Artigos

Uma Nova Abordagem Empresarial – Good Works !

Uma Nova Abordagem Empresarial – Good Works !

Desde 1776 , Adam Smith o pai da Economia Clássica através do livro “A Riqueza das Nações” define bem o espírito que norteia o ser humano ao abrir sua empresa e as consequências do seu ato “Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse egoísta, é levado por uma mão invisível a promover algo que nunca fez parte do interesse dele ”

Séculos se passaram e a perenidade da empresa, continua sendo o maior desafio, especialmente nos tempos de globalização onde a velocidade das transformações obriga gestores a rever conceitos para manutenção da
sobrevivência em mercados cada vez mais competitivos. Para isto, ensina o mestre Peter Drucker da necessidade da “fixação de metas concretas de ação” de forma simples e trivial e definindo com clareza a missão da empresa. Algumas citações são até ironicamente humoradas, como por exemplo a placa na entrada de um Hospital que destacava “Nossa missão é cuidar da saúde “. Naturalmente que hospitais não cuidam da saúde, mas de doenças. Assim, uma definição direta e objetiva de uma missão é fundamental para contribuir no melhor desempenho de todos, pois cada colaborador deve saber com exatidão para que foi contratado.
Ressalta ainda Drucker, “Hoje em dia fala-se muito a respeito de lideranças” e isso vem em boa hora, mas o fundamental é destacar que a missão vem em primeiro lugar, onde converter Intenções em Resultados é a alavanca primordial. E para isso acontecer, é necessário manter o foco da operação, fazendo somente coisas que a empresa tem competência
de fazer, “buscando sempre melhorar, aquilo que já fazemos” encerra o autor.
Para estas realizações se concretizarem, os stakeholders necessitam de um alinhamento de pensamento e de atitudes e Kotler destaca a importância de atrair parceiros confiáveis e entusiastas para tal. Esta última citação é encontrada no Livro “ Good Works “ ou “Boas Ações – Uma Nova Abordagem Empresarial” , destinada ao estudo dos aspectos
da Responsabilidade Social Corporativa, que na versão em português apresenta um sub-título, que tomamos emprestado para o título deste artigo.

Os demais conceitos acima, do guru Peter Drucker (de 11 entre 10 empresários em todo mundo), foram extraídas do Livro “ Administração de Organizações Sem Fins Lucrativos”, sobre princípios de gestão que aparentemente são recomendados para iniciativa privada , mas escrito especificamente para gestão do terceiro setor. Fica muito claro que os conceitos de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, não são armas de bons mocinhos , que querem aparentar algo, até porque desde 1776 historiadores que compuseram a história do pensamento econômico deixam isto bem claro. Modelos de Gestão atualizados, com conceitos de administração através de um viés social, compõe hoje a filosofia de uma empresa moderna para manter-se perene, entendendo acima de tudo o seu cliente, nosso objetivo final.

Roberto Mangraviti
Economista, Criador e Editor do Portal SustentaHabilidade
Consultor da ADASP ( Associação dos Distribuidores e Atacadistas de São Paulo).
Criador e Apresentador do Programa ADASP Sustentabilidade da TV
Sorocaba ao Vivo.

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Artigos

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade.com pela WEBTV. Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em Artigos

São Paulo

Cidade de São Paulo – TODOS são “fumantes”.

Roberto Mangraviti9 de dezembro de 2017
Leite e Qualidade

Leite: qualidade, processamento e as nomenclaturas comerciais.

Convidado8 de dezembro de 2017
Pré-História

Homem … 45 mil anos de impacto ambiental

Ricardo Rose7 de dezembro de 2017
Gestão Ambiental

Gestão Ambiental portuária, Ônus ou Oportunidade?

Roberto Roche5 de dezembro de 2017
equipes

Equipes de Crise Corporativa

Roberto Mangraviti2 de dezembro de 2017
Energia Aeólica

A Cidade de Saerbeck planejou e realizou o futuro.

Roberto Mangraviti1 de dezembro de 2017
Demitir Clientes

Momento(s) de “demitir” um cliente !

Roberto Mangraviti30 de novembro de 2017

A revolução das impressoras 3D: Impressão de pontes de aço

Cristian Reis Westphal29 de novembro de 2017
Gestão Hospitalar

A moderna gestão hospitalar e a questão ambiental.

Roberto Roche27 de novembro de 2017

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com

Translate »