

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »