5 Minutos Entrevista

” O Canto da Gente” – Um artista em sua casa

” O Canto da Gente” – Um artista em sua casa

5 Minutos Entrevista Maury Cattermol, sócio-diretor da Ritmiza Produções, produtor da ação cultural  “O Canto da Gente” voltada aos valores e história do Bairro da Aclimação, em São Paulo.

 

1.Como e porque surgiu esta ideia?

Na verdade é uma ideia muito antiga. Surgiu antes mesmo da minha permanência em São Paulo há 4 anos. “O Canto da Gente” veio à tona quando eu percebi que muitas pessoas preferem ficar em suas casas ao sair delas. Quando saímos, temos os custos fixos com locomoção e alimentação, medo da violência que não para, e diversos outros pontos que eu poderia listar aqui até amanhã. Então pensei: -“Por que não levar a cultura até as pessoas?”. Assim surgiu a nossa ação itinerante aos conjuntos residenciais. Começando pelo o meu bairro e de minha sócia, Veroni Girelli, na Aclimação, temos como público alvo as famílias, os idosos, as crianças… Um movimento para todas as idades e sem preconceitos. Fomentar a cultura em nosso canto (moradia), com o nosso canto (vocal), unindo os moradores ao som de um repertório cuidadosamente escolhido pelo o(a) artista convidado(a), para cantarmos juntos e transformarmos esse coral em uma única só voz, é a nossa missão.

 

2.Qual é o modelo de apresentação e propagação pública?

Inicialmente em prédios residenciais, e com um tempo, quem sabe “O Canto da Gente” não recebe um patrocínio e segue para as praças, parques, centros culturais e etc… O show acústico tem a duração de 1 hora, com um simples cenário ambientado ao espaço utilizado e a distribuição de encartes (sim, igualzinho os de CDs) para que o público, ou melhor, os nossos convidados cantem juntinhos com o(a) artista e recolham autógrafos. Ah, sem contar com os inúmeros sorteios após o show com os prêmios cedidos dos nossos ilustres apoiadores. É importante ressaltar que a nossa divulgação é no boca-a-boca, redes sociais, entre amigos e familiares, e com apresentações intimistas a preços populares. A nossa meta é passar, inicialmente, por todo o bairro da Aclimação e adjacências. Não é um movimento financeiro, e sim cultural, porém temos os custos básicos como o aluguel de cadeiras, do espaço, cachê artístico, confecção do material gráfico e por aí vai… Contamos com a interação dos comerciantes e moradores do bairro para que possamos seguir com esse projeto tão individual e ao mesmo tempo tão coletivo.
Síndicos e condôminos, estamos aqui!

 

3.Qual o primeiro artista convidado?

A primeira artista convidada é a cantora, compositora, instrumentista, poetiza, e vencedora do 23° Prêmio da Música Popular Brasileira, Socorro Lira. Lira nasceu em Brejo do Cruz na Paraíba, já lançou um álbum no exterior, produz o Prêmio Grão de Música, e gravou um DVD lindíssimo no Auditório do Ibirapuera intitulado “Amazônia – entre águas e desertos”.
Vale uma pesquisa, aos amantes da música como eu, sobre Socorro Lira.
Vale a pena!

 

4.Há outros artistas já envolvidos neste trabalho?

Sim, temos a cantora e compositora Dayse do Banjo, sambista e autora do samba “Arrasta a Sandália”, sucesso na voz da madrinha do samba Beth Carvalho e Zeca Pagodinho; João Pinheiro que emplacou seus hits nas novelas “Guerra dos Sexos”, “Ti Ti Ti” e “Caras e Bocas” transmitidas pela Rede Globo; Lu Oliveira, intérprete carioca, que lançou um CD bárbaro intitulado “Sou Eu” com Cello Samba Trio e Jacques Morelembaum no time de peso; Dorina, intérprete carioca do samba, que carrega em sua bagagem nove CDs gravados e um DVD com participações especiais de Almir Guineto, Beth Carvalho, Ana Costa, Mauro Diniz e o saudoso Luiz Carlos da Vila; Músicos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, OSESP, como o violinista, regente e spalla Emmanuele Baldini (Itália), e os músicos Matthew Thorpe (USA), Ederson Fernandes (Brasil), Sung Eun Cho e Jin Joo Doh (Coreia do Sul); Quarteto feminino de cordas ‘Visage Quartet’, e muitos outros. “O Canto da Gente” abrange a série popular e clássica.

 

5.Quais são objetivos de médio/longo prazos?

Ressaltando novamente, não temos interesse na lucratividade, mas sim na abrangência cultural que poderemos obter. Ou seja, não estabelecemos uma meta de médio e longo prazo, mas desejando o crescimento e amadurecimento de um projeto tão diferenciado como “O Canto da Gente”. Queremos que ele tenha todas as edições possíveis a serem realizadas ao longo dos anos, flexibilizando-o para que seja itinerante, tornando-o fixo para aqueles que desejarem, cultivar um público fiel e que se identifique em seus valores. Nosso objetivo é vê-lo constantemente realizado, nas “casas” das pessoas amantes da boa música, e quem sabe, futuramente deixando-o evoluir para um centro cultural do nosso bairro.

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

5 Minutos Entrevista

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade.com pela WEBTV. Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em 5 Minutos Entrevista

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

5’ Minutos Entrevista – Robson Miguel.

Roberto Mangraviti16 de julho de 2017

EXCLUSIVO – Petrônio Côrrea Filho, responsável pelo lançamento da marca Senna

Roberto Mangraviti1 de maio de 2017

Brasil produzindo azeite de qualidade

Roberto Mangraviti12 de janeiro de 2017

Música Flamenca em São Paulo

Roberto Mangraviti24 de maio de 2016

Bruno Mansini: Reverenciado por Jon Anderson (ex-Yes)

Roberto Mangraviti13 de março de 2016

Entrevista exclusiva com a cantora Manu Santos

Bel Gimenez11 de março de 2016

Mediação na Saúde

Roberto Mangraviti21 de janeiro de 2016

5.a Edição do Benchmarking Jr

Roberto Mangraviti15 de janeiro de 2016

Mesa Radiônica Quântica e nossa mente

Roberto Mangraviti1 de dezembro de 2015

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »